Gary Burton |
Passou o ano de 2011, no qual tivemos muitas surpresas -- shows, álbuns, debates, a cena de São Paulo com uma pá de bons músicos (novos e veteranos) e em sintonia com outras cenas internacionais e etc --, e agora o que nos resta é fazer restropectivas e torcer para que o ano de 2012 não seja tão apocalíptico como alguns "nostradamus" já pressuporam. Neste post, dou uma pincelada acerca dos possíveis melhores álbuns do ano, alguns dos quais foram resenhados aqui -- mas, claro, também vou indicar álbuns que foram resenhados em outros holofotes: jornais, portais e blogs que acompanhamos através dos links aqui dispostos e da página "MIDIA", com menu disposto no topo deste blog. Lembro, antes de mais nada, que nossas escolhas para os 10 Melhores Álbuns do Ano compreende, além do nosso gosto pessoal, outros álbuns relacionados às estéticas música instrumental brasileira, improvisação livre e música erudita contemporânea, bem como a repercussão de outros álbuns indicados por amigos que acompanhamos ou que nos acompanham. Uma pena que devido ao nossos empregos não dê para resenhar devidamente todos os álbuns que temos contato auditivo, mas isso é compensado com o pouquinho que cada blogueiro, jornalista e amigo nos passa. Adiantando um pouco, algumas das surpresas desta compilação é a volta esplêndida do vibrafonista Gary Burton ao topo dos holofotes, o álbum de parcerias do contrabaixista Christian McBride, o álbum de Steve Reich em memória ao 11 de Setembro e o estonteante álbum do avant-garde-trompetista Peter Evans, de quem falarei mais em breve. Acessem aí! Para ler a resenha dos álbuns basta apenas clicar em suas imagens. Boa Viagem!
James Farm - James Farm
Estética: post-bop jazz
Músicos: Eric Harland (drums); Joshua Redman (saxophone); Aaron Parks (piano), Matt Penman (bass)
Common Ground - The New Gary Burton Quartet
Estética: post-bop jazz
Músicos: Gary Burton (vibes); Julian Lage (guitar); Scott Colley (bass); Antonio Sanchez (drums).
Steve Reich: WTC 9/11, Mallet Quartet, Dance Patterns (2011)
Estética: música erudita contemporânea
Músicos: Kronos Quartet
Unreleased? - Fire! & Jim O'Rourke
Estética: Avant-Garde/Improvisação Livre
Músicos: Jim O'Rourke (electric guitar, harmonica, synthesizer); Johan Berthling (electric guitar, electric bass); Mats Gustafsson (saxophone, baritone saxophone, Fender Rhodes piano, electronics); Andreas Werliin (drums, percussion).
Perpetual Motion - Donny McCaslin
Estética: post-bop jazz
Músicos: Donny MacCaslin (saxes), David Binney (saxofone alto, manipulação electrônica), Adam Benjamin e Uri Caine (ambos revezando-se entre o piano e o Fender Rhodes), Tim Lefebvre (baixo elétrico) e Antonio Sanchez e Mark Guiliana (ambos revezando na bateria).
GismontiPascoal - André Mehmari & Hamilton de Holanda
Estética: música instrumental brasileira
Músicos: André Mehmari (piano), Hamilton de Holanda (bandolin)
Estética: post-bop, vocals jazz, pop songs, folk, etc...
Músicos: diversos (clique na imagem do álbum ao lado para acessar a ficha técnica)
When the Heart Emerges Glistening - Ambrose Akinmusire
Estética: free jazz, post-bop
Músicos: Ambrose Akinmusire (trumpet); Walter Smith III (tenor saxophone); Gerald Clayton (piano); Justin Brown (drums); Harish Raghavan (bass).
The Veil - BB&C
Estética: free jazz, free improvisation, eletronic
Músicos: Tim Berne (alto saxophone), Jim Black (drums), Nels Cline (guitar, eletronics)
Peter Evans Quintet - Ghosts
Estética: free jazz, free improvisation, eletronic
Músicos: Evans (trumpet), Carlos Homs (piano), Tom Blancarte (bass), Jim Black (drums), Sam Pluta (eletronics)
Um comentário:
Maravilha! Já começando as audições! Ùm excelente ano novo!
Postar um comentário