BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

ENTREVISTAS



Olá! Seja bem vindo à sessão de entrevistas do Blog Farofa Moderna.  De 2008  para cá, os colaboradores do blog Farofa Moderna realizaram bate papos e entrevistas com alguns dos maiores músicos e cantores do jazz, bem como com jornalistas e críticos musicais. Essas entrevistas -- assim como outras que surgirão -- são e serão de grande valia para fomentar a curiosidade dos leitores em vários aspectos: como anda o mercado fonográfico relacionado à música instrumental, a tragetória  musical e as ideologias de cada músico, os bastidores do jazz, entre outros fatores. Abaixo, há apenas alguns trechos principais. Para ler toda a entrevista clique nas imagens.





Carlos Calado, jornalista e crítico musical


"...Muitas das supostas críticas que de vez em quando aparecem em nossos jornais e revistas não passam de meras expressões do gosto pessoal do jornalista, não são críticas, realmente. Aliás, tornou-se comum dedicar mais espaço à descrição das roupas, dos cabelos e coreografias dos cantores dos que à música, propriamente. Acho fundamental que o crítico conheça a fundo não só a história do gênero sobre o qual escreve, mas que também tenha dedicado pelo menos alguns anos à audição das obras e gravações mais importantes..."

por Vagner Pitta




Michel Leme, guitarrista e improvisador brasileiro




"...Tocar o que você é significa ir contra tudo hoje, onde a padronização é a grande ordem do dia. É um ato de coragem ser você mesmo e é preciso ter estrutura para assimilar as consequências dessa escolha. Se você simplesmente imitar ou se adequar às tendências de mercado, vai ter respostas da sociedade mais rapidamente, porque está fazendo algo em consonância com a mediocridade reinante. Por outro lado, insistir no que é mais verdadeiro implica em estar mais exposto ao erro, assim como implica em entrar num processo dentro do qual as respostas não são mais a prioridade, mas, sim, começar a fazer as perguntas certas..."


por Vagner Pitta












Ithamara Koorax, cantora brasileira de renome internacional



"Defino meu trabalho como "música universal", aberta a todas as influências. Meus detratores (brasileiros, claro) dizem que eu me auto-rotulei como cantora de jazz, mas isso jamais aconteceu. Este carimbo veio primeiro da crítica japonesa, quando lancei o "Rio Vermelho" em 1995 e o disco chegou ao 10º lugar em vendas na parada de jazz da revista "Swing Journal", com o Frank Sinatra em 11º. E se consolidou depois que o "Serenade in Blue" foi lançado no mercado americano em 2000. De qualquer modo, ser rotulada como "jazz singer" pela comunidade jazzística internacional é, obviamente, um grande elogio




por Leonardo Alcântara







Christian Scott, trompetista expoente da nova geração

"...voce conhece Louis Armstrong? Voce conhece Kid Ory? Eles foram músicos do início, anos 10 e 20, quando essa música já se chamava jazz, e no som da época deles ainda não tinha o swing. O swing foi um elemento que surgiu depois; então não precisamos ter esse “swing” pra sermos rotulados como músicos de jazz”.

por Vagner Pitta.










Roberto Mugiatti, jornalista, escritor e crítico musical





"...o jazz sempre contou muito em minha vida — na tentativa de tocar saxofone, estudando dez anos com o Mauro Senise,  na cobertura de shows e festivais, na descoberta de novos álbuns dos grandes mestres e também de músicos “menores” porém altamente significativos. O jazz sempre atuou no meu mecanismo de memória como a famosa “madeleine” proustiana..."



por Vagner Pitta & Leonardo Alcântara











Emerson Lopes, jornalista e jazzófilo.



"...O livro tem como principal objetivo trazer o jazz para um público não familiarizado com ele. O meio que encontrei para fazer isso foi a internet. Hoje, só não escuta jazz quem não quer. Bem diferente do que acontecia até o meio dos anos 90, quando a maioria não tinha acesso a este gênero, já que ele não toca em rádio, não aparece na TV e muito menos na mídia impressa (como jornais e revistas). Além disso, a linguagem usada no livro tem um tom informal e leve de se ler... "




 por Vagner Pitta.









Ken Vandermark, improvisador de Chicago.



"...é aceitável que alguns ouvintes não irão gostar de todo meu trabalho, preferindo um grupo ou sensibilidade no meu jeito de tocar em tal formação. Mas eu me recuso a ser colocado em uma série de caixas ditando o que eu posso ou não fazer de um ponto de vista musical. Gosto é uma coisa, mas a necessidade da busca e o processo da arte são outras..."


por Rubens Akira







Melissa Walker & Christian McBride




"...Acompanhar cantores exige grande sensibilidade e dinâmica. Mas o que eu tento fazer é trazer pra atualidade a tradição dos grandes contrabaixistas -- como Ray Brown, por exemplo --, que escutavam os cantores e os considerava como parte da banda, como se fosse mais um instrumento, mais uma voz da banda..."





por Vagner Pitta.







Dudu Lima, contrabaixista mineiro.

"...Um dia estava assistindo a um show e tive a forte sensação que tinha que tocar o contrabaixo. Junto com o meu primeiro contrabaixo ganhei uma fita de vídeo com um show do Jaco Pastorius: e isso foi decisivo para o minha visão do contrabaixo como um instrumento de possibilidades ilimitadas..."

por Leonardo Alcântara



Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)