BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

ABOUT + LINKS


Quem somos:


O Farofa Moderna é um blog criado pelo músico e jazzófilo Vagner Pitta para falar de artes e expor críticas musicais. Criado no final de 2006 e iniciado com este nome em 2007, o site é hospedado no Blogger (departamento de blogs do Google). O Farofa Moderna, escrito somente em lingua portuguesa, se dedica em  reunir uma miscelânea de dicas, curiosidades, comentários, opiniões, artigos, ensaios, vídeos,  entrevistas, áudios, podcasts e informações sobre fatos históricos e atuais do Jazz, da Música Instrumental Brasileira e da MPB, inclusive englobando o entorno desses gêneros musicais e outros gêneros relacionados, como a Música Improvisada, a Música Experimental, a Música Erudita Contemporânea, a Soul Music e a World Music --  ou seja, a finalidade básica aqui é trazer dicas e informações em português acerca de tais gêneros, sendo um espaço alternativo para os internautas brasileiros, já que a  informação sobre música de qualidade é um tanto escassa na mídia brasileira (leia-se fanzines, internet, revistas, radio, jornal e TV). Com o sucesso do blog, em Julho de 2009 a MTV solicitou-nos para que inaugurássemos um blog dentro do seu site, o Portal MTV, atividade que durou até o início de 2011: a abordagem do jazz e da música instrumental brasileira no Portal MTV esteve atrelada mais ao seus entornos contemporâneos, englobando as mais recentes miscigenações do jazz com gêneros musicais relacionados ao atual contexto social e cultural da era pop e do pós-modernismo musical, já que, assim como os jazzistas dos anos 50 e 60, por exemplo, foram influenciados pelo gospel, soul, rock e funk e pela música de vanguarda, os músicos e bandas atuais são influenciados por toda sorte de música contemporânea e pela nova cultura pop emergida a partir dos anos 80, ou seja, pela pop music, pelo hip hop e pelo rock alternativo, entre outras vertentes pós-modernas. Contudo, a ênfase do Farofa Moderna se concentra em atualizar seu público com os atuais acontecimendos jazzísticos e com o desenrrolar da música contemporânea como um todo, sem deixar de abordar as tradições do jazz e da música instrumental brasileira. Seja qual for nossa abordagem, prezaremos sempre pela autenticidade da arte musical: a nossa ênfase é a música instrumental na sua forma mais autêntica, natural e artística. Seja sempre bem vindo a este espaço onde o tradicional encontra o contemporâneo, o rural encontra o urbano, o "mainstream" encontra a "vanguarda", o "pop" encontra o "underground" e a música popular encontra a erudita. Abaixo o badge que era usado para o acesso ao Farofa Moderna no Portal MTV: clique sobre ele para acessar os vídeos, aúdios e podcasts arquivados no UOL Mais!

farofamoderna




Colaboradores - Como colaborar?

Atualmente o Farofa Moderna é escrito pelo jazzófilo Vagner Pitta e pelo desenhista e músico Rubens Akira, mas outros colaboradores -- jornalistas, blogueiros e conhecedores de música e arte -- com nomes ou codinomes tais como Leonardo Alcântara (Jazzman!),  Borbolestas de Jade, Daniel Argentino, Jazz Drummer, Glaucio Moro e Luis Delcides também já passaram por aqui  e deixaram suas contribuições. Caso você também queira colaborar -- nos mandando dicas, downloads ou sendo um colaborador oportuno, escrevendo resenhas sobre jazz ou música instrumental brasileira -- entre em contato conosco através do e-mail  contato.vagnerpitta@hotmail.com . As únicas exigências são as básicas: é necessário que o colaborador(a) imprima seu próprio conhecimento, seu senso crítico, sua opinião, e domine a escrita e o assunto do qual eventualmente queira abordar, sem copiar -- de forma literal e por extenso -- informações de outros sites e publicações ( Ctrl + C/ Ctrl + V), ou seja, sem infringir o copyright. De qualquer forma se você já nos visita e nos deixa seus comentários, suas críticas e sugestões, você também já é um benquisto colaborador do Farofa Moderna.



Divulgação de CDs, Eventos e etc

Ao longo dos dois últimos anos, o Blog Farofa Moderna tem recebido uma média de 400 a 500 visitas diárias, chamando a atenção nao apenas do leitor comum, mas também chamando  a atenção de pesquisadores,  jornalistas, produtores, músicos e cantores: somos convidados para cobrir festivais e eventos diversos, divulgar shows e workshops e apresentar resenhas de álbums, divulgar CD's de cantores e músicos diversos e etc. Mas é preciso salientar a todos que o Farofa Moderna é um blog pessoal -- assim como é do caráter dos blogs. Além disso, o blog já tem uma identidade que foi formada ao longo da sua atividade não apenas pelo editor que o criou, mas também pelos leitores e colaboradores. Portanto, quando se trata de divulgação, é necessário que divulguemos materiais que combinem com o conteúdo, com o gosto dos nossos leitores e colaboradores -- um material que tenha um teor que possa fazer parte da identidade do blog. Abaixo algumas características de materiais que divulgamos na página principal do blog ou na página SHOWS & EVENTOS:



  • divulgamos livros sobre artes em geral -- poesia, artes plásticas, ensaios críticos, cinema e etc --, sobretudo livros sobre música  -- biografias, ensaios críticos que falem sobre música moderna e contemporânea. Contate-nos via e-mail e mande-nos a sinopse.

  • divulgamos shows, workshops, festivais, concertos (e eventos em geral) de música instrumental (música instrumental brasileira, jazz de aspecto contemporâneo, música improvisada, música erudita contemporânea, MPB com arranjos instrumentais), desde que o o blog Farofa Moderna tenha livre acesso  para documentar esses eventos -- nada mais justo do que divulgar e, por isso, receber credenciais. É necessário nos enviar um release do evento, além de algum folder ou flyer pra divulgarmos.

  • resenhamos CDS de música instrumental (música instrumental brasileira, jazz de aspecto contemporâneo, música improvisada, música erudita contemporânea, MPB com arranjos instrumentais), desde que o material seja autoral em sua maioria. Não divulgamos artistas que trabalham apenas com releituras, covers ou standards, cópias e afins. Valorizamos o artista criativo, sobretudo o que compõe seu  próprio material. É necessário nos contatar primeiro via e-mail e depois nos mandar uma cópia do CD.

  • divulgamos lançamentos de novos artistas, mas não promovemos ou divulgamos bandas ou músicos que já não tenham seu material lançado. Para qualquer artista que quiser divulgar seu CD no Farofa Moderna, é necessário nos apresentar um o link de um site onde nossos leitores interessados possam encomendar o CD. Não colocamos material para download sem a devida permissão do artista.

  • não divulgamos ou vendemos produtos ou serviços de outrem (profissionais independentes ou empresas): não anunciamos vendas de lojas de instrumentos, trabalho individuais de professores ou escolas de música (aulas e afins), produtos ou serviços de empresas públicas ou privadas (a não ser que seja algum evento que esteja dentro das conformidades com os tópicos acima), coletâneas de artistas populares, ou qualquer outro produto, serviço ou conveniência que tenha como objetivo o lucro individual e/ou não esteja ligado a música instrumental (música instrumental brasileira, jazz de aspecto contemporâneo, música improvisada, música erudita contemporânea, MPB com arranjos instrumentais).



Blogs Informativos


.CJUB - tradicional blog brasileiro com resenhas, noticias, áudios sobre Jazz, Bossa Nova e Jazz Brasileiro.

Improvisos ao Sul - blog de Portugal: jazz de vanguarda, jazz de Portugal e Europa + jazz americano.

Jazz e Arredores - blog português com indicações gerais de novidades sobre jazz, eletrônica, e avant-garde.

Jazzigo - indicações de jazz tradicional e moderno: curtas opiniões e áudios de discos clássicos e desconhecidos

Jazzseen - áudios e resenhas e indicações sobre jazz tradicional, opiniões, indicações de vinhos e livros.

O Sítio do Jazz - blog português: jazz de Portugal e Europa, indicações de discos, Shows e vídeos.

SóJazz - blog com resenhas traduzidas de revistas americanas como Donwbeat, Jazz Times e All About Jazz.

Sonórica - blog com opiniões e informações sobre free jazz, livre improvisação, artes e ânimes alternativos.

Site do Vagner Pitta - blog-site de Vagner Pitta com radio, fotos e ínumeros discos de jazz para ouvir.

Música de Sobrevivencia - blog argentino com dicas e aúdios sobre o jazz contemporâneo: de John McLaughlin à Brad Mehldau!

Free Jazz - blog editado em inglês, especializado em free jazz e música improvisada: resenhas e indicações!






Sites Informativos





Avant Garde Labels


FMP
Enja
ECM
Intakt
Tzadik
HatHut
Atavistic
ACT Music
Black Saint
Leo Records
Ayler Records

Incus Records
CIMP Records
Greenleaf Music
Creative Sources
Nimbus West Records




Mainstream Jazz Labels


Verve
Telarc
Mosaic

Fantasy
Delmark
Half Note
Blue Note
Columbia
Nonesuch
Criss Cross
Arabesque
Savoy Jazz
Nagel Heyer
Fresh Sound
Marsalis Music
Dreyfus Records
Palmetto Records




Brazilian Instrumental Music

Tratore
Maritaca

Biscoito Fino
Dubas Musica
Acari Records
Kuarup Discos
Núcleo Contemporâneo



Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)