BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Seu Jorge & Almaz: os diversos prismas de um diamante sonoro.


Dos cantores da nova MPB agraciados pela grande mídia, o carioca Seu Jorge é um dos mais autênticos e originais – menos mal, aliás, para uma mídia infestada por engodos, hipocrisias, fashionismos e atitudes que maquiam a música em prol do lucro e da fama. Contudo, o reconhecimento midiático apenas faz jus à sua originalidade; e o percurso, pelo qual teve de passar para tanto, foi árduo e lhe deixou marcas as quais ele não nunca renegou – elas estão explícitas em sua biografia, discografia e filmografia: a infância pobre em uma favela, a desestruturação da família, a vida como sem-teto e a aproximação com a música através dos pagodes de samba e dos “bailes charmes” (bailes da periferia onde DJs embalam as noites com subgêneros do R’n’B, tais como o soul e o funk). Mas após as várias desventuras, Jorge Mario da Silva conquistou, enfim, sua primeira chance de ingressar no mundo artístico quando foi descoberto pelo recém-falecido clarinetista Paulo Moura, que lhe convidou para um teste de um musical de teatro em meados dos anos 90. Não tendo vocação para ser um artista de música instrumental brasileira – ofício que Paulo Moura logo tratou de lhe sugerir – Seu Jorge deu continuidade à sua pretensão de cantor, haja vista que ele já vinha numa empreitada como cantor de bares noturnos. Foi um início bem sucedido onde o desventurado o Jorge, que já era primo do sambista Dudu Nobre, passou a construir sua rede de relacionamentos no cenário músical do Rio de Janeiro. Seguiram-se o projeto Farofa Carioca (1998) – que teve como objetivo misturar ritmos afros, samba, reggae, jongo, rap e funk –, Tributo a Tim Maia (com vários artistas), participações em shows da extinta banda Planet Hemp (encabeçada pelo rapper Marcelo D2) e os primeiros lançamentos solos, a partir de 2001: os álbuns Samba Esporte Fino (2001) e Cru (2004) , além da sua elogiada aparição no filme Cidade de Deus (2002), do cineasta Fernando Meireles, que já lhe tinha proporcionado destaque nacional e internacional. Outros lançamentos posteriores viriam reafirmar, mais ainda, o sucesso de Seu Jorge no Brasil e no exterior: o DVD MTV Apresenta Seu Jorge (2004), a trilha The Life Aquatic Studio Sessions (para o filme americano Life Aquatic with Steve Zissou, de 2005, constituída por covers das canções de David Bowie), o DVD Seu Jorge Live at Montreaux (2006) e, por fim, o álbum America Brasil, que saiu na versão de estúdio em 2007 e na versão “live” em 2009.

Agora, em 2010, Seu Jorge acaba de lançar mais um projeto distinto, mais um álbum cantado em português e inglês. Trata-se do álbum Seu Jorge and Almaz, uma colaboração com dois músicos do  Nação Zumbi, grupo perbambucano de forte identificação percussiva idealizado nos 90 pelo falecido músico e agitador cultural Chico Science, um dos cérebros do "manguebeat". Os músicos são o guitarrista Lucio Maia, o baterista Pupillo e mais o contrabaixista e compositor Antonio Pinto, sendo eles o embrião do Almaz que, anteriormente sem nome, fora formado por Antonio Pinto para compor a trilha sonora de um novo filme de Walter Salles. E é assim mesmo, com um reduzido “quarteto”, que Seu Jorge e seu trio Almaz aprontam toda a travessura. Tá certo que não há nenhum elemento “novo” no álbum que já não tenha sido presenciado na história da música popular ou instrumental, mas há, enfim, um mix criativo de sonoridades e de sutis efeitos tecnológicos, há um mix de texturas vintage – oriundas do soul, samba, rock, funk e até mesmo de um country-rock reverberizante – que, aliados aos respectivos grooves brasileiros e americanos, resultam numa farofa moderna de tempero irresistível. Mas o álbum Seu Jorge & Almaz é interessante não só pela concepção de som, mas, principalmente, pelo repertório super-hiper-maxi-diversificado. Ora, o que você diria de um repertório que mescla temas de Nelson Cavaquinho (“Juízo Final”), Roy Ayers (“Everybody Loves the Sunshine”), Baden Powel (“Tempo de Amor”), Michael Jackson (“Rock with You”), Jorge Ben (“Errare Humanum Est”) e do grupo alemão de tecno-dance Kraftwerk (“The Model”)? Pois bem, o álbum é todo contituído de covers que recebem versões pra lá de originais e iconoclastas: e aí destaque-se, por exemplo, a roupagem que Seu Jorge e o Almaz deram à canção bossanovina “Tempo de Amor”, com uma guitarra elétrica reverberizante, a voz rouca, crua e grave de Jorge, uma desafinação proposital nos acordes e, ao fundo, um “groove aleijado” de bossa nova. O trunfo do álbum, portanto, está em apresentar a façanha de quatro músicos fazendo uma música de fácil audição, mas que soa criativa através de um mix de sonoridades e um repertório muito diversificado -- e o melhor é que tudo isso soa coeso e corente, como se não existisse elos estéticos e culturais entre essas faixas de origens tão distintas.


Produzido pela Cafuné Produções Artísticas e Editoriais, o álbum Seu Jorge & Almaz foi lançado no mês de Julho de 2010 exclusivamente nos EUA, Europa e Japão. Em recente nota na sessão “Firts Listen” no Portal da NPR (National Public Radio), o álbum foi agraciado com críticas muito positivas a respeito da sua concepção sonora: “The album Seu Jorge and Almaz — which doubles as the name of the group — is a continuation of Jorge's melancholy voyages. With its pensive lyrics and wistful guitar twangs, the entire album sounds as though Jorge is singing it from a tavern in a faraway land. He might be in a remote Brazilian town, in the Wild West or on a funky planet in outer space, depending what song you're hearing in a given moment.” Sim, é uma observação interessante, pois, de fato, as várias nuances criadas no álbum nos deixam tais impressões:  Seu Jorge poderia estar tanto em uma taverna no distante Velho Oeste, como num clube de uma remota cidade brasileira ou num planeta do espaço embalado pelas batidas do funk, dependendo da faixa que se ouve. Considerando que "Almaz" significa diamante em russo, as nuances do álbum nos faz lembrar do "A Tábua de Esmeralda", mítico a´lbum de Jorge Ben Jor, de onde Seu Jorge tomou emprestada a canção "Errare Humanum Est". Ademais, veja, abaixo um pedaço do curta-metragem do filme The Model dirigido por Kahlil Joseph , especialmente para divulgar este projeto do Almaz.

Nenhum comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)