Claude Thornhill, Jimmie Lunceford, Lester Young, Mary Lou Williams, Sidney Bechet, Art Tatum, Stuff Smith, Fats Navarro, Shelly Manne, Howard McGhee, Stan Kenton e tantos outros...
Apenas replicando aqui a excitante notícia postada no blog O Sitio do Jazz, do jornalista e crítico portugues Manuel Jorge Veloso. No referente post, Veloso afirma que seu colega Larry Appelbaum, crítico de jazz – e que é também arquivista especializado em jazz na Biblioteca do Congresso dos EUA (uma profissão sem dúvida invejável!) – lhe pregou a notícia de que começaram a ser colocadas no Flickr da Biblioteca do Congresso Americano, as primeiras 219 fotos da colecção integral de William P. Gottlieb, famoso fotógrafo de jazz norte-americano. Trata-se de um acervo de incomensurável valor documental para todos que amam o jazz. Muitos dos músicos inovadores dos anos 30 e 40 ficaram na obscuridade justamente por não terem sido bem documentados. Nesse acervo, porém, há centenas de músicos conhecidos e desconhecidos -- como alguns que explicitei acima --, todos documentados em retrados preto e branco de excelente resolução. Para acessar o acervo clique na foto acima, do vibrafonista Lionel Hampton. Prepare um copo de whisky, vinho, chá ou café, deixe a sala ou o quarto no clima da meia-luz, coloce na radiola aquele vinil antigo do Duke Ellington e boa viagem ao mundo de William P. Gottlieb!
2 comentários:
Que maravilhosa notícia Pitta! Nem cliquei no link ainda para ver as fotos porque irei aguardar uma oportunidade em que tenha em maos meu copo de whisky e tranquilidade para apreciar as fotos!
Realmente, é um acervo muito interessante de faces que, ao menos para nós brasileiros, sempre foram obscuras...
mas se não tiver whisky, vá de chaffé mesmo, rsrs!
Abraço!
Postar um comentário