BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Uma preciosa viagem ao passado através das lentes de William P. Gottlieb!


Claude Thornhill, Jimmie Lunceford, Lester Young, Mary Lou Williams, Sidney Bechet, Art Tatum, Stuff Smith, Fats Navarro, Shelly Manne, Howard McGhee, Stan Kenton e tantos outros...

Apenas replicando aqui a excitante notícia postada no blog O Sitio do Jazz, do jornalista e crítico portugues Manuel Jorge Veloso. No referente post, Veloso afirma que seu colega Larry Appelbaum, crítico de jazz – e que é também arquivista especializado em jazz na Biblioteca do Congresso dos EUA (uma profissão sem dúvida invejável!) – lhe pregou a notícia de que começaram a ser colocadas no Flickr da Biblioteca do Congresso Americano, as primeiras 219 fotos da colecção integral de William P. Gottlieb, famoso fotógrafo de jazz norte-americano. Trata-se de um acervo de incomensurável valor documental para todos que amam o jazz. Muitos dos músicos inovadores dos anos 30 e 40  ficaram na obscuridade justamente por não terem sido bem documentados. Nesse acervo, porém, há centenas de músicos conhecidos e desconhecidos -- como alguns que explicitei acima --, todos documentados em retrados preto e branco de excelente resolução. Para acessar o acervo clique na foto acima, do vibrafonista Lionel Hampton. Prepare um copo de whisky, vinho, chá ou café, deixe a sala ou o quarto no clima da meia-luz, coloce na radiola aquele vinil antigo do Duke Ellington e boa viagem ao mundo de William P. Gottlieb!

2 comentários:

Bruno Leão disse...

Que maravilhosa notícia Pitta! Nem cliquei no link ainda para ver as fotos porque irei aguardar uma oportunidade em que tenha em maos meu copo de whisky e tranquilidade para apreciar as fotos!

Vagner Pitta disse...

Realmente, é um acervo muito interessante de faces que, ao menos para nós brasileiros, sempre foram obscuras...


mas se não tiver whisky, vá de chaffé mesmo, rsrs!

Abraço!

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)