A segunda metade do free-jazz que também caminhou em parelo com o período chamado post-bop (marcado por geração eclética de músicos que misturavam as influências do bop com aspectos do fusion e free-jazz, entre outras misturas) foi a fase mais obscura de toda a história do Jazz: com a pop music, a disco, o funk, o fusion e o rock bombando nas paradas e nos clubes, o autêntico Jazz, na sua forma acústica ou enquanto Free-Jazz, tinha pouco ou nenhum espaço para se expor. No entanto, há um número considerável de músicos que fizeram com que o Jazz não morresse de vez, ainda que a maioria desses músicos sofresse com necessidades financeiras por falta de espaços e por falta de gravadoras interessadas em mostrar seus trabalhos: Sam Rivers, Woody Shaw, Charles Tolliver, Anthony Braxton, David Murray, David S.Ware, Horace Tapscott, Noah Howard e Marvin "Hannibal" Peterson foram alguns dos músicos que se mantiveram na ativa nessa época, mesmo com as dificuldades para arrumar trabalho. Esse ultimo, Marvin "Hannibal" Peterson, assim como Horace Tapscott, é um caso de músico e compositor genial e atípico que ficou totalmente esquecido do público de Jazz em geral.
Nascido no Texas, o trompetista Marvin "Hannibal" Peterson se mudou para Nova York em 1970 e tocou com Gil Evans desde 1971 até 1984. Seu primeiro disco solo foi o Cildren of the Fire gravado em1974. Este trabalho marcou o nascimento da Sunrise Orchestra, com a qual Peterson gravou vários trabalhos de menor dimensão, como por exemplo as cinco peças para conjunto de câmara The Light em 1978. O outro disco deste post, The Angels of Atlanta, foi gravado em fevereiro de 1981, tendo como sideman nomes ilustres como o saxtenorista George Adams, o pianista Kenny Barron, o violoncelista Diedre Murray, o contrabaixista Cecil McBee e o baterista Dannie Richmond , além de outras participações como Pat Paterson e o conjunto de vozes The Harlem Boys Choir. O interessante dessa composição é que elas nos mostra um peculiar arranjo com um coro impregnado em meio às livres improvisações, além de características da música africana. Há outros trabalhos interessantes de Marvin "Hannibal" Peterson onde as composições mostram arranjos e misturas interessantíssimas: procurem por Poem Song de 1981 e o fantástico African Portraits de 1995, um grande oratórito com e solistas de ópera, blues, gospel, coral e instrumentos africanos. Hannibal gravou poucos discos, mas quase todos nos trazem aspectos peculiares: "Hannibal" gravado em julho de 1975 (com Michael Cochrane ao piano, Diedre Murray no violoncelo, um contrabaixista e dois percussionistas) e Visions Of A New World de 1989 também são dois discos a não perder de procurá-los.
Nascido no Texas, o trompetista Marvin "Hannibal" Peterson se mudou para Nova York em 1970 e tocou com Gil Evans desde 1971 até 1984. Seu primeiro disco solo foi o Cildren of the Fire gravado em1974. Este trabalho marcou o nascimento da Sunrise Orchestra, com a qual Peterson gravou vários trabalhos de menor dimensão, como por exemplo as cinco peças para conjunto de câmara The Light em 1978. O outro disco deste post, The Angels of Atlanta, foi gravado em fevereiro de 1981, tendo como sideman nomes ilustres como o saxtenorista George Adams, o pianista Kenny Barron, o violoncelista Diedre Murray, o contrabaixista Cecil McBee e o baterista Dannie Richmond , além de outras participações como Pat Paterson e o conjunto de vozes The Harlem Boys Choir. O interessante dessa composição é que elas nos mostra um peculiar arranjo com um coro impregnado em meio às livres improvisações, além de características da música africana. Há outros trabalhos interessantes de Marvin "Hannibal" Peterson onde as composições mostram arranjos e misturas interessantíssimas: procurem por Poem Song de 1981 e o fantástico African Portraits de 1995, um grande oratórito com e solistas de ópera, blues, gospel, coral e instrumentos africanos. Hannibal gravou poucos discos, mas quase todos nos trazem aspectos peculiares: "Hannibal" gravado em julho de 1975 (com Michael Cochrane ao piano, Diedre Murray no violoncelo, um contrabaixista e dois percussionistas) e Visions Of A New World de 1989 também são dois discos a não perder de procurá-los.
Bass - Cecil McBee
Cello - Diedre Murray
Choir - Harlem Boys Choir, The*
Piano - Kenny Barron
Saxophone [Tenor] - George Adams
Trumpet - Marvin "Hannibal" Peterson*
Vocals - Pat Peterson*
A1 The Angels Of Atlanta (12:34)
Hannibal Marvin Peterson
A2 The Story Teller (8:50)
Hannibal Marvin Peterson
B1 The Inner Voice (6:35)
Pat Peterson*
B2 Mother's Land (5:04)
Hannibal Marvin Peterson
B3 Sometimes I Feel Like A Motherless Child (10:17)
Arranged By - Hannibal Marvin Peterson
Written-By - Traditional
download
Dimension 1:
movement 1. Forest Sunrise (9:02)
A. Rhythm Ritual
B. Song of Life
movement 2. The Bombing (3:10)
A. Prelude
Dimension 2:
movement 3. Prayer (4:50)
movement 4. Aftermath (17:30)
A. The Ascending of the Soul
movement 5. Finale (1:50)
Sunrise Orchestra dirigida por David Amram
incluindo: Art Webb - flauta
Richard Davis - contrabaixo
Billy Hart - bateria
Michael Cochran - piano
Hannibal - trompete e Koto
Nenhum comentário:
Postar um comentário