BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Peter Brötzmann Chicago Tentet + 2 - Short Visit to Nowhere (2002)

Esta gravação do Chicago Tentet complementa o disco Broken English, gravado na mesma época, no Airwave Studios, Chicago, IL, entre os dias 3 e 4 de Julho de 2000. O disco se divide em composições abstratas e outras com estruturas mais rítmicas.


A faixa Hold That Thought , composta por Mars Williams (que já colaborou com seus saxofones no Vandermark 5 e até no grupo de metal industrial chamado Ministry, com elementos do Synthpop: como samplers, instrumentos eletrônicos e afins) , abre o disco com um belo dueto de clarinetes entre Vandermark e Brötzmann, ao mesmo tempo em que há um padrão rítmico conduzido por Michael Zerang e Hamid Drake juntos à linha hipnótica do baixo de Kent Kessler e uma melodia que sugere padrões orientais: destaque nos solos de trompete de Joe McPhee e no trombone de Jeb Bishop.
A faixa Ellington é um original de Mats Gustafsson, que inicia com os texturas extraídas dos sons das chaves dos saxofones, assopros, texturas com o arco do violoncelo de Fred Lonberg-Holm e trombone com surdina, entrando logo em seguida os saxofones de forma mais livre e intensa.
Short Visit To Nowhere é um original de Brötzmann. Esta faixa explora bem a timbrística dos instrumentos, sendo a mais lírica do disco.
Lightbox, de Lonberg-Holm, é a faixa que encerra o disco com o uso de pedais de efeito no violoncelo, fazendo-o soar como uma guitarra elétrica junto à força do sax barítono de Gustafsson.
O Chicago Tentet, enfim, tem se diferenciado na Improvisação Livre e Free Jazz, sendo um dos melhores conjuntos contemporâneos, reunindo os melhores improvisadores entre USA e Europa. Suas últimas gravações tem realçado este lado das composições menos abstratas, com padrões rítmicos, intervalando os momentos de improvisação total nas peças com arranjos elaborados. Short Visit to Nowhere é mais um grande momento registrado na música improvisada. Clique aqui para ouvir o Tentet no Youtube!

2 comentários:

Murilo Barbosa disse...

Maravilhoso esse disco do Peter Brotzmann, extremamente criativo e provocador aos ouvidos.

pituco disse...

vagner,
tô curtindo as postagens...como sempre.

brotzmann...bacanudo mesmo.

valeô
abraçsonoros

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)