BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Uptown Records lança material inédito de Dupree Bolton, esquecido trompetista

Finalmente! Antes tarde do que nunca! Aleluia! Saiu um CD, intitulado Fireball, em nome do grande Dupree Bolton, trompetista "unsung hero" da década de 50 que, após duas participações magistrais - como sideman - gravadas e lançadas no período do Hard Bop, sumiu do mapa do jazz ou ficou totalmente esquecido pela comunidade jazzística (pouco se sabe realmente qual foi o motivo do seu ostracismo). As duas participações citadas, nas quais o interessado poderá ouvir os virtuosos solos de Dupree Bolton são: primeiramente junto ao saxtenorista Harold Land, no disco The Fox de 1959; e depois junto ao tenor de Curtis Amy, no disco Katanga de1963 . Ademais, Dupree Bolton não aparece em nenhum outro registro com tanta evidência - há alguns registro onde ele participa como na compilação "Best of Lou Rawls", "Walk 'Em Rhythm Band" de Buddy Johnson e Jazz Profile de Benny Carter, mas trata-se big bands onde Dupree Bolton é só mais um trompetista dentre a multidão de músicos.

Felizmente, para a alegria dos completistas fãs de trompete, a Uptown Records - a mesma que, seguindo com os lançamentos Flashback Series, recentemente lançou aquela que seria a primeira gravação oficial do Bebop, o disco "Dizzy Gillespie-Charlie Parker Town Hall Concert" de 1945, gravação até então perdida -, também acaba de lançar este disco que é o primeiro a aparecer em nome de Dupree Bolton, ainda que não se trata de gravações lideradas por ele (pelo menos não me surgiu nenhuma informação de que ele tenha liderado alguma sessão ou gravado algum disco em seu nome). As primeiras faixas foram resgatadas de uma gravação ao vivo num show televisivo chamado Frankly Jazz em 1962, quando Bolton fazia parte do sexteto de Curtis Amy: trata-se das faixas "Summertime", "Katanga", "Blues For Amy" e "Laura", tendo Curtis Amy no sax tenor, Ray Crawford na guitarra, Dolo Coker no piano e Victor Gaskin no contrabaixo e Doug Sides na bateria. Depois segue-se as faixas "Midnite Lamento" e "Joe & I", resgatadas uma sessão rara da gravadora Pacific Jazz, onde Bolton toca ao lado do altoísta Earl Anderza, do saxtenorista Hadley Caliman e do pianista Roosevelt Wardell, nomes desconhecidos do cenário West Coast. Por fim, o disco encerra com as mais interessantes faixas de todo o material reunido: "Shackle Blues", "Chano", "Monk's Tunnel" e "John's Tune" foram gravadas em 1980 numa banda de Soul e Funk instrumental chamada Oklahoma Prison Band, na qual Dupree Bolton, já a algum tempo de volta em Oklahoma (seu estado natal), passa a trabalhar como trompetista principal, acompanhado por um grupo que incluía Fender Rhodes, percussão latina, sax tenor, sax alto, flauta e guitarra. Taí, então, mais uma opção pra quem quiser connhecer o peculiar sopro e fraseado de Dupree Bolton, um claro discípulo de Fats Navarro e Clifford Brown - ainda deixo como soma outra indicação: apesar das poucas performances, Dupree Bolton foi um dos trompetistas incluídos no livro "Trumpet Kings: The Players Who Shaped the Sound of Jazz Trumpet", uma enciclopédia produzida por Scott Yanow que reúne fotos, informações e dicas de discos dos maiores trompetistas da história do Jazz. Abaixo, fica os dois discos citados anteriormente: ouça a faixa e clique nas imagens para baixar.

downloaddownload
play Faixas: The Fox (com Harold Land) & Amyable (com Curtis Amy Sextet)


The Fox (Harold Land/ Dupree Bolton)1959


Katanga (Curtis Amy/ Dupree Bolton)1962


2 comentários:

Sergio disse...

Caríssimos do Farofa, eis aqui um álbum muito bom e muito raro. Depois de muitas buscas, consegui baixá-lo no soulseek - q tinha apenas um único user. Ocorre q o álbum veio sem a primeira faixa 'Theme' de 50 segundos, q creio, deve ser a apresentação. Se vcs tem o álbum poderiam me mandar somente esse track 1 para eu completar o documento histórico?

meu emeio é sergiosonico@gmail.com

Desde já. Muchas gracias.

jazzlover disse...

Parabens pelo Blog, posso imaginar o trabalho que é essa produção.Pena não ter o link para o Katanga e tb o Dupree Bolton [Fireball].Fica devendo....

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)