Inicialmente, em 1979, Geri Allen recebeu sua graduação em música na Howard University em Washington. Depois mudou-se para New York para estudar com o grande pianista Kenny Barron, com o qual estudou improvisação alguns meses antes de ir para a University of Pittsburgh, onde adquiriu um mestrado em etnomusicologia. Em 1982, Geri Allen voltou para New York pronta para iniciar sua carreira como pianista de Jazz, sendo confortavelmente abrigada junto ao movimento do M-Base que, capitaneado por Steve Coleman, estaria prestes a se concretizar em uma nova estética em paralelo à enérgica configuração do Neo-Bop já estabelecida pelos Young Lions. Foi a partir desse cenário que Geri Allen passou a ter contato com músicos veteranos do Free Jazz que também participavam dos projetos de Steve Coleman, conseguindo ter a colaboração de Andrew Cyrille e Anthony Cox em seu disco de estréia, The Printmakers, lançado em 1984. Em seguida, Geri Allen formou aquele que, até hoje, é o seu grupo mais elogiado: o seu trio com o contrabaixista Charlie Haden e o baterista Paul Motian.
Já na década de 90, em boa parte deste período, Geri Allen esteve mais antenada à onda neo-tradicionalista dos Young Lions, passando a lançar discos pela Blue Note e Verve. Mas seu discurso pianístico continuava a fugir daquela linearidade óbvia e estritamente tradicional, característica previsível em discursos de pianistas que prezaram por caminhar pelas vias do conservadorismo excessivo. Ao contrário desses, Allen continuou a transitar livremente entre os dois cenários distintos do jazz norte-americano: o neo-tradicionalista e o vanguardista. Em 1993 e 1994 Geri Allen foi nomeada na categoria Talent Deserving Wider Recognition pelos críticos da revista Down Beat, conseguindo se destacar entre todos os pianistas da época. Em 1996 ela gravou com Ornette Coleman e, posteriormente, passou a colaborar com o trompetista Wallace Roney. Enfim, o campo de atuação dessa pianista continuou sendo amplo e diversificado. Além de compositora e educadora, seu nome é um dos mais respeitados entre os pianistas contemporâneos. Entre seus colaboradores já constaram nomes importantes do Free Jazz como Oliver Lake Arthur Blythe, Julius Hemphill, Andrew Cyrille e Lester Bowie, além dos grandes nomes do modern mainstream como Marcus Belgrave, Ron Carter, Tonny Williams, dentre outros. Suas influências passam por Cecil Taylor, Kenny Barron, Andrew Hill McCoy Tyner e Mary Lou Williams. Em 2006, Geri Allen gravou a Zodiac Suite: Revisited, um interessante tributo à pianista Mary Lou Williams a partir da composição original intitulada Zodiac Suíte, gravada pela prestigiada pianista em 1945.
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The Nurturer - Geri Allen 1990
Geri Allen - Piano
Kenny Garrett - Alto Saxophone
Marcus Belgrave - Trumpet, Flugelhorn
Jeff Watts - Drums
Eli Fountain - Percussion
Bass - Robert Hurst
Recorded on 5, 6 January 1990 at Sound On Sound, New York, NY.
Geri Allen - Piano
Kenny Garrett - Alto Saxophone
Marcus Belgrave - Trumpet, Flugelhorn
Jeff Watts - Drums
Eli Fountain - Percussion
Bass - Robert Hurst
Recorded on 5, 6 January 1990 at Sound On Sound, New York, NY.
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