BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

One Down, One Up: Live at the Half Note - John Coltrane 1965

O legado de Trane para o jazz é caracterizado por uma magistral criatividade, com a qual estabeleceu, de forma ímpar, marcos discográficos que entraram para a esfera de "divisor de águas", de forma que até podemos enchergar o "espírito do jazz" antes e depois de Coltrane: e aí nesse período podemos ver o quanto o jazz evoluiu no quesito "espiritualidade" e improvisação. O albúm duplo "One Down, One Up", da fase áurea de John Coltrane com seu Quarteto clássico, reflete isso com soberba maestria, mostrando a genialidade que marcou sua "ascenção cósmica", como ele mesmo se auto-caracterizava e dizia das suas musicas.

Gravado em 26 de Março de 1965 (no primeiro albúm) e 07 de Maio do mesmo ano (no segundo) nos palco da Half Note Club em New York, e transmitido por radio difusão (moda da epoca) em duas parte no total de 45 munitos cada, este disco mostra o clássico John Coltrane Quartet (John Coltrane - sax tenor e soprano, McCoy Tyner - piano, Jimmy Garrison - baixo acustico e Elvin Jones - bateria) no auge da sua atuação, com uma gravação de ótima qualidade, além do som alto e puro. "One Down One Up" traduz bem a linha que Trane empregou no classico "A Love Supreme" de 64, onde a Impulse Records o deixou à vontade para que ele compusesse a partir do seu talento e das suas idéias, criando e inovando a partir de um sopro e fraseado único já marcado por sua ascendência free e espiritual ( lembrando que Trane também passou pela
Prestige,Blue Note e Atlantic).
A minha única queixa, se é que posso aqui expressar, é a locução de Alan Grand que vai ditando as faixas que se seguem, pois ele realmente acaba falando muito, matando um pouco do espaço de tempo dos musicos e dos temas. A qualidade da gravação ao vivo aqui é excelente. Tudo é em estéreo, e, apesar do aspecto da sonoridade prístina, as faixas soam bem densas aos ouvidos mais puristas. Vê-se, portanto, que a Impulse fez um excelente trabalho quando transferiu os sets para este album, considerando que a gravação da transmissão radiofonica foi realizada em rolos. Enfim, se você já é um fã de Trane, este ábum é mais um registro do "power quartet" para guardar em sua estante. Se há alguém que ainda não descobiu John Coltrane, fica aqui um excelente exemplo de um show de talento com este quarteto clássico, entre tantos outros bom albuns de Trane que estão disponíveis aqui. Nas palavras de Mike Canterino, fundador da Half Note (estensão da Impulse), encerro essa resenha - "I Just Wanted The Music And to Let The Guys go Ahead And do What They Want to do." Relançado em 11 de Outubro de 2005 pelo selo Classic/Impulse.

01 - Introduction And Announcements (Alan Grand)
02 - One Down, One Up
03 - Announcements
04 - Afro-Blue

01 - Introduction And Announcements (Alan Grand)
02 - Song Of Praise
03 - Announcements
04 - My Favorite Things

John Coltrane - Sax. Tenor & Soprano
McCoy Tyner - Piano
Jimmy Garrison - Baixo Acustico
Elvin Jones - Bateria

downlod CD1
downlod CD2

 

Nenhum comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)