BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Grandes Combos do Jazz: Rova Saxophone Quartet


Seguindo com nossa série de podcasts e resenhas sobre “Os Maiores Combos do Jazz” apresento-vos o Rova Saxophone Quartet, quarteto de saxofones do qual já até postei um disco aqui no blog intitulado “The Eletric Ascencion” (2006), uma interessante releitura experimental da grande obra Ascencion de John Coltrane que tem a participação de uma troupe de músicos da Free Improvisation européia e do cenário vanguardista americano. Fundado em 1977 (mesmo ano que o semelhante quarteto de saxofones World Saxophone Quartet), o ROVA é um “combo contemporâneo” de grande sucesso entre os circuitos vanguardistas dos EUA, Europa e Japão. Esse nome, ROVA, vem do acrônimo dos próprios nomes dos integrantes Jon Raskin, Larry Ochs, Andrew Voigt e Bruce Ackley, sendo que em 1988 o saxofonista Andrew Voigt foi substituído por Steve Adams, que já tinha participado de um quarteto semelhante em Boston, o Neighborhood Saxophone Quartet. Em 1977 ROVA Saxophone Quartet foi criado para a ocasião de um festival especial no Mills College, em Oakland, Califórnia. O concerto foi tão emocionante que os jovens do recém-formado quarteto decidiram que aquela formação não poderia acabar ali como sendo um grupo para se apresentar apenas em eventos ocasionais. Ao contrário, aquela ocasião mostrou ser apenas o momento inicial para uma grande história a ser construída. Após a decisão de dar continuidade, não demorou muito para que eles conseguissem gravar seu primeiro disco, intitulado Cinema Rovaté. Antes mesmo da conclusão da gravação, o Rova já tinha sido convidado a realizar concertos na Vancouver New Music Society em Canada e, em 1979, também foi convidado a participar do Moers International Jazz Festival na Alemanha Oriental. Respostas como estas deixaram claro que o ROVA poderia ser muito mais do que apenas mais um novo grupo de jovens apaixonados pelo jazz – sobretudo pelo free jazz, estética da qual partiram -, mas um dos mais fantásticos combos do jazz contemporâneo que, inclusive, não tardaria a receber status de grande ensemble nos holofotes e mídia especializada. De lá para cá o Rova já lançou discos por selos como Black Saint, Hat Art (da sueca Hat Hut), New Albion e Sound Aspects, discos dentre os quais a maioria são dignos de coleção em qualquer estante que preze o jazz de tino vanguardista ou contemporâneo.

Rova Saxophone Quartet - Beat Kennel (Black Saint 1987) Para além da telepática performance interacional, os membros do ROVA desenvolvem um aguçado estilo de composição e livre improvisação. Dos anos 80 para cá o Rova criou dezenas de obras para quarteto de saxofones, envolvendo, em suas composições, uma mistura de escrita musical com livre improvisação ou improvisação estruturada. Ou seja, entre as sessões de livre improvisação o grupo sempre utiliza a composição escrita e elaborada por meio da notação musical, sem destoar, contudo, o aspecto da imprevisibilidade improvisativa. Com essa proposta, eles passaram a se apresentar em centenas de concertos nos EUA, Canadá, e em dezenas de circuitos europeus, incluindo concertos na França, Grã-Bretanha, Alemanha, Suécia, Finlândia, Noruega, a República Checa, Eslovénia e Croácia. Em 1983, o Rova tornou-se o primeiro grupo musical dos Estados Unidos a realizar uma turnê na ainda socialista URSS. Saxophone Diplomacy, o vídeo-documentário da turnê, chegou a ser exibido com sucesso em muitas estações de TV nos Estados Unidos desde a sua estréia em San Francisco em 1983. Repetindo a dose, o quarteto visitou a URSS novamente em Novembro de 1989, lançando, a apartir dos tapes da turnê, o disco This Time We Are Both sob a produção e edição do selo New Albion.

Em paralelo aos seus projetos solos o Rova estendeu os seus interesses musicais para inúmeros projetos colaborativos. Entre os seus parceiros e colaboradores estão a Margaret Jenkins Dance Company, Kronos String Quartet, Terry Riley, John Zorn, Fred Frith e Henry Kaiser, Richard Teitelbaum e David Rosenbloom, Lawrence "Butch" Morris, Anthony Braxton, Alvin Curran, dentre muitos outros. Sob a direção do Rova também é notório o Pré-Ecos Séries, um projeto sem fins lucrativos que visa divulgar grupos e músicos através de um festival de concertos anuais: o Ganelin Trio, grupo russo de jazz avant-garde, foi a banda que inaugurou a série em San Francisco, em Junho de 1986. Este projeto também proporcionou um espaço para que muitas composições fossem divulgadas, a maioria delas obras escritas especialmente para Rova: entre os compositores encomendados estão Henry Threadgill, Jack DeJohnette, John Carter, Robin Holcomb e Chris Brown. Encerrando, aqui deixo links para informações do Rova e um respectivo disco – na faixa - como incentivo para quem ainda tem dúvida de que seria muito interessante adquirir todos os outros discos do quarteto, os quais estão disponíveis em sites de compras on line como E-Bay, CD Universe e Amazon! Clique sobre a capa do álbum para baixá-lo!

Nenhum comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)