BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Os Maiores Combos do Jazz: Peter Brötzmann Chicago Tentet

O Chicago Tentet é um encontro de gerações e nacionalidades diferentes do que há de melhor na música improvisada contemporânea. Sob a direção de Peter Brötzmann, todos os membros do tenteto contribuem com suas composições, gerando uma característica original à sonoridade do grupo que improvisa com absoluta liberdade e criação espontânea. E isso não significa, de maneira alguma, uma massa sonora inaudível e caótica. Pelo contrário, há diversas atmosferas sonoras ricas em detalhes, texturas e pulsantes rítmos abertos, como também momentos serenos e líricos. Cada músico possui sua originalidade e maestria em seus respectivos instrumentos, além das suas próprias concepções musicais que moldam e diversifica o coletivo.


Peter Brötzmann, em atividade no Free Jazz e Improvisação Livre desde os anos 60, completa 12 anos de trabalho com seu projeto Chicago Tentet, reunindo aqui alguns dos maiores improvisadores da atualidade: Johannes Bauer (Germany) - trombone, Jeb Bishop (USA) - trombone, Mats Gustafsson (Sweden) - saxofones, Per-Åke Holmlander (Sweden) - tuba, Kent Kessler (USA) - baixo, Fred Lonberg-Holm (USA) - cello, Joe McPhee (USA) - trompete, Paal Nilssen-Love (Norway) - bateria, Ken Vandermark (USA) - sopros, Michael Zerang (USA) - bateria, são os mebros da atual formação do grupo.


Be Music, Night foi gravado em Chicago no Wall to Wall, entre 5 e 6 de Novembro de 2004, com a colaboração da voz de Mike Pearson. Trata-se de uma homenagem ao poeta norte-americano Kenneth Patchen (1911-1972). Pearson recita poemas de Patchen em formato de soneto combinado ao tom de orquestra de câmara do tenteto (semelhantemente às experimentações de Jack Kerouac, Lawrence Ferlinghetti e Alan Ginsberg com os combos de Jazz no final dos anos 50), combinando momentos dramáticos e românticos com a torrente sonora característica do Free Jazz. Nesse meio de "arranjos" são notáveis as atuações de Fred Lonberg-Holm que utiliza pedais de efeito no cello para obter diferentes texturas, bem como a combinação do trombone de Jeb Bishop com a expansão de válvula e campana que cria uma parceria com a recitação de Pearson, assim como as brilhantes passagens de clarinete com Brötzmann, Vandermark e Gustafsson utilizando efeitos de palheta e chaves. Certamente, este é um trabalho que desfaz a reputação de Brötzmann como apenas o feroz e selvagem barulhento homem do Free Jazz: eis aí, então, Be Music, Night...

5 comentários:

Unknown disse...

Clique na foto da capa para download

kike disse...

Estimado Akirarw,

muito obrigado for sharing this one on Brotzmann Tentet!

you made my day! :)

Kike.

Unknown disse...

Obrigado você por acompanhar o Farofa e é sempre um grande prazer compartilhar informação, abs!

Thiago Miotto disse...

Brötzmann é um sujeito extremamente incompreendido. Realmente passa longe de ser meramente um "feroz e salvagem barulhento homem do Free Jazz"; a música dele, a meu ver, retrata profundas facetas da existência que muitas vezes são pouco vivenciadas, talvez até por sua força aterradora.

Sou um profundo "defensor" e admirador dos apontamentos do tenteto. Muito obrigado por este post!

Abraço

Anônimo disse...

Clique na foto da capa para download

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)