BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Benjamin Taubkin no "caminho das Índias"

Saiba mais sobre Madhup Mudgal Em tempos de uma programação televisiva emburrecedora com direito a reality shows, estréias de novelas e carnaval com fundos eróticos, não nos resta outra coisa a não ser gastar o tempo livre pesquisando sobre cultura, artes e estéticas interessantes - sobretudo, sobre a música instrumental brasileira. E foi desdenhando a telinha que recentemente, em minhas buscas no terreiro brasileiro, encontrei um disco interessantíssimo que, por coincidência, acabou combinando com as minhas recentes bucas nos terreiros das músicas árabes e indianas atreladas à improvisação jazzística. Trata-se do CD Samwaad: Rua do encontro, gravado ao vivo no teatro do Sesc Belenzinho em 2004, numa parceria do pianista Benjamin Taubkin e o grupo indiano Gandharva Mahavidyalaya, liderado pelo vocalista Madhup Mudgal. O interessante desse projeto é que ele também reuniu 31 ritmistas de escolas de samba de São Paulo, visando um diálogo entre a cultura brasileira, através dos elementos do samba, com a cultura da India: vê-se, então, um intercâmbio de sonoridades entre as cordas ( contrabaixo, cavaquinho, violão e bandolim) e percussão brasileira (dirigidos por Rafael Y Castro) com as tablas, flautas, vozes e cítaras indianas, numa composição que me pareceu bem coesa e original. Benjamin Taubkin foi o responsável pelo arranjo harmônico do encontro. Este musical serviu de trilha sonora para o espetáculo de dança Samwaad: Rua do Encontro de Ivaldo Bertazzo. O espetáculo também foi gravado em DVD. Ambos, DVD e CD, estão à venda no portal do Sesc (clique nas imagens para acessar os sites).

1. Mangalaacharam
2. Madhuanti
3. Satva
4. Teen Taal
5. Kaida
6. Saarang
7. Jog
8. Santa Morena
9. Palaas
10. Breques da Bateria
11. Sam


play Clique e veja o thriller do espetáculo Samwaad: Rua do Encontro


Saiba mais sobre Benjamin TaubkinConhecido por um público seleto, o paulistano Benjamin Taubkin é um dos grandes pianistas brasileiros. Mas Benjamin Taubkin também pode ser vários: pode ser o pianista, pode ser o Benjamin Taubkin-produtor, pode ser o Benjamin Taubkin-compositor, pode ser o Benjamin Taubkin-curador, ...Benjamin Taubkin é, enfim, um músico multifacetado de importância incontornável da Música Instrumental Brasileira Contemporânea (isso, isso mesmo: um rótulo grande com iniciais maiúsculas). Dirigente do selo Núcleo Contemporâneo, Taubkin é um músico muito benquisto que já tocou com uma diversidade de conjuntos e músicos como Banda Savana, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Nailor Proveta, Rafael Rabelo, Moacir Santos, Arismar do Espírito Santo, Nenê, Marluí Miranda, Zizi Possi, Paulo Moura, Madup Mudgal, Orquestra Sinfônica de Recife, Mônica Salmaso, Elza Soares e Ivaldo Bertazzo, além dos seus projetos que se caracterizam não só por serem grandes eventos como também são estruturalmente bem elaborados.

Para exemplificar o ativismo musical e a gana do produtor em dirigir projetos grandiosos e diversos, destaca-se suas principais realizações: entre 1975 e 1977, Taubkin dirigiu projetos como "Música no Parque", uma série de concertos no Bosque do Morumbi e no Jardim da Luz, em São Paulo, além de "Música nos Museus" e "Sessão Coruja", série de música instrumental apresentada no Teatro Municipal de São Paulo; em 1985, fundou, com Guilherme Vergueiro e Myriam Taubkin, a Vergueiro & Taubkin Projetos Culturais; em 1987, com a participação da Crescente Produções, Taubkin criou o projeto "Memória Brasileira", dentro do qual realizou as séries “Violões” (1989) e “Arranjadores” (1992), apresentadas no Teatro Cultura Artística e posteriormente transformadas em programas transmitidos pela TV Cultura (SP); também realizou o projeto "Memória Brasileira", lançando os CDs “Violões”, os quais abrangem obras de violonistas brasileiros, e “Viva Garoto”, contendo gravações inéditas do violonista Garoto; já no final da década de 90 ele co-fundou, ao lado do saxofonista Teco Cardoso, Mané Silveira e Toninho Ferragutti, a gravadora Nucleo Contemporâneo, um selo desde sempre independente, que vem sendo responsável pelo enriquecimento do catálogo de discos de Música Instrumental Brasileira; também, através do Núcleo Contemporâneo, passa a realizar o "Encontro Latino-Americano - Novos Caminhos para a Música", um encontro de bandas, músicos e produtores de vários países da América Latina, afim de reforçar o diálogo e o intercâmbio cultural entre esses países; atuou, entre 1993 e 1994, como co-assessor de música da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, junto com Rodolfo Stroeter, na gestão Ricardo Othake; e é um dos grandes incentivadores de música independente do cenário paulistano, sendo, também, um dos idealizadores e dirgientes da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI).

Como compositor, Benjamin Taubkin lançou obras como 54 West 16th. Street, A terra e o espaço aberto, Domingo no Sítio dos Nakashima, Improviso (c/ Caíto Marcondes), Maracatu do João, Pena que a vovó não está aqui ou O Dia em que John Coltrane esteve em Bebedouro, Quarta-feira 1:00 (com Toninho Carrasqueira, Marcos Suzano e Lui Coimbra), O passeio dos elefantes (com Lui Coimbra e Toninho Carrasqueira). Os discos solos não são muitos, mas são dignos de coleção: abrange Um piano ao cair da tarde (1985), Sax sob as árvores, A terra e o espaço aberto (1997). Ademais, Taubkin já lançou e vem lançando grandes trabalhos através das suas parcerias e seus conjuntos: atualmente o pianista é membro do Trio + 1 (com o baterista Sérgio Reze e o contrabaixista Zeca Assumpção), da Orquestra Popular de Câmera e do grupo de choro Moderna Tradição (composto do pianista mais o bandolinista Izaías Bueno de Almeida, o violonista Israel 7 Cordas, o saxofonista e clarinetista Nailor Proveta e o percussionista Guello), tendo, também, gravado discos como colaborador tais como: Banda Savana (1991), Zizi Possi - "Valsa Brasileira" (1993), que recebeu o Prêmio Sharp de Melhor Disco de MPB; Paulo Moura (1994: Série Tom Brasil), Toninho Carrasqueira (1996), Quinteto Lea Freire e Teco Cardoso, "Arranjadores" e "Voadeira", de Mônica Salmaso.


Nenhum comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)