Download
Em 1958 o guitarrista Jim Hall e o clarinetista Jimmy Giuffre cunharam o termo "composição instantânea" para explicar a improvisação. Uma década depois, quando o jazz já estava totalmente tomado pelo Free Jazz de Ornette Coleman e Cecil Taylor, esse conceito seria ampliado no crescente cenário da música européia. Assim surgiu formações como o Instant Composers Pool, surgida entre o final da década de 60 para o início da década de 70 apartir do duo formado pelo pianista Misha Mengelberg com o baterista Han Bennink (que já tinha tocado com ilustres nomes do Jazz americano como o saxtenorista Johnny Griffin e com o grande Eric Dolphy).Com idéias que partiam do Free Jazz de Ornette Coleman e Cecil Taylor, Misha e Bennink passaram a trabalhar um conceito de "composição instantânea", ou seja, a música seria criada alí no exato momento da performance com total desprezo pelas formas e padrões e totalmente voltada para a imaginação abstrata, valendo qualquer improvisação que fosse instantânea e não pensada, inclusive, com sons vocais, instrumentos e apetrechos inusuais. A esse duo juntou-se outros grandes músicos como Williem Breucker, John Thicai e Derek Bailey, dentre outros. O resultado foi o surgimento de um estilo de improvisação totalmente avesso às convenções jazzísticas e totalmente voltado influenciado pela arte abstrata. Esse é o 5º volume dos discos ICPs: notem que as faixas são denominadas como Fragments, ou seja, não há título, não há melodia e nem harmonias trabalhadas.
Um comentário:
Gracias!!!
Postar um comentário