BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Fragments (ICP 005) - Instant Composers Pool 1970




Download






























Em 1958 o guitarrista Jim Hall e o clarinetista Jimmy Giuffre cunharam o termo "composição instantânea" para explicar a improvisação. Uma década depois, quando o jazz já estava totalmente tomado pelo Free Jazz de Ornette Coleman e Cecil Taylor, esse conceito seria ampliado no crescente cenário da música européia. Assim surgiu formações como o Instant Composers Pool, surgida entre o final da década de 60 para o início da década de 70 apartir do duo formado pelo pianista Misha Mengelberg com o baterista Han Bennink (que já tinha tocado com ilustres nomes do Jazz americano como o saxtenorista Johnny Griffin e com o grande Eric Dolphy).Com idéias que partiam do Free Jazz de Ornette Coleman e Cecil Taylor, Misha e Bennink passaram a trabalhar um conceito de "composição instantânea", ou seja, a música seria criada alí no exato momento da performance com total desprezo pelas formas e padrões e totalmente voltada para a imaginação abstrata, valendo qualquer improvisação que fosse instantânea e não pensada, inclusive, com sons vocais, instrumentos e apetrechos inusuais. A esse duo juntou-se outros grandes músicos como Williem Breucker, John Thicai e Derek Bailey, dentre outros. O resultado foi o surgimento de um estilo de improvisação totalmente avesso às convenções jazzísticas e totalmente voltado influenciado pela arte abstrata. Esse é o 5º volume dos discos ICPs: notem que as faixas são denominadas como Fragments, ou seja, não há título, não há melodia e nem harmonias trabalhadas.



Um comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)