BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Podcast - Jazz Contemporâneo: John Hollenbeck, Ted Nash, Alex Sipiagin, Donny McCaslin & Ben Allison!!!

O baterista e compositor John Hollenbeck
Olá queridos colegas! Sejam bem vindos a mais um podcast do Blog Farofa Moderna, editado para o  Portal MTV em meados do ano de 2010. Este programa é mais um dedicado ao jazz contemporâneo, mostrando cinco geniais músicos e compositores que não nos chegam ao conhecimento aqui em solo brasileiro. Ou seja, esses músicos -- bem conhecidos em solo americano, diga-se de passagem -- ou são menos "famosos" fora de Nova Iorque ou são lembrados  mais como músicos preferidos de outros músicos mais mundialmente famosos, os chamados musician's musician  -- e/ou suas carreiras solo não são divulgadas como mereciam. Há vários músicos nas condições de musician's musician, mas os músicos de que falo têm carreiras solos que deveriam ser mais celebradas, haja vista a importância e a contribuição das suas obras para o jazz contemporâneo. Os músicos apresentados são: o trompetista russo e naturalizado americano Alex Sipiagin, o baterista John Hollenbeck, oo saxtenorista Ted Nash, o saxtenorista Donny McCaslin e, por fim, do contrabaixista Ben Allison -- todos músicos experientes, passados da idade dos quarenta anos e que fazem um som muito inteligente e contemporâneo, com a cara do século 21. Abaixo, os músicos e seus respectivos álbuns apresentados no podcast:

O trompetista Alex Sipiagin (disco: Equilibrium, de 2003) 
O baterista John Hollenbeck (disco: For, de 2007, com o The Claudia Quintet)
O saxofonista Ted Nash (disco: Ted Nash & Double Quartet - Rhyme and Reason, de 1999)
O saxtenorista Donny McCaslin (disco: Declarations, de 2009)
O contrabaixista Ben Allison (disco: Think Free, de 2010)




O trompetista Alex Sipiagin é a prata da gravadora Criss Cross, uma excelente gravadora que trabalha na linha do post-bop e neo-bop, talvez o selo que mais revelou músicos importantes para o jazz contemporâneo nessas últimas décadas. Alex Sipiagin também é conhecido por participar da maioria dos mais recentes projetos do legendário contrabaixista Dave Holland. Mas além de ser bem requisitado como sideman, o fato é que Alex Sipiagin é dono de uma carreira repleta de discos bem interessantes, como uma linha de som própria e bem trabalhada: com uma sonoridade suave ao trompete e adepto ao post-bop -- inspirando-se em mestres como o trompetista Woody Shaw --, suas composições e seus arranjos são hiper inteligentes e expressam nuances da sua vida, dos tempos em que era adolescente e morava na Russia, das suas lembranças em viagens para seu país natal, do seu convívio no cenário de Nova Iorque, das suas influências musicais e coisas da sua vida afins. Aqui no podcast apresento a faixa "Mood 2" do seu disco Equilibrium (2003). Leia mais sobre Alex Sipiagin Aqui


O baterista John Hollenbeck tem, pelo menos, dois projetos que são bem aclamados pela crítica especializada: um é o seu quinteto minimalista chamado The Claudia Quintet, o outro é uma banda maior chamada Large Ensemble, com a qual já ganhou dois prêmios Grammy. Mas apesar da sua notoriedade como um excelente baterista e compositor, Hollenbeck não é tão lembrado quanto deveria pelas grandes publicações que falam de jazz: principalmente pelas revistas Donwbeat e JazzTimes, as duas principais revistas americanas especializadas em jazz -- ele até já chegou a ser relacionado em tais holofotes, mas não com uma frequência regular. Aqui no podcast eu apresento a faixa "August, Fifth, 2006" do disco For, gravado com a banda The Claudia Quintet: uma composição que mescla uma escrita nos moldes da música erudita minimalista com arranjos jazzísticos, de forma tão elaborada e uniforme que o ouvinte fica sem saber distinguir qual parte está sendo tocada com base na partitura e qual parte está sendo apenas improvisada. Leia mais sobre John Hollenbeck aqui.



O saxofonista Ted Nash, uma das pratas da gravadora Palmetto, é conhecido em Nova Yorque por ser um dos  membros do projeto Jazz Composers Collective e ser um dos grandes sidemans da Lincoln Center Jazz Orchestra, big band mundialmente famosa dirigida pelo trompetista Wynton Marsalis. Excelente mestre dos sopros, Ted Nash toca flauta, clarineta, sax tenor e sax soprano. Mas na última década, Ted Nash vem se destacando principalmente como compositor e líder de projetos interessantíssimos: é notável o requinte e frescor dos seus projetos Still Evolved (um quinteto neo-bop), o Odeon (um quinteto inusual com tuba, clarineta, violino, acordeon e bateria), o Macini Project (um quarteto que faz releituras das trilhas sonoras de Henri Mancini) e, mais recentemente, seu lançamento Portrait in Seven Shades (sete composições inspiradas em sete dos maiores pintores da história moderna) foi muito bem recebido pelo público e crítica. No programa eu toco a faixa "Rhyme and Reason" do disco de mesmo nome gravado em 1999: participam um quarteto de cordas (violino, viola, cello e contrabaixo), mais a participação especial da violinista Miri Ben-Ari e do trompetista Wynton Marsalis. Para saber mais sobre Ted Nash clique aqui



O saxofonista Donny McCaslin é um monstro no sax tenor, um dos solistas da big band da Maria Schneider, premiadissima compositora, arranjadora e bandleader, com a qual foi nomeado para um Grammy em 2004 por causa dos seus solos no álbum Concert in the Garden; mas MCasllin também é conhecido por ser um sideman regular do famoso trompetista Dave Douglas. Donny McCaslin também vem se destacando de forma muito incisiva nos últimos anos em sua carreira solo, com lançamentos de requinte extraordinário:  mesmo gravando por diversos selos McCasllin vem fazendo uma carreira solo coesa, tendo sido aclamado por sua sensibilidade e técnica que sempre proporciona solos e arranjos transcedentais, vide os últimos albuns Recommended Tools (em trio, gravado pela Greenleaf, 2008) e o mais recente Declarations (um projeto para 11 instrumentos, gravado pela CamJazz). Neste programa ouviremos a faixa título desse seu ultimo álbum, Declarations: a concepção do disco preza composições baseado no pop e rock, mas com arranjos  jazzísticos compostos por uma massa sonora cheia e coesa.



Junto com Ted Nash, o contrabaixista Ben Allison também foi o fundador do Jazz Composers Collective em Nova Iorque. Mesmo que Ben Allison seja um músico até bem relacionado na Downbeat e em outros grandes holofotes, não dá pra dizer que ele seja um músico dos mais divulgados nos EUA ou ainda que ele seja uma estrela de alcance mundial; mas é, com certeza, um músico que vem, ano a ano, reafirmando sua inventividade e fazendo uma carreira brilhante, isso já desde o final dos anos 90. Considerado um dos principais e mais interessantes músicos nova-iorquinos, Ben Allison é um dos poucos contrabaixistas a serem donos de uma carreira solo tão inventiva e fora do jazz convencional. Ben Allison também é uma das pratas da gravadora Palmetto: dos álbuns que possuo dessa gravadora, o Buzz e o mais recente Think Free, ambos de Allison, são alguns dos exemplos mais fantásticos capazes de descrever as principais caraterísticas do jazz contemporâneo. No programa toco a faixa "Playtipus" do recente álbum Think Free (Palmetto, 2010): vê-se como que Allison se apropria dos elementos pós modernos como rock e pop para criar composições de grande requinte melódico e harmônico, usando, aqui, uma formação de contrabaixo, violino, trompete, bateria e guitarra elétrica.

Nenhum comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)