BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

A votação dos críticos da Downbeat em 2011: uma lista em separado só de rising stars!!!

A revista Downbeat, tida como a "Bíblia do Jazz", segue ano a ano com seu tradicional ranking de artistas mais aclamados em suas respectivas categorias: melhores músicos de cada instrumento, novos artistas (revelação), músico do ano, melhores compositores do ano e etc. Para jazzófilos loucos como nós que acompanham o jazz tanto através dos holofotes como para além dele -- digo: nos meios undergrounds, também --, se pautar apenas pela Downbeat não é o suficiente para estarmos bem antenados, haja vista a concepção um tanto protecionista e arbitrária do júri da revista -- composto por senhores um tanto conservadores, acredito --, que em vários anos anteriores deixou muitos dos mais seminais músicos novos (rising stars) de molho -- outros nem tão novos, alguns já com mais de dez anos de carreira solo -- e escolheu quase sempre os mesmos veteranos para figurarem no topo dos rankings e listas, alguns na estrada a décadas: Chick Corea, Joe Lovano, Dave Douglas, Wynton Marsalis e até um tempo atrás quem não saia do topo eram Wayne Shorter e Sonny Rollins, só pra dar alguns exemplos mais tarimbados. Mas o jazz -- na condição da arte que ele é -- está em constante renovação e mudança, justamente através das abordagens de músicos mais jovens e contemporâneos. E então, não tem jeito: daí, a revista precisa renovar seu cast list, sua abordagem, enaltecendo estes artistas mais novos com a mesma condição que se enaltece os veteranos. Foi o que aconteceu em 2011: além de aclamar o pianista Jason Moran -- um músico relativamente novo -- como o principal ganhador (ele ganhou em três categorias: pianista do ano, artista do ano e álbum do ano), a revista suprema do jazz norte americano criou uma lista separada só de rising stars, ou seja, aclamando artistas "mais jovens", artistas em ascensão como Rudresh Mahantappa, Ambrose Akinmusire, Craig Taborn, Nicole Mitchell, Mary Halvorson, entre outros. Ouça, através do link abaixo,  alguns desses músicos no canal UOL That Jazz da Radio UOL em programa apresentado pelo jornalista Rodrigo Barradas. Para acessar os ganhadores do 2011 DownBeat Critics Poll, clique na imagem acima. Leiam e Ouçam: jazz contemporâneo de primeira!

Listas de músicas apresentadas no UOL That Jazz:

1. Jason Moran - "RFK in The Land of Apartheid" (Moran) (4:10)
2. Jason Moran - "Crepuscule with Nellie" (Monk) (5:57)
3. Jason Moran - "Gangsterism Over 10 Years" (Moran) (6:55)
4. Ambrose Akinmusire - "Confessions to my Unborn Daughter" (Akinmusire) (8:35)
5. Rudresh Mahanthappa & Bunky Green - "Summit (Mahanthappa)" (8:13)
6. Craig Taborn - "Forgetful" (Taborn) (7:58)
7. Maria Schneider - "Aires de Lando" (Schneider) (10:01)
8. Joe Lovano Us Five - "Moose The Mooche" (Parker) (6:35)
9. Vijay Iyer, Nittin Mita and Prasanna - "Tirtha" (Iyer-Mita-Prasanna) (7:43)

Nenhum comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)