BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

O início de Sun Ra em The Eternal Myth Revealed Vol.1, um box set para jazzófilos colecionadores ou...para ufólogos que curtem jazz!

Acaba de chegar no meu twitter uma notícia interessante da The Wire: agora no mês de julho de 2011 um tal selo chamado Transparency Records lançará um box set valioso chamado The Eternal Myth Revealed Vol.1, revelando nele vários dos momentos iniciais de Sun Ra, o alienígena mais famoso da história do jazz (hehehe...sim, acredite: houve e há outros alienígenas personificados com a imagem humana e infiltrados nas bandas, orquestras, clubes de jazz e afins). O material -- raríssimo, diga-se de passagem -- contém 13 horas de músicas inéditas misturadas com depoimentos diversos, organizados em caráter de documentário autobiográfico. Organizado por Michael D. Anderson, Diretor Executivo da Sun Ra Music Archive, esta extensa compilação histórica mostra um grande esforço e um nobre propósito de desvendar o universo particular de Sun Ra, divulgando diversos fatos e informações que nem os maiores entusiastas do pianista de Saturno tiveram acesso. A apresentação também inclui imagens de entrevistas com Sun Ra, na primeira fase da sua carreira -- antes da fase free e new age dos anos 50 e 60 -- falando da sua música e dos seus conceitos, suas influências, bem como inclui audios de diversas gravações clandestinas em clubes ou em espaços alternativos. Compreendido no período de 1924 à 1959, o documentário examina excertos sonoros de Sun Ra tais como suas primeiras gravações em 1946 como um sideman, seus primeiros arranjos e composições, sua faceta de cantor de blues e pianista de boogie-oogie, com seu trio em 1949, suas investidas no orgão Hammond B3, seu trabalho com vocalistas como Laverne Baker e Joe Williams, a influência afro-cubana do bandleader em sua música, as gravações de piano solo que o pianista registrou em um dos apartamentos que morou, as influências de grupos de r&b e doo-woop de bandas como The Ink Spots em sua música, com seu próprio grupo de doo-woop The Nu-Sounds, com sua Sun Ra Bebop Band ao vivo no clube Bud Land in 1956 (uma rara performance ao vivo com Pat Patrick no sax barítono, Gene Ammons no sax tenor, J.J. Johnson no trombone, Ronnie Boykins no contrabaixo e Robert Barry na bateria), a parceria com saxtenorista John Gilmore em 1958 no clube Bud Land, Sun Ra e sua banda tocando ironicamente desde temas de música pop como "Tequila" até standards jazzísticos clássicos como "Round Midnight", entre outros momentos inusitados, raros e, até então, desconhecidos.  Para quem estiver interessado em conhecer o universo particular desse pianista e puder desembolsar uma quantidade de mais ou menos 130 euros (mais ou menos 350 reais), só clicar na imagem do box para encomendá-lo. No Youtube já tem alguns excertos disponíveis.

Nenhum comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)