BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Steve Lacy - The Crust (1973)

Eis aí mais um clássico das gravações de improvisação livre com o mestre do saxofone soprano Steve Lacy, que influenciou muitos músicos a tocar este instrumento - como John Coltrane, por exemplo -, e também possuía uma técnica única de sopro e articulação. Lacy praticamente extendeu o uso deste instrumento, como Eric Dolphy fez com o clarinete-baixo. Lacy também criou novos caminhos e linguagem para o jazz e a improvisação livre. Participou de gravações com Cecil Taylor no fim dos anos 50 e estabeleceu carreira na Europa no fim dos anos 60. No Brasil, Lacy esteve se apresentando ao lado do pianista Mal Waldron.

Esta gravação conta com a participação de dois grandes inovadores da improvisação livre européia: os ingleses Derek Bailey e John Stevens. Os dois foram co-fundadores da improvisação livre na Europa ao lado de Peter Brötzmann, Evan Parker, Han Bennink, dentre outros improvisadores. O guitarrista Derek Bailey criou uma técnica e característica única na improvisação com a guitarra elétrica e acústica, assim como John Stevens na percussão.(Uma curiosidade é a participação de Stevens numa gravação de Charlie Watts, baterista dos Rolling Stones.) Já Steve Potts, o saxofonista-alto aqui presente, estudou com Eric Dolphy em New York, se tornando amigo de Coltrane, Tony Williams, Jimmy Garrison, Herbie Hancock, Chick Corea, Larry Coryell e Wayne Shorter. Tocou com Roy Ayers, Richard Davis, Joe Henderson, Reggie Workman e Chico Hamilton. Kent Carter, por sua vez, nasceu em 1939 nos EUA e foi parceiro constante de Lacy. Carter também participou da Jazz Composers Guild Orchestra sob a direção de Michael Mantler e Carla Bley. Em 1964, na Europa, Carter tocou com Paul Bley, Carla Bley, Michael Mantler, Steve Lacy, Don Cherry, Gato Barbieri, Alan Silva, Mal Waldron, Michael Smith, Bobby Bradford, Max Roach, Enrico Rava, Roswell Rudd, Derek Bailey, John Stevens, Trevor Watts, Steve McCall, etc. Atualmente na frança, Kent Carter também compõe musica para dança, teatro, videos, filmes e concertos.

01 - The Crust 10:00
02 - 38 13:00
03 - The Owl 06:20
04 - A Bit Of The Dumps 03:30
05 - Flakes 07:40
06 - Revolutionary Suicide 03:45

100 Club, London, UK, 30/07/1973

* Steve Lacy (soprano saxophone)
* Steve Potts (alto, soprano saxophones)
* Derek Bailey (electric guitar)
* Kent Carter (contra bass)
* John Stevens (percussion)

Um comentário:

akirarw disse...

Clique na foto da capa para o link de arquivo

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)