BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Dexter Rides Again: As idas e vindas de Dexter Gordon


Dexter Gordon in Montreux Switzerland, 1977


Dexter Gordon é um dos saxtenoristas mais cultuados do Jazz. No entanto, ele é um daqueles músicos que, talvez por não ter se definido entre ser de Los Angeles ou ser de Nova Iorque no período de efervescência do Bebop, nem sempre foi lembrado como um dos primeiros e maiores saxtenoristas do gênero que marcou o início da modernidade no Jazz. Ele foi, portanto, um músico que ficou incompreendido, em sua época, por transitar entre dois redutos que tinham diferenças estéticas e raciais entre si: de um lado o cenário fervilhante do Bebop nova-iorquino caracterizado por músicos negros e virtuoses e, do outro lado, a Costa Oeste dos EUA que tinha como expoentes músicos brancos que, apesar de tocarem na mesma linha de fraseado dos virtuoses beboppers negros, tinham lá suas aspirações e peculiaridades no sentido de soarem mais “cool”, mas suaves e mais líricos (lembrando, aí, que, um pouco mais distante dos pequenos formatos conhecido como combos, os músicos brancos também tinham uma maior habilidade para arranjos orquestrais com influência da música erudita). E é aí que está o ponto essencial para entender a figura cult e nostálgica de Dexter Gordon: ele era um músico que podia tanto soar lindamente Cool como podia impressionar com frases nervosas, vôos virtuosos e toda aquela atmosfera bluesy, características essas tão presentes nos sopros dos grandes e virtuoses beboppers.

Um dos músicos que mais admiravam Dexter Gordon, desde sua aparição em Nova Iorque a partir do início dos anos 40, era o já lendário saxtenorista Coleman Hawkins que sempre dizia que o jovem Dexter era seu saxtenorista preferido da nova safra surgida na época. E, talvez, até pode-se dizer que Dexter Gordon, com seu som punjante de sax tenor que mais parecia um sax alto ao chegar no registro médio, foi o “ponto ótimo” entre duas de suas grandes influências: de um lado o excêntrico e estiloso Lester Young e de outro o próprio Coleman Hawkins, um músico que começou a carreira no inicio da década de 20 e, de forma serena e com seu som personalíssimo, foi atravessando as escolas do Swing e Bebop com grande desenvoltura e prestígio. Enfim, só pra se ter uma idéia, a disputa entre Coleman Hawkins e Lester Young, dois dos primeiros grandes tenores da história do Jazz, não obteve paralelo em nenhuma das décadas subseqüentes às décadas de 30 e 40, mais propriamente na fase de transição entre as grandes big bands para os pequenos formatos de bandas.

Dexter Gordon foi, afinal, um dos músicos que, como Thelonious Monk, teve o seu devido reconhecimento nas décadas posteriores com muitos altos e baixos, uma carreira que nem sempre foi uma constante de sucesso. A primeira volta, por exemplo, aconteceu após um longo hiato nos anos 50 ocasionado pelo envolvimento com drogas. Dexter reaparece em 1955 e vai se reafirmando dentre os grandes jovens da época que, por sinal, eram jovens que já o admiravam e, de certa, o consideravam como um grande mestre a ser seguido: os maiores deles eram, justamente, os saxtenoristas Sonny Rollins e John Coltrane. Finalmente, em 1961 Dexter assina um contrato com a grande gravadora Blue Note, chegando a gravar alguns dos seus maiores discos de toda a sua carreira, sendo acompanhado por brilhantes jovens músicos tais como o pianista Sonny Clark, o baixista Butch Warren e o baterista Billy Higgins, formando um quarteto que com baladas e composições ainda no velho estilo, acabou sendo uma onda retrô que refrescou o então Hard Bop frente às inovações do recém-surgido Free Jazz.

A partir de 1962 ele fixa residência na Europa, mais propriamente em Copenhague, chegando alcançar grande sucesso em sua digressão européia e com as gravações para o selo Steeplechase. Mas, nos anos que se seguiram, após aquela breve passagem pelo selo Blue Note no início dos anos 60, Dexter foi ficando novamente “esquecido” nos EUA, chegando a ter um segundo destaque em sua volta para seu país em 1976. Enfim, a sua terceira grande volta como destaque no cenário jazzístico ocorreu em 1986, quando ele foi escalado como ator no filme Round Midnight de Bertrand Tavernier como o protagonista, tendo como desfecho a história de grandes músicos dos anos 40 como Bud Powel, Lester Young, Hawkins e a própria figura injustiçada de Dexter. O filme foi um sucesso de crítica que acabou resultando na indicação de Dexter Gordon para concorrer ao Oscar de Melhor Ator, um grande reconhecimento à sua dramática interpretação de músico e protagonista.

Aqui deixo um disco com duas sessões distintas, gravadas no período entre 1945 e 1947. Não é um disco dos mais excepcionais do período do Bebop e, também, não figura no topo da lista discográfica da carreira de Dexter Gordon – já que se trata apenas de uma compilação lançada em 1958 pela Savoy e relançada mais recentemente pela Savoy Jazz em 1996, além de outros lançamentos no Japão pela Columbia Japan ou pelo selo Import já no início do novo século -, mas é um disco que mostra bem essa fluência entre o ser lírico e dramárico e o ser habilidoso e influente que era Dexter Gordon em sua época. Aliás, os grandes sidemans aqui contidos, assim como os grandes músicos que ele conseguiu liderar em 1961, mostra que Dexter Gordon foi um músico que não teve nenhuma dificuldade em liderar e/ou reunir grandes músicos, independente da época de sua extensa carreira e dos muitos altos-e-baixos. Aqui, por exemplo, os grandes músicos que participam são o trompetista Leonard Hawkins, o sax-barítono Leo Parker, os pianista Tadd Dameron e Bud Powell, o contrabaixista Curly Russell além dos bateristas Max Roach e Art Blakey, dentre outros. Interessante, também, é a capa com uma foto de Dexter Gordon a cavalo, chapéu de cow-boy e seu sax tenor nas costas. Outro fato que merece atenção é que esse disco mostra o saxtenorista em sua formação como músico, prenunciando-se a ser aquele grande saxtenorista confirmado na sessões gravadas para a Blue Note quinze anos mais tarde, além de um grande compositor, já que todas as composições deste disco, com exceção de I Can’t Escape from You, são de sua autoria. download


Nenhum comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)