Pode ser que seja aquela primeira impressão que fica impregnada na mente mesmo depois do contrário constatado, mas o fantástico Herb Robertson não é um dos trompetistas mais conhecidos do público de Jazz e nem é muito abordado nos blogues, revistas e sites de Jazz, apesar de toda a sua evidência no cenário vanguardista, sua técnica e suas inúmeras gravações como líder e/ou como sideman, totalizando um número de mais de 100 gravações. O fato, no entanto, é que Herb Robertson é um dos trompetistas mais requisitados nos meios do Jazz e Música Improvisada desde finais da década de 70 – quando ele teve destaque como sideman nos discos de estréia do saxofonista Tim Berne (dois deles já postados aqui no blog) – até os dias de hoje.
Nascido em 1951 em New Jersey e ex-aluno da renomada Berklee School Of Music, Herb Robertson já gravou com inúmeros músicos do avant-garde e modern maistream dos dois lados do globo terrestre, dentre os quais incluem Anthony Davis, Bobby Previte, David Sanborn, George Gruntz, Bill Frisell, Paul Motian, Lou Graissi’s Po’ Band, The Fonda-Stevens Group, Nexus, Barry Guy’s New Orchestra, Michael Moore, Terry Jenoure, Andy Laster, Judi Silvano, John Lindberg, Gerry Hemingway, The Satoko Fujii Big Band, Marc Ducret, Simon Nabatov, Mark Feldman, Pierre Dorge’s New Jungle Orchestra, John Zorn, Roswell Rudd, Elliot Sharpe, the Klaus Konig Orchestra, Rashied Ali, Ray Anderson, Paul Motian, Dewey Redman, Evan Parker, Agusti Fernandez, Jean-Luc Cappozzo, Frank Gratkowski, Michiel Braam All Ears, Mark Dresser e The Music Liberation Orchestra, do contrabaixista Charlie Haden.Além dos suas próprias gravações pelos selos CIMP, MT, Splasc , Leo e Cadence com seus próprios grupos tais como The Double Infinitives, Herb Robertson Brass Ensemble e outros grupos os quais tiveram colaborações de músicos como Dominic Duval, Jay Rosen, Paul Smoker e Phil Haynes
O trompetista Dave Douglas, músico que se evidenciou na década de 90 cedendo à força do mainstream, já é um vanguardista famoso na mídia: já ganhou até um Grammy Award. No entanto, o próprio Dave Douglas cita Herb Robertson – que é uma espécie de musician´s musician do cenário mais “underground” – como uma das suas principais influências ao lado de Miles Davis, Booker Little e Lester Bowie. E de fato, qualquer bom observador e ouvinte de Free Jazz poderá reparar certas semelhanças nos improvisos mais livres de Dave Douglas em relação aos fantásticos improvisos de Herb Robertson. Ouça Abaixo um trecho e uma faixa que mostra o desempenho desse trompetista junto ao quarteto do grande baterista Gerry Hemingway: uma boa dica nos moldes do elaborado Free Jazz e Modern Creative do século 21. Um dos álbuns mais interessantes com a atuação de Herb Robertson é o The Whimbler (imagem abaixo). Conheçam-no!
Quartet
Gerry Hemingway: drums; Herb Roberston: trumpet; Ellery Eskelen: tenor saxophone; Mark Helias: acoustic & electric bass. Recorded March 2 and June 17, 2004, Brooklyn, NY.
Nenhum comentário:
Postar um comentário