BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Para preencher o vazio da mente, da estante e do seu CD player


Michel Leme & A Firma

Disco lançado em 2007, Michel Leme & A Firma é um dos grandes lançamentos para quem gosta de solos intrincados de guitarra, um "jazz nervoso", elaborado e, sobretudo, brasileiro. Aliás, muito mais do que ser apenas brasileiro, o guitarrista Michel Leme é um músico de sólida carreira que pauta seu estilo na liberdade, fluência e intensidade, miscigenando várias influências brasileiras e jazzísticas no seu jeito todo paulistano de tratar a música. Trata-se de um instrumental crú, quando não intimista, onde, apesar da liberdade improvisativa, a composição é um diferencial que não deixa a desejar: uma prova da fluência escrita do guitarrista está no fato dele ser o compositor de todas as faixas do disco. Além das boas críticas da mídia especializada, o disco já foi indicado ao Prêmio Dynamite de Música Independente na categoria instrumental. Os músicos que acompanham Michel Leme nesse disco são Serginho Machado na bateria, Cássio Ferreira no sax e Sidiel Vieira no baixo. Clique na imagem do disco para comprar.



Principle of Intrusive Relationships - São Paulo Underground


O São Paulo Underground começou a partir do encontro de Rob Mazurek, cornetista e manipulador de eletrônicos de Chicago, EUA, e Maurício Takara, baterista e percussionista paulista que lidera o grupo Hurtmold e tem carreira solo, além de integrar outros projetos e colaborar com músicos (Joe Lally, Damo Suzuki, Naná Vasconcelos) em outros projetos. O SPU inspirou-se num projeto anterior de Mazurek, Chicago Underground Orchestra, de trabalhar com um coletivo de músicos paulistanos e manter a formação fluida. Depois do "Sauna: Um, Dois, Três", Principle of Intrusive Relationships é o segundo disco do grupo, tendo a participação de músicos como Guilherme Granado (percussão, eletrônicos) e Richard Ribeiro (bateria) que foram adicionados à formação-base do grupo. O resultado do disco é uma excelente síntese da música improvisada contemporânea miscigenada à música eletrônica com dissonâncias eletrônicas, momentos de extases com uma instrumentação free, sons e efeitos com tipos de bricolage, grooves e psicodelia. Clique na imagem para comprar.



Alma do Nordeste - Jovino Santos Neto

Conhecido como um dos grandes discípulos de Hermeto Pascoal, Jovino Santos Neto é um dos pianistas e compositores mais multifacetados da Música Instrumental Brasileira: morando e trabalhando em Seattle (EUA) - dando aulas na Cornish College of the Arts - Jovino compõe Jazz, música brasileira e até peças para conjuntos de câmeras, além de ser bem requisitado por músicos do mundo todo. Já nesse trabalho, Jovino Santos Neto está bem mais brasileiro que nos outros: foi com o apoio da Programa Petrobrás Cultural que o músico saiu lá dos EUA e, transportando-se para a zona entre a mata e o sertão – caracterizada por solo pedregoso e vegetação escassa e de pequeno porte, mas em que brotam o jeito forte e a alma destemida do nordestino – o pianista de técnica apurada, deixou fluir mais uma vez a sua marca de compositor sem fronteiras. O resultado é “Alma do Nordeste”, álbum que Jovino lança agora pelo selo Adventure Music e que pela primeira vez terá distribuição no Brasil pela Tratore. No CD há uma fluência entre frevos, xotes, forrós, toadas e baiões com uma base instrumental contemporânea e criativa, além de jazzística. Clique na imagem do disco para comprá-lo.



Mauro Senise Toca Edu Lobo

Olha só o time: Mauro Senise nos saxes e nas flautas, Paulo Russo no contrabaixo, Ivan Mamão Conti na bateria, Gílson Peranzzetta no piano e nos arranjos, mais o reforço de ilustres convidados como Jota Moraes no vibrafone, David Chew no cello, Pascoal Perrotta à frente de um naipe de cordas, o próprio Edu na voz da única faixa cantada. Assim, Mauro que é íntimo tanto do jazz como do choro, percebeu nos temas de Edu (os quais foram quase em sua totalidade transformados em canção por nossos melhores letristas) possibilidades instrumentais infinitas. São melodias e harmonias tão ricas, tão feitas de sugestões, que ficou difícil para Mauro resistir tocar esse projeto. O disco casa dois diferenciais com extrema evidência: os arranjos de Gilson Peranzzeta diante dessa grande instrumentação e a fluência jazzísitca de Mauro Senise, que é, ao lado de Carlos Malta e Teco Cardoso, um dos maiores mestres do saxofone aqui no Brasil. Clique na imagem do disco para comprá-lo.



De Árvores e Valsas - André Mehmari


Premiado já na idade de 20 anos pelo prêmio nacional Visa de Música Instrumental em 1998, com apenas 10 de anos de carreira e com 30 anos de idade, André Mehmari é, hoje, um dos principais compositores e pianistas brasileiros, sendo também um proficiente multiinstrumentista. Uma prova do grande reconhecimento para com esse gênio é os constantes elogios e citações dos maiores músicos e críticos de música do país, além de já ter peças que foram encomendadas por grandes grupos, como OSESP, OSB ( para a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-americanos), Orquestra Jazz Sinfônica e Quinteto Villa-Lobos. Nesse CD De Árvores e Valsas, especificamente, André Mehmari mostra mais uma vez a grande fluência em transitar do erudito ao popular sem deixar arestas: além das suas próprias composições, o pianista faz um percurso entre Nelson Cavaquinho, Monteverdi e cancioneiros do Clube da Esquina. Nesse disco há grandes participações como Mônica Salmaso, Sérgio Santos e Zé Miguel Wisnik, os instrumentistas Teco Cardoso, Gabriele Mirabassi, Sérgio Reze, Neymar Dias e Zé Alexandre Carvalho. Clique Aqui para comprar.


Um comentário:

JazzMan! disse...

Putz. Esse é meu mestre!

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)