Este arquivo de 1952 é o registro de uma lendária sessão no famoso clube Farol em Hermosa Beachpara. Para os amantes que gostam de Cool jazz, esse é o único dos álbuns que mostra o mais raro e inesperado encontro de Chet Baker -- um branco que caminhava nas molduras do Cool -- e Miles Davis -- um negro que, apesar de ter sido um dos catalizadores desse estilo calmo e elaborado em 1949, estaria prestes a participar do virtuoso hard bop na essência de sua criação. Além de ser uma ponte que liga Miles Davis com Chet Baker, um dos mais novos e requintados músicos da criação jazzística na primeira metade dos anos 50, esse álbum também traz participações do clarinetista Jimmy Giuffre e do pianista Russ Freeman, músicos representantes da vanguarda na esfera dos progressos da época. Enfim, o disco se resume no raro encontro desses dois jovens trompetistas que, à época, trabalhavam na linha do Cool Jazz. Na verdade Chet e Miles foram parceiros de banda, ainda que por um período curto. Tudo acontece no lendario Lighthouse Café, clube localizado em Hermosa Beach - Califórnia, onde, ainda hoje, continua ativo: após a II Guerra Mundial, o músico Howard Rumsey, cansado de tocar em sua big bands no fim de uma noite, resolveu passear pela cidade e foi dar de cara no Lighthouse, encontrando uma casa literalmente vazia. Rumsey pediu ao dono do local uma oportunidade para tocar naquele espaço. A banda que se formou e passou a tocar no Farol Club era a Lighthouse All-Star, um grupo que, em sua maioria, consistia de músicos brancos da costa oeste da Califórnia. Até Max Roach apresentou-se, nessa época, numa curta temporada de apresentações no local, e, posteriormente, trouxe o seu amigo Miles Davis para ingressar ao conjunto, no qual também chegaria Chet Baker para completá-lo.
O resultado é esse antológico album "With The Lighthouse All Stars", gravado em 13 de Setembro 1953 . O album apresenta nove faixas de altissima qualidade e uma interação de musicos de estrema inquietude. "At Last" abre o album norteando um belo arranjo cool, sendo seguida por "Winter Wonderland" com clichês-chave, onde Miles sola em seu trompete quase um sussuro. Seguem-se "Loaded", "I'll Remember April", "Pirouette", "Witch Doctor", "Infinity Promenade", 'Round Midnight', e "A Night in Tunisia", sendo essa ultima composta de um belo solo de Bud Haste, mostrando aos outros como um bom solo de saxofone deve ser feito, construindo declarações pautadas e claras em uma estrutura coesa que complementa o tema-canção. Chet Baker apresenta um trompete ascendente do West Coast que aparece simpaticamente mostrando o caminho que Miles completa. De certa maneira, é um trabalho histórico e interessante para os amantes deste período de início da carreira do Miles, época em que tentava quebrar o seu vício adquirido no início dos anos 1950. Realizada em 13 de setembro de 1953, e gravado pelo selo Contemporary Jazz, época em que Miles Davis estava na Califórnia para se livrar das "más" influências de Nova Yorque. Procurem esta pérola no buscador Captain Crawl.Chet Baker - Trompete
Miles Davis - Trumpete
Rolf Ericson - Trumpete
Jimmy Giuffre - Clarinete
Bud Shank - Sax. Alto
Bob Cooper - Sax. Tenor
Russ Freeman, Lorraine Geller & Claude Williamson - Piano
Max Roach - Bateria
01 - At Last
02 - Winter Wonderland
03 - Loaded
04 - I'll Remember April
05 - Pirouette
06 - Witch Doctor
07 - Round Midnight
08 - Infinity Promenade
09 - A Night in Tunisia











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