BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Straight, No Chaser - Thelonious Monk 1966

Thelonious Monk: Straight - No Chaser, documentario feito em 1988 sobre a vida de Thelonious Sphere Monk (10-10-1917 Rocky Mount). Produzido por Clint Eastwood e dirigido por Charlotte Zwerin, o documentário retrada o estilo diferente e estranho do pianista visto como falto de técnica e um gênio além do seu tempo. As imagens filmadas em 1968 por Michael e Christian Blackwood sobre o compositor e pianista estavam em excelente estado incluindo as cenas de Monk fora dos palcos. Ricker, como produtor, juntou-se a diretora Charlotte Zwerin e ao produtor executivo pra trazerem esse material à vida. "A Vida e Música de Thelonious Monk" combina as imagens dos Blackwood com Thelonious no estúdio durante sua turnê, cenas por trás dos palcos como as entrevistas, além de fotos de arquivo. Pausas, compassos irregulares, dissonâncias, um toque percussivo e anguloso fizeram de Monk um músico único no jazz. Monk ficou conhecido pelo seu talento para realizar improvisações e compor com facilidade ao piano, apesar de que para um pianista tocar suas composições com a mesma graça e originalidade é extretamente difícil. Uma da suas composições mais famosas é "Round Midnight". Monk líderou o famoso "Thelonius Monk Quartet" tendo como sidemans grandes jazzistas como Willbur Ware e Shadow Wilsonquem e John Coltrane, do qual se tornaria mentor e amigo em sua carreira solo. Seu estilo ao piano era muito peculiar, distante de algumas das técnicas tradicionais. Várias de suas composições se tornaram célebres sendo que diversas delas são consideradas marcos divisórios do jazz. Consagrado tardiamente pela mídia, fez várias excursões pela Europa nos anos 60. Em 71 e 72 integrou o grupo "all stars" do Giants of Jazz, que incluía Dizzy Gillespie, Art Blakey e Sonny Stitt. Em meados da década de 70 retirou-se de cena jazzística norte-americana devido a problemas de saúde, morrendo em 17 de fevereiro de 1982 de ataque cardíaco. Monk só retornaria mais tarde em 1988 como lenda e mito no primeiro plano do jazz nesse interessantíssimo filme bancado por Clint Eastwood.

Dica: Dvd - Thelonious Monk Straight, No Chaser (Charlotte Zwerin - 1988)


01 - Locomotive
02 - I Didn’t Know About You (Take 4)
03 - Straight, No Chaser
04 - Japanese Folk Song (Kojo No Tsuki)
05 - Between The Devil And The Deep Blue Sea
06 - We See
07 - This Is My Story, This Is My Song
08 - I Didn’t Know About You (Take 1)
09 - Green Chimneys

Músicos:
Thelonious Monk - Piano
Charlie Rouse - Sax.Tenor
Larry Gales - Baixo Acustico
Ben Riley - Bateria


download


Boa audição - Namastê

Esta postagem é uma parceria entre o blog Farofa Moderna e o blog Borboletas de Jade


2 comentários:

Anônimo disse...

só faltou o Ben Riley

Borboletas de Jade disse...

Grande sacada
Valeu.

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)