A ECM durante essas três décadas impôs todo um estilo peculiar de música, firmando-se como a etiqueta principal da atual corrente denominada Modern Creative, unindo tudo oque há de mais moderno - desde meados dos anos 70 até hoje - para compor um estilo "tênue" e catalizador de música moderna, um estilo que preserva acima de qualquer experimentação e liberdade, a música sofisticada, bem elaborada e rica de fusões e elementos diversos: desde o Jazz mais "cool" até o mais "free", desde as sonoridades étnicas da World Music até versões mais Fusion e urbanas, desde a música popular européia até a música erudita, tudo soa elaboradamente moderno. Ou seja, na ECM as sonoridades relaxantes se une à sofisticação harmônica, a liberdade criativa se une à genialidade composicional de seus músicos, as várias formas de música se unem dentro de um conceito "zen" de música moderna. Por isso não é hipocrisia dizer que a alemã ECM cristalizou-se no " Estilo ECM" de música, sendo que já houve e há quem diga que a gravadora virou um clichê da música pós-moderna, formatando a música criativa européia num conceito quase sempre previsto. Mas, críticas a parte, a gravadora ECM pode ser considerada uma das principais gravadoras a impulsionar uma gama de artistas criativos de várias partes do mundo e, por consequência, de vários estilos musicais: dentre eles podemos destacar os brasileiros Egberto Gismonti e Naná Vasconcelos, o norueguês Jan Garbarek, o norte-americano Keith Jarrett e vários outros músicos do Jazz e fora dele, vários outros músicos da Europa, America e até dos paises orientais.
Pois bem: agora apresento-voz o livro, de onde vocês poderão tirar conclusões mais específicas e mais verídicas do que a minha opinião. Abaixo a sinopse do livro: e como o livro é editado em inglês, eu também trouxe sinopse em inglês, pois desconheço se há uma versão em português desse excelente livro. Para quem lê em inglês, é um trabalho primordial com fotos, depoimentos que vão desde diretores, fotógrafos, engenheiros de som, produtores aos músicos que compõe essa gravadora que hoje é sinônimo de Jazz e Música Contemporânea. Primordial para entender a "estética ECM"
The first volume to address the full range of music on ECM, “Horizons Touched” contains extensive interviews with producer Manfred Eicher and over 20 specially commissioned essays on all aspects of the label’s work by an international line-up of leading music journalists and writers. Interspersed between the essays are more than 100 statements from ECM’s composers, musicians and engineers as well as film makers, photographers and designers associated with the company. The book also includes a complete ECM discography, with all releases from 1969 to the present.
"Horizons Touched: The Music of ECM" is now available. Published by Granta Books of London, and edited by Steve Lake and Paul Griffiths, this book presents a multiple-perspective survey of the label’s work.
"Horizons Touched: The Music of ECM" is now available. Published by Granta Books of London, and edited by Steve Lake and Paul Griffiths, this book presents a multiple-perspective survey of the label’s work.
Um comentário:
Graças a Deus que existe a ECM Records! É de lá que que sai o melhor da música contemporânea, críticas e clichês à parte.
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