BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Gênios do jazz na década 2000-2010: O trombonista Wycliffe Gordon, sua fluência e seu leque de tradições!!!



Mais um breve post da série Gênios do jazz na década 2000-2010, que iniciei em meados de 2010 na intenção de mostrar os principais músicos do jazz contemporâneo. O extraordinário trombonista Wycliffe Gordon, músico nascido em Geórgia, foi descoberto pelo trompetista, compositor e bandleader Wynton Marsalis no final dos anos 80. Por mais de 10 anos, Gordon fez parte do legendário combo Wynton Marsalis Septet e da big band Lincoln Center Jazz Orchestra, sendo que, ainda hoje, ele é um dos colaboradores regulares nos projetos de Wynton e do Jazz at Lincoln Center, em Nova Iorque. Após lançar os últimos álbuns com o Wynton Marsalis Septet no final dos anos 90, o jovem trombonista deu um novo gás à sua carreira solo iniciada em 1996, passando a lançar, nesta década de 2000, excelentes álbuns pelos selos Nagel-Heyer e Criss Cross, além de participar de diversos projetos paralelos, dentre os quais projetos dirigidos pelo grupo progressista de compositores chamado Jazz Composers Collective (Ted Nash, Ben Allison, Michael Blake, Ron Horton, Frank Kimbrough). Sendo um dos principais trombonistas dos últimos tempos, Wycliffe Gordon, assim como o próprio Wynton Marsalis, é um adepto do tradicionalismo moderno, tocando, portanto, desde os velhos estilos do new orleans jazz, passando pelo gospel até abordagens de jazz mais contemporânos, com ênfase no neo-bop e no modern post-bop. Em sua discografia Wycliffe Gordon mostra uma vasta excelência musical: ora tocando tuba, ora se aventurando ao trompete e outrora se aventurando na voz, cantando e improvisando no melhor estilo do scatting vocal (improvisando frases jazzísticas com a voz) -- vide, por exemplo, o álbum The Joyride (Nagel-Heyer, 2003).


In Flight: Wycliffe Gordon: trombone; Seamus Blake: sax tenor; David Kikoski: piano; Larry Greanadier: contrabaixo; Bill Stewart: bateria;

Um dos melhores álbuns de Wycliffe Gordon é o United Soul Experience. Lançado em 2002 pelo selo Criss Cross (gravadora que tem descoberto grandes jovens talentos do jazz norte-americano), United Soul Experience é um disco ambientado basicamente em dois estilos próximos: de um lado um pouco do neo-bop, uma influência direta das enérgicas abordagens oitentistas de Wynton Marsalis (bem clara na primeira faixa “Get It! Get!”) e, do outro lado, o post-bop contemporâneo, estilo que domina a maioria das faixas restantes. Os músicos que acompanham Wycliffe Gordon fazem parte dessa geração mais jovem do post-bop contemporâneo (geração bem representada, por exemplo, por músicos como o guitarrista Kurt Rosenwinkel, o contrabaixista Larry Grenadier e pelos saxofonistas Mark Turner e Seamus Blake, saxtenorista que colabora de forma magistral neste disco de Wycliffe Gordon). As improvisações de Gordon mostram porque ele figura com uma assiduidade quase constante nas listas de melhores trombonistas do ano da revista Downbeat, JazzTimes e de outras revistas e jornais americanos. A grande sacada deste disco consiste, inclusive, nos solos virtuosos de Gordon e de Seamus Blake, bem como na forma interativa com a qual os solistas se dialogam com a poderosa condução rítmica constituída do pianista David Kikoski, do contrabaixista Larry Grenadier e do fantástico baterista Bill Stewart. Ouçam -- este e outros álbuns de Wycliffe Gordon!!! Clique nas imagens para acessar o material!

Um comentário:

Higor disse...

Wycliffe Gordon pra mim é uma inspiração... E deveria ser para todos os trombonistas!

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)