BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Classic Moments in Jazz - Anos 90: Branford Marsalis e o seu grupo Buckshot LeFonque, pioneiro do jazz-rap!


Inicio, com este post, uma série de abordagens em momentos clássicos -- ou apenas momentos diferentes e inusitados da história do jazz -- levados a cabo por músicos célebres e por músicos esquecidos. A maioria dos jazzófilos propagam que foi Miles o grande pioneiro da definitiva fusão entre jazz e o hip hop dos  anos 80, através do álbum Doo Bop (Warner Bros., 1992), afirmativa que é falsa e é enfatizada mais por causa da áurea do mito do trompetista do que seu por merecimento. Sim, ele pode ter sido um dos pioneiros, mas não foi o primeiro a fazê-lo: esperto e ágil, ele apenas seguiu na onda de uma idéia que já tinha sido desenvolvida pelo grupo de rappers Gang Starr e pelo jovem saxofonista Branford Marsalis através da faixa "Jazz Thing" da trilha sonora do filme "Mo' Better Blues (1990), clássico do cineasta Spike Lee -- ou seja, sem desconsiderar o trabalho pioneiro de diversos grupos que já vinham usando samplers de jazz com batidas de hip hop, a faixa "Jazz Thing" foi o mais representativo trabalho de fusão entre o instrumental jazzístico com as batidas e a poesia do rap não apenas pelo arranjo, mas pelas citações honrosas aos diversos mestres da história do jazz: Duke Ellington, Charlie Parker, Billie Holiday, Max Roach, John Coltrane, Sonny Rollins, o próprio Miles Davis, Ornette Coleman, dentre outros. Antes de irmos ao desfecho e detalhes do movimento, assista o vídeo abaixo, um clipe com a faixa "Jazz Thing" produzida para o filme Mo' Better Blues (Maiores e Melhores Blues em português) -- lembrando que a trilha sonora do filme saiu em CD com Branford Marsalis Quartet featuring Terence Blanchard (foto).





Pois bem. No final dos anos 80 -- antes de Miles pensar no assunto, portanto -- deu-se início ao surgimento de um novo subgênero do jazz: o jazz-rap, estilo que após se tornar muito popular e receber outros ingredientes nos clubes de música eletrônica ingleses, seria rotulado de acid jazz -- uma rotulagem inicialmente para fins comerciais, para imprimir um suposto ineditismo tedencioso, já que o gênero "acid jazz", propriamente dito, já tinha sido cunhado nos anos 70: esse estilo era basicamente caracterizado pelo jazz comercial setentista que era produzido por músicos como Lou Donaldson, Donald Byrd, Roy Ayers e Richard Groove Holmes, os quais se tornaram mais adeptos às apelações comerciais da época, imprimindo roupagens lounge, funky e até já muito próximas das batidas disco music. Mas, enfim...três dos principais grupos de músicos-rappers a embalar essa fusão de jazz com hip hop e levá-la para os anos 90 foram o Gang Starr, o US3 e o Buckshot LeFonque. Do ponto de vista comercial e antológico, o jazz-rap não foi um estilo que suscitou muito respeito perante a crítica especializada em jazz ou grandes sucessos perante a mídia, mas até mais recentemente o estilo se mantinha vivo, ainda que através de projetos e lançamentos dispersos e solitários de músicos, produtores e DJs como o MC Guru (fundador do Gang Starr e autor da série de álbuns do Jazzmatazz), o Soulive, o RH Factor (grupo criado pelo grande trompetista Roy Hargrove), o DJ Madlib, o poeta Mike Ladd, o Antipop Consortium (grupo que gravou com o pianista Matthew Shipp) e o DJ Logic (que já gravou com músicos como Jason Moran, Christian McBride, Uri Caine e o trio de irmãos Medeski Martin & Wood). De todos esses exemplos, o melhor grupo dessa vertente de jazz-rap -- na minha opinião -- é justamente o Buckshot Lefonque, grupo criado pelo saxofonista Branford Marsalis no início dos anos 90, pois trata-se do grupo mais orgânico, acústico, autêntico e representativo desse gênero. A curiosidade, em relação ao nome, é que Buckshot LeFonque foi um pseudônimo usado no álbum "Here Comes Louis Smith" (Blue Note, 1958), do trompetista Louis Smith, pelo grande saxofonista Julian Cannonball Adderley, um dos maiores mestres do sax-alto da história do jazz.


E já era desde do início dos anos 80 que o saxofonista Branford Marsalis já vinha se destacando no jazz: inicialmente através da grande retomada ao jazz acústico levado à cabo pelo quinteto do seu irmão mais novo, o trompetista Wynton Marsalis; depois, em sua própria banda, quando ele começou a lançar álbuns mais frequentes a partir de 1986. Essa fase, aliás, retomou o jazz mais autêntico através de um estilo que seria rotulado como "neo-bop", ou seja, um som baseado nos estilos do bebop e hard bop das décadas de 40,50 e 60, só que mais contemporâneo, com fraseados mais intrincados e uma base rítmica mais explosiva e polirrítimica: foi uma fase que ficou reconhecida como "O Renascimento do Jazz", já que, depois dos experimentalismos do free jazz e fusion das décadas anteriores, houve uma grande retomada dos fundamentos clássicos do jazz perante o mercado. Mas Branford Marsalis enxergava um horizonte musical mais amplo  à sua frente e acabou se desentendendo com Wynton: após a gravação do legendário álbum Black Codes (From the Underground), em 1985, ele saiu definitivamente da banda do irmão para ir trabalhar com o cantor Sting, ex-líder do The Police -- lembrando que Branford também já havia trabalhado com o próprio Miles Davis no álbum Decoy, em 1984. Junto à todas essas influências -- o neo-bop que ele vinha trabalhando com o irmão Wynton, o jazz-fusion de Miles Davis e a música pop de Sting -- Branford também agregou à sua bagagem influências de rhythmn'blues,  rock, funk e hip hop -- ou seja, tudo aquilo que o irmão Wynton odiava a demonizava --, vindo a fundar o grupo Buckshot LeFonque no início dos anos 90.

O primeiro álbum do grupo foi o homônimo Buckshot Lefonque, de 1994, mas a idéia de som e do grupo começou a germinar ainda no ano de 1989, quando Branford conheceu o DJ Premmier e o MC' Guru, dois rappers do grupo Gang Starr, os quais foram convidados pelo cineasta Spike Lee para colaborar com a trilha sonora do filme Mo' Better Blues, estrelado por Denzel Washington e Wesley Snipes. Juntos, Branford Marsalis, MC Guru e DJ Premier, elaboraram faixas que fizeram parte da trilha sonora Mo' Better Blues ("Maiores e Melhores Blues, em português), resultando numa antológica fusão de jazz com rap: a faixa instrumental "Jazz Thing", creditada a Branford e ao grupo Gang Starr , foi a mais popular dentre todas as faixas que compunha a trilha do filme de Spike Lee, sendo um dos primeiros hits responsáveis por iniciar e popularizar o estilo do jazz-rap (lembrando que este filme, que pode ser considerado um clássico da blaxplotaition tardia, ainda teve a presença de músicos como o baterista Jeff Tain Watts e o trompetista  Terence Blanchard, que, logo em seguida, seria o responsável por praticamente todas as trilhas sonoras dos filmes de Spike Lee). Pois bem, dessa experiência Branford teve a idéia, então,  de fundar o grupo Buckshot LeFonque, chamando, inicialmente, o DJ Premier e o célebre tecladista e cantor soul Frank McComb para colaborar com o projeto. Apesar de pioneiro, este foi um projeto que rendeu apenas duas gravações, e ainda de forma dispersa: o primeiro álbum, o homônimo "Buckshot LeFonque", só sairia em 1994; o segundo álbum do grupo, o Music Evolution, so saíria em 1997, encerrando a vida do grupo e as empreitadas de Branford com o hip hop. Infelismente nem o Buckshot  nem o próprio estilo do jazz-rap renderam muito sucesso no mercado fonográfico, o que justificou a curta saga do gênero enquanto sucesso comercial. Mas, artisticamente falando, o jazz-rap foi fase importante dos anos 90, a qual não se pode desprezar quando analisamos o jazz das ultimas décadas. Deste último album do Buckshot Lefonque, deixo abaixo três faixas: "Music Evolution", "James Brown" e "Jungle Grove".

Nenhum comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)