BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Jazz Contemporâneo: A introspectividade do Brad Mehldau Trio


Um dos maiores combos na categoria piano-trio do jazz contemporâneo - já com passagem garantida pra ser um dos maiores da história do jazz -, o Brad Mehldau Trio pode ser considerado uma extensão pós-moderna do moderno Bill Evans Trio, que tinha em sua primeira configuração, nos anos 60, Bill Evans ao piano, Scott LaFaro no contrabaixo e Paul Motian na bateria. Brad Melhdau não gosta quando comparam seu estilo com o do pianista Bill Evans, mas, de fato, as influências ficam evidentes: tanto pelo estilo intimista e introspectivo de Mehldau como pela escolha do repertório, que é constituído, em sua maioria, de sofisticadas baladas do songbook jazzístico e de temas do pop-rock contemporâneo, abrangendo músicas de bandas como Soundgarden, Radiohead e Nick Drake. Quer dizer, apesar do Brad Mehldau Trio imprimir uma roupagem obviamente mais moderna e diferente da roupagem do Bill Evans Trio dos anos 60 - já que se trata de uma banda de estética contemporânea -, a concepção de "enriquecimento rítmico-melódico-harmônico" que Mehldau aplica no retoque e na recriação às baladas tem, sim, uma grande conexão com o modo que Bill Evans trabalhava seu repertório: enriquecendo baladas tarimbadas com harmonias rebuscadas e conferindo-as interpretações melancólicas e introspectivas, criando configurações singulares para standards conhecidos e transformando temas populares em verdadeiras peças de improvisação. Mas, a despeito do Brad Mehldau Trio ter sua identidade estigmatizada pelo legado do Bill Evans Trio, o pianista Brad Melhdau, em sí, também destila influências de outros mestres do piano como Keith Jarrett e Fred Hersch, por exemplo - além dele ser ecleticamente único e inteligente na escolha do seu repertório, que inclui não só baladas do songbook jazzístico, mas temas inteligentes do pop-rock contemporâneo, bem como temas da música popular brasileira, a qual ele admira muito (vide a sua versão para a canção O que será, de Chico Buarque, presente no excelente álbum Live, lançado em 2008). Abaixo deixo três vídeos em boa resolução do Brad Mehldau Trio, banda composta por Brad Mehldau ao piano, Larry Grenadier no contrabaixo e Jeff Ballard na bateria. Para assistir aos vídeos basta apenas clicar na setinha > , que é o link que dá acesso à janela pop-up com o vídeo que inicia automático, ou seja, você assiste todos os vídeos aqui mesmo em uma janelinha especial. Assistam!


Brad Mehldau Trio - Knives Out (Radiohead)>

Exit Music (for a film) - Radiohead cover
>

Brad Mehldau Trio - O Que Sera (Chico Buarque)
>

Um comentário:

Roberto Cuzco disse...

ótima iniciativa essa de colocar aqui no blog os melhores vídeos de cada artista, viu Pitta! Valeu mesmo, os vídeos do mehldau estão demais, sobretudo o ultimo que está com excelente resolução e o som dos caras é de primeira!

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)