BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Bags & Trane - John Coltrane & Milt Jackson 1959

Milt Jackson (Detroit, Michigan, 01 de Janeiro de 1923 – Manhattan, 09 de outubro de 1999) foi um vibrafonista de jazz norte-americano e um dos primeiros no gênero bebop. Apelidado de “Bags”, foi o principal vibrafonista do jazz pós-swing, e talvez o maior de todo o jazz. Começou tocando violão e piano, antes de se decidir pelo vibrafone na adolescência. Se tornou um vibrafonista respeitado, superando até nomes de suma importância para o vibrafone dentro do Jazz, como dois dos históricos vibrafonistas: Lionel Hampton e Red Norvo, os quais ficaram na ativa durante muito tempo como os maiores nomes desse instrumento, conseguindo notoriedade até na década de 60 em que já despontavam jovens e modernos vribrafonistas como Gary Burton (1943) e Bobby Hutcherson, outras duas grandes lendas vivas do vibrafone. Milt Jackson, por sua vez, vinha da década de 40 com um estilo bem variado, englobando Bebop, Cool, blues e baladas mais tradicionais, além das experiências com música erudita. Sua estréia profissional foi cantando em um grupo gospel. Dizzy Gillespie o descobriu em Detroit e ofereceu-lhe um emprego no sexteto que havia formado e na sua orquestra em 1946. Assim Milt Jackson, gravando ao lado do trompetista, rapidamente se tornou popular e solicitado por outros músicos. Após tocar com o Gillespie Sextet, Jackson formou com o pianista John Lewis, o contrabaixista Percy Heath e o baterista Kenny Clarke o Modern Jazz Quartet aquele que seria, na historia do jazz, o primeiro dos quartetos a abordar a música erudita e, consequentemente, se encaixar nos moldes do Third Stream, termo cunhado por Gunther Schuller para denominar a atual corrente de músicos, do início da década de 50, que fazia uso dos arranjos da Música Erudita.

Neste álbum, aqui postado, enconta-se um evidente propósito dos dois músicos, Milt Jackson e John Coltrane, em sincronizar os instrumentos um ao outro. Coltrane ataca mais enérgico, com seu fraseado ligeiro e ligado, enquanto Milt Jackson adocica com ressonâncias suaves e vibrantes. Em "The night we called a day", pode-se ouvir como eles se escutam com atenção, obtendo uma sintonia perfeita entre o solista e a base. Bags & Trane é o único álbum de Milt Jackson gravado em conjuto com Coltrane. O título vem dos próprios apelidos dos dois músicos: Bags - Milt Jackson e Trane - John Coltrane. Gravado em Janeiro de 1959, "Bags & Trane" só foi liberado pela Atlantic Records em Dezembro de 1961. O relançamento mais recente é em 25 de Outubro de 1990 pelo selo Rhino Atlantic. Outro dos aspectos mais notáveis é o conhecido abuso de Coltrane em relação ao comprimento dos solos, com vista a eliminar qualquer limitação temporal que pudesse comprometer o improviso, o que elevou os critérios e as necessidades de mais estudo: daí surge as questões quanto ao espírito solícito de Coltrane que, em algumas faixas, fazia com que ele improvisasse solos de trinta minutos sem interrupção). Enfim, a produção deste disco ficou a cargo de Nesuhi Ertegün & Bob Porter, com fotografias de Lee Friedlander.

01 - Stairway To The Stars
02 - The Late Late Blues
03 - Bags And Trane
04 - Three Little Words
05 - The Night We Called a Day
06 - Be-Bop
07 - Blues Legacy
08 - Centerpiece

Musicos:
John Coltrane - sax. Tenor
Milt Jackson - Vibrafone
Hank Jones - Piano
Paul Chambers - Baixo Acustico
Conny Kay - Bateria


download


Boa audição - Namastê.

Uma Colaboração do Blog Borboletas de Jade


Nenhum comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)