Numa linha de trompetistas que já eram considerados peculiares - ou quem sabe até vanguardistas - no final dos anos 50 temos Booker Little (tocou com Eric Dolphy), Ted Curson (tocou com Charles Mingus) e Don Cherry (participou da fundação do Free Jazz ao lado de Ornette Coleman e foi colaborador de Albert Ayler). Desses o mais inquietante, como se poder perceber, foi Don Cherry, figura emblemática do início do Free Jazz que configurou o trompete para esse estilo com o qual Ornette se impôs a partir de 1958. Depois dos primeiros anos da década de 60 sendo coadjuvante de Ornette Coleman, Don Cherry passou a desenvolver sua carreira solo a partir de 1965: é interessante a ínfima atenção que Don Cherry recebeu da comunidade vanguardista, sobretudo a européia a partir dos anos 70. É preciso, portanto, ir com calma quando se estuda a discografia de Don Cherry, pois há discos que tanto salienta o bop (como a colaboração com Steve Lacy em "Evidence" e num quarteto com Sonny Rollins em "The Complete 1963 Paris Concert")como também há os discos dos primeiros e mais autênticos anos do Free Jazz, anos nos quais Don Cherry colabora, além de todas as primeiras gravações antológicas de Ornette, com John Coltrane em "The Avant-Garde" e com Albert Ayler nos seus discos de 1964.
Mas eu vos quero chamar a atenção para alguns discos que mostram Don Cherry colaborando e atuando com conjuntos e formações que soam por demais estranhas pra quem estava apenas acostumado a ouví-lo em suas primeiras colaborações e discos solos que soam "free" mas ainda soam bem "jazzy": falo de formações como aquela que podemos presenciar em "Codona" de 1978, um conjunto que brilhava entre o avant-garde "estilo ECM" e o world fusion, tendo o percussionista brasileiro Nana Vasconcelos e o sitarista Collin Walcott; falo de "Human Music" de 1969 que nos mostra uma música sem seção rítmica e nos extremos da atonalidade, esse disco é uma interação de Don Cherry e Jon Appleton, um dos pioneiros da música eletroacústica e computadorizada dos EUA; e aqui deixo mais uma parceria que não chega a ser tão estranha no soar das faixas como são os exemplos anteriores, mas é uma parceria estranha pelo fato de se tratar de um encontro deveras improvável: Don Cherry e a The New Eternal Rhythm Orchestra são dirigidas pelo lendário maestro Krzysztof Penderecki, um dos maiores gênios da música erudita contemporânea que começou sua carreira no serialismo nos anos 50 e aportou-se na tendendência mais conservadora vista nas ultimas décadas.( Este compositor e maestro polonês é bem conhecido do público que frequenta os concertos da Sala São Paulo, a mais moderna sala de concerto do Brasil e uma das grandes salas de renome na música erudita internacional: desde 2004, o maestro já aportou no Brasil duas vezes, chegando a reger a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Enfim, fica aqui um pequeno convite para conhecer o lado mais obscuro e experimental do trompetista Don Cherry que, sendo um dos colaboradores mais requisitados, partiu do bop, fundou o free jazz, flertou com a word music e chegou até a música serial e contemporânea de Appleton e Penderecki.
Mas eu vos quero chamar a atenção para alguns discos que mostram Don Cherry colaborando e atuando com conjuntos e formações que soam por demais estranhas pra quem estava apenas acostumado a ouví-lo em suas primeiras colaborações e discos solos que soam "free" mas ainda soam bem "jazzy": falo de formações como aquela que podemos presenciar em "Codona" de 1978, um conjunto que brilhava entre o avant-garde "estilo ECM" e o world fusion, tendo o percussionista brasileiro Nana Vasconcelos e o sitarista Collin Walcott; falo de "Human Music" de 1969 que nos mostra uma música sem seção rítmica e nos extremos da atonalidade, esse disco é uma interação de Don Cherry e Jon Appleton, um dos pioneiros da música eletroacústica e computadorizada dos EUA; e aqui deixo mais uma parceria que não chega a ser tão estranha no soar das faixas como são os exemplos anteriores, mas é uma parceria estranha pelo fato de se tratar de um encontro deveras improvável: Don Cherry e a The New Eternal Rhythm Orchestra são dirigidas pelo lendário maestro Krzysztof Penderecki, um dos maiores gênios da música erudita contemporânea que começou sua carreira no serialismo nos anos 50 e aportou-se na tendendência mais conservadora vista nas ultimas décadas.( Este compositor e maestro polonês é bem conhecido do público que frequenta os concertos da Sala São Paulo, a mais moderna sala de concerto do Brasil e uma das grandes salas de renome na música erudita internacional: desde 2004, o maestro já aportou no Brasil duas vezes, chegando a reger a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Enfim, fica aqui um pequeno convite para conhecer o lado mais obscuro e experimental do trompetista Don Cherry que, sendo um dos colaboradores mais requisitados, partiu do bop, fundou o free jazz, flertou com a word music e chegou até a música serial e contemporânea de Appleton e Penderecki.
Collin Walcott, Don Cherry & Naná Vasconcelos - Codona
ECM Records/WEA 58.010
01 - Like that of sky (Collin Walcott)
02 - Codona (Collin Walcott - Don Cherry - Naná Vasconcelos)
03 - Colemanwonder:
• Race face (Ornette Coleman)
• Sortie (Ornette Coleman)
• Sir Duke (Stevie Wonder)
04 - Mumakata (Collin Walcott)
05 - New light (Collin Walcott)
Collin Walcott - sitar, tabla, hammered dulcimer, sanza, voice
Don Cherry - trumpet, flutes, doussn'gouni, voice
Nana Vasconcelos - berimbau, cuíca, percussion, voice
D
O
W
N
L
O
A
D
Duas capas do disco "Actions": uma pelo selo Spectrum e outra pelo selo Everest
Krzysztof Penderecki
Kenny Wheeler(tp/flh)
Manfred Schoof(tp)
Tomasz Stanko(tp)
Albert Mangelsdorff(tb)
Paul Rutherford(tb)
Gerd Dudek(ts/ss)
Peter Brotzmann(ts/bs)
Willem Breuker(ts/cl)
Gunter Hampel(bcl/fl)
Terje Rypdal(g)
Fred Van Hove(p/org)
Peter Warren(b)
Buschi Niebergall(b)
Han Bennink(ds/perc)
Jon Appleton & Don Cherry 1969
01 - Like that of sky (Collin Walcott)
02 - Codona (Collin Walcott - Don Cherry - Naná Vasconcelos)
03 - Colemanwonder:
• Race face (Ornette Coleman)
• Sortie (Ornette Coleman)
• Sir Duke (Stevie Wonder)
04 - Mumakata (Collin Walcott)
05 - New light (Collin Walcott)
Collin Walcott - sitar, tabla, hammered dulcimer, sanza, voice
Don Cherry - trumpet, flutes, doussn'gouni, voice
Nana Vasconcelos - berimbau, cuíca, percussion, voice
Krzysztof Penderecki & Don Cherry 1971
D
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Duas capas do disco "Actions": uma pelo selo Spectrum e outra pelo selo Everest
Krzysztof Penderecki
Kenny Wheeler(tp/flh)
Manfred Schoof(tp)
Tomasz Stanko(tp)
Albert Mangelsdorff(tb)
Paul Rutherford(tb)
Gerd Dudek(ts/ss)
Peter Brotzmann(ts/bs)
Willem Breuker(ts/cl)
Gunter Hampel(bcl/fl)
Terje Rypdal(g)
Fred Van Hove(p/org)
Peter Warren(b)
Buschi Niebergall(b)
Han Bennink(ds/perc)
Jon Appleton & Don Cherry 1969
Um comentário:
Thank you! I've been searching for this album for ages.
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