Galera é o seguinte: o período do nosso blog no Portal MTV acabou e estou re-postando aqui meus podcasts que publiquei por lá. Este fala sobre o Jazz Contemporâneo: uma salada - ou uma farofa - de estilos; uma fusão e confusão de estéticas sonoras. Tudo é válido no chamado Jazz Contemporâneo: um mesmo músico pode tocar tradicional com um swing retrô e no disco seguinte impregnar psicodelia e eletrônica em sua música. As influências de outros idiomas musicais como o rock, o funk, o pop e o hip hop chegam a não só ficarem claras, como até chegam a ser predominantes em alguns discos de músicos de Jazz. Mas o interessante é que mesmo englobando outros estilos musicais, o Jazz sempre terá sua identidade própria, o que nos permite dizer, por exemplo: "Cara, essa composição tem batidas de hip hop, mas é Jazz". Assim como cada músico, mesmo quando muito eclético, consegue mostrar uma identidade jazzística que lhe é própria.
Neste primeiro podcast do Blog Farofa Moderna que publiquei no Portal MTV (03/08/2009) eu apresento cinco músicos que, com suas bandas, vêm lançando trabalhos fantásticos neste início do século 21. A faixa que inicia o podcast é um blues moderno chamado Minor Blues, tema do disco The Next Step (2001), composto pelo guitarrista Kurt Rosenwinkel, um dos guitarristas de timbre mais diferenciado do jazz atual. A segunda faixa é In the Loop, que está no disco de mesmo nome lançado em 2006 pelo saxofonista Ted Nash (reparem no diálogo esperto do saxofone de Ted Nash com o trompete de Marcus Printup). A terceira faixa, Sucker Punch, está no disco Target or Flag (1998) da banda experimentalista Vardermark Five, liderada pelo saxofonista Ken Vandermark: aqui o quinteto de Chicago impregna psicodelia e improvisações livres ao seu jazz. A quarta faixa, Where Y'all At do disco From the Plantation to the Penitentiary (2007), é um jazz funkeado com spoken word (quase perto do estilo do rap), onde o trompetista Wynton Marsalis critica alguns problemas da sociedade americana - como o racismo, por exemplo, e a própria atidude dos negros que chegam a ser conivente com tais problemas. E a ultima faixa, Acid Samba (2000) é uma sonzeira fantástica do trombonista brasileiro Bocato. Boa Audição à todos!
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