É pessoal, saiu mais uma lista de candidatos ao prêmio Grammy, o "Oscar da Música" a ser entregue aos ganhadores no dia 13 de Janeiro de 2011: os felizardos serão aqueles que, segundo a bancada dos críticos especializados contratados como júri, conseguiram produzir "O Melhor Álbum", "O Melhor Solo", "A Melhor Composição", "O Melhor Arranjo" -- dentre outras categorias -- durante o ano de 2010. É claro que, em se falando de jazz, a lista de nominados, bem como a própria premiação, não se constitui uma "verdade absoluta" ou uma "lista definitiva" no sentido de ser o único e mais confiável parâmetro e ranking a expressar a contemporaneidade desse gênero -- isto é, tem muitos projetos inovadores acontecendo no circuito underground que não são contemplados pela mídia especializada com a mesma ênfase que os projetos de músicos conhecidos ou não são contemplados de forma alguma. Contudo, como escreví em 2009, sou amistoso com a lista do Grammy mais do que sou com a lista da Downbeat, a mais tradicional e festejada revista especializada em Jazz -- ora, e o motivo é simples: o Grammy valoriza novos músicos e novos projetos com novas abordagens, mesmo quando valoriza, em sequência ou regularmente, músicos veteranos e já estrelados como Wynton Marsalis ou Herbie Hancock; já a Downbeat parece ter um júri de senhores que, anos após anos, ao preferirem uma certa visão conservadora do mainstream, valoriza os mesmos veteranos de sempre -- por exemplo, Wayne Shorter, Sonny Rollins, Dave Doulglas Joe Lovano, Chick Corea, Herbie Hancock, Pat Metheny e etc --, enquanto deixam os músicos mais progressistas ou mais jovens em segundo plano ou, quando muito, ficam amargando na categoria de "rinsing stars" (estrelas em ascensão): só para se ter uma idéia, em 2009 o tecladista Uri Caine, músico já na casa dos cinquenta anos de idade e com uma brilhante carreira solo já com duas décadas de duração, ainda estava lá na lista como um "músico em ascensão", enquanto quem figurava nos primeiros lugares no ranking de piano elétrico eram Chick Corea e Herbie Hancock -- é brincadeira?!!! Portanto, a maioria dessas listas, rankings e prêmios servem-nos apenas para saber quais nomes estão tendo maior atenção do mercado e da mídia, não significando que devam ser encarados como parâmetros para analisar os rumos do jazz. Mas como eu disse, o Grammy sempre traz novidades! Abaixo, após breves comentários a respeito dos álbuns que pude me inteirar, vos deixo a lista de candidatos e nossas apostas (1ª opção em amarelo, 2ª opção em lilás).
A grande novidade do Grammy, ao meu ver, foi ter escolhido a cantora e contrabaisita Esperanza Spalding, uma jazzista, para ser candidata na categoria à "Melhor Artista Revelação" (Best New Artist), ao lado de nomes da pop music tais como Justin Bieber, Drake, Florence & The Machine e Mumford & Sons. Apesar de eu não relacionar essa categoria abaixo, a cito aqui porque considero a Esperanza Spalding e a Cassandra Wilson não só como minhas catoras preferidas -- de toda a história do jazz, eu até diria --, mas no caso específico de Esperanza, ela soube criar um estilo de jazz vocal contemporâneo com composições e arranjos próprios sem precisar fazer muitas concessões, sem precisar ficar recriando standards manjados ou fazendo covers de canções pop. Esperanza Spalding é uma cantora única! Por isso acho que ela mereça. Mas, vá lá: desconfio que Justin Bieber leve a estatueta por causa dos seus hits dançantes e por inspirar os meninos adolescentes a cortar o cabelo com uma franja nos olhos! Argh!
Na categoria "Melhor Álbum Contemporâneo" não gostei de nenhum dos candidatos: minha escolha, por exemplo, seria o álbum "Ten" do pianista Jason Moran ou o Never Stop do trio The Bad Plus. Mas escolhí para primeira opção o álbum Backatown do trombonista Trombony Shorty: o álbum traz um mix de jazz, soul, pop e hip hop mais adendos de efeitos eletrônicos. Para segunda opção fico com o album Never Can Say Goodbye do organista Joey DeFrancesco: aí, ele reproduz os temas de Michael Jackson, tirando aquela maquilagem pop e trazendo-as para o plano do organ jazz.
Na categoria "Melhor Solo de Improviso", vejo que há uma predominância dos veteranos: Herbie Hancock, Keith Jarret e Wynton Marsalis. Mas vou apostar no solo de Hank Jones na faixa "Lonely Woman", do disco Pleased To Meet You: seria uma excelente forma de reconhecer as tantas décadas de contribuição que o velho e falecido Hank deu ao jazz. Minha segunda opção seria para o solo de Wynton Marsalis na balada "Van Gogh", do disco Portrait in Seven Shades -- aliás, já faz um tempo que Wynton não aparece no Grammy!
Na categoria "Melhor Álbum de Jazz Instrumental Solo ou em Grupo", vou ficar com o moderníssimo álbum Providencia, do pianista Danilo Perez. Minha Segunda opção fica com o disco Historicity do pianista Vijay Iyer: album que, ao meu ver, não é tão interessante quanto seus lançamentos anteriores, mas alcançou muita visibilidade na mídia especializada. Não é minha preferência, masVijay Iyer deve levar essa!
Ademais, fiquei contente de ver o Portrait in Seven Shades do saxofonista Ted Nash, meu álbum de big band preferido lançado em 2010, relacionado em duas categorias (na categoria de "Melhor Solo de Improviso", com Wynton fazendo um solo romântico na faixa "Van Gogh", e na de "Melhor Arranjo", onde o próprio Ted Nash seria agraciado pelos arranjos impressos na faixa "Monet"): pra mim foi o melhor álbum de big band, e Ted Nash merece mais visibilidade. Mas a obra de Nash não foi agraciada para a categoria de "big band": então, gostaria que quem ganhasse fosse o fantástico álbum Infernal Machines, do bandleader Darcy James: ele traz uma concepção muito contemporânea de orquestra de jazz! Confiram!
OBS: para saber mais sobre esses e outros álbuns e novidades gerais lançados em 2010, acessem as sessões de RADIO (ouçam o canal "jazz contemporâneo"), LANÇAMENTOS (acesso aos principais lançamentos do ano, comentados aqui no blog) e MÍDIA (acesso a listas, prêmios e às criticas sobre os melhores álbuns de 2009 e 2010). Abaixo a lista de candidatos
Melhor Álbum Contemporâneo de Jazz ( para álbuns contendo 51% ou mais de faixas instrumentais).
The Stanley Clarke Band
The Stanley Clarke Band
[Heads Up International]
Never Can Say Goodbye
Joey DeFrancesco
[HighNote Records]
Now Is The Time
Jeff Lorber Fusion
[Heads Up International]
To The One
John McLaughlin
[Abstract Logix]
Backatown
Trombone Shorty
[Verve Forecast]
Melhor Álbum Vocal de Jazz (para álbuns contendo 51% ou mais de faixas vocais)
Eleanora Fagan (1915-1959): To Billie With Love From Dee Dee
Dee Dee Bridgewater
[Emarcy]
Freddy Cole Sings Mr. B
Freddy Cole
[HighNote Records]
When Lights Are Low
Denise Donatelli
[Savant Records]
Ages
Lorraine Feather
[Jazzed Media]
Water
Gregory Porter
[Motéma Music]
Melhor Solo Improvisado de Jazz
Solar
Alan Broadbent, soloist
Track from: Live At Giannelli Square: Volume 1
[Chilly Bin Records]
A Change Is Gonna Come
Herbie Hancock, soloist
Track from: The Imagine Project
[Hancock Records]
Body And Soul
Keith Jarrett, soloist
Track from: Jasmine
[ECM]
Lonely Woman
Hank Jones, soloist
Track from: Pleased To Meet You
[Justin Time Records]
Van Gogh
Wynton Marsalis, soloist
Track from: Portrait In Seven Shades (Jazz At Lincoln Center Orchestra)
[Jazz At Lincoln Center]
Melhor Álbum Instrumental de Jazz Individual ou em Grupo ( para álbuns contendo 51% ou mais de faixas instrumentais).
Positootly!
John Beasley
[Resonance Records]
The New Song And Dance
Clayton Brothers
[ArtistShare]
Historicity
Vijay Iyer Trio
[ACT Music + Vision]
Moody 4B
James Moody
[IPO Recordings]
Providencia
Danilo Perez
[Mack Avenue Records]
Melhor Álbum Orquestra de Jazz ( para álbuns contendo 51% ou mais de faixas instrumentais)
Infernal Machines
Darcy James Argue's Secret Society
[New Amsterdam Records]
Autumn: In Moving Pictures Jazz - Chamber Music Vol. 2
Billy Childs Ensemble Featuring The Ying String Quartet
[ArtistShare]
Pathways
Dave Holland Octet
[Dare2 Records]
54
Metropole Orkest, John Scofield & Vince Mendoza
[Emarcy/Universal]
Mingus Big Band Live At Jazz Standard
Mingus Big Band
[Jazz Workshop, Inc./Jazz Standard]
Melhor Álbum de Jazz Latino (Vocal ou Instrumental)
Tango Grill
Pablo Aslan
[ZOHO]
Second Chance
Hector Martignon
[Zoho]
Psychedelic Blues
Poncho Sanchez
[Concord Picante]
Chucho's Steps
Chucho Valdés And The Afro-Cuban Messengers
[Four Quarters Entertainment]
¡Bien Bien!
Wayne Wallace Latin Jazz Quintet
[Patois Records]
Melhor Composição Instrumental ( a composição deve ser original, não valendo adaptações, e sendo lançada pela primeira vez )
Aurora
Patrick Williams, composer (Patrick Williams The Big Band)
Track from: Aurora
[ArtistShare]
Battle Circle
Gerald Clayton, composer (Clayton Brothers)
[ArtistShare]
Box Of Cannoli
Tim Hagans, composer (The Norrbotten Big Band)
Track from: The Avatar Sessions
[Fuzzy Music]
Fourth Stream...La Banda
Bill Cunliffe, composer (Temple University Symphony Orchestra)
[Boyer College Of Music And Dance]
The Path Among The Trees
Billy Childs, composer (Billy Childs Ensemble)
Track from: Autumn: In Moving Pictures Jazz - Chamber Music Vol. 2
[ArtistShare]
Melhor Arranjo Instrumental
Carlos
Vince Mendoza, arranjador (John Scofield, Vince Mendoza & Metropole Orkest)
Track from: 54
[Emarcy/Universal]
Fanfare For A New Day
Patrick Williams, arranjador (Patrick Williams The Big Band)
Track from: Aurora
[ArtistShare]
Itsbynne Reel
Gil Goldstein, arranjador (Dave Eggar)
Track from: Kingston Morning
[Domo Records]
Monet
Ted Nash, arranjador (Jazz At Lincoln Center Orchestra)
Track from: Portrait In Seven Shades
[Jazz At Lincoln Center]
Skip To My Lou
Frank Macchia, arranjador (Frank Macchia)
Track from: Folk Songs For Jazzers
[Cacophony]
Melhor Arranjo Instrumental Acompanhando Vocalista
Baba Yetu
Christopher Tin, arranjador (Christopher Tin, Soweto Gospel Choir & Royal
Philharmonic Orchestra)
Track from: Calling All Dawns
[Tin Works Publishing]
Baby
Roger Treece, arranjador(Bobby McFerrin)
Track from: Vocabularies
[Emarcy]
Based On A Thousand True Stories
Vince Mendoza, arranjador(Silje Nergaard & Metropole Orchestra Strings)
Track from: A Thousand True Stories
[Sony]
Don't Explain
Geoffrey Keezer, arranjador (Denise Donatelli)
Track from: When Lights Are Low
[Savant Records]
Imagine
Herbie Hancock & Larry Klein, arranjadores (Herbie Hancock, Pink, Seal, Jeff Beck,
India.Arie, Konono No 1 & Oumou Sangare)
Track from: The Imagine Project
[Hancock Records]
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