HACKENSACK MISTERIOSO PANNONICA MONK'S DREAM BYE-YA BRILLIANT CORNERS BLUE MONK BEMSHA SWING ASK ME NOW CRISS CROSS EPISTROPHY FOUR IN ONE BRAKE'S SAKE MONK'S MOOD TEO WORK OFF MINOR INTROSPECTION THINK OF ONELOCOMOTIVE STRAIGHT NO CHASER SAN FRANCISCO HOLIDAY WELL YOU NEEDN'T GREEN CHIMNEYS
O blog Monk, My Dear é totalmente especializado em releituras do repertório Monkiano. Thelonious Monk, inicialmente um dissidente rechaçado do bebop e considerado até um charlatão em sua época -- por sua maneira esquisita de tocar piano, por seu bop angular e desrritimado e, principlamente, por suas harmonias dissonantes --, passou a ser um dos mestres mais cultuados do jazz após a revalorização da sua música entre o final dos anos 50 e meados dos anos 60. No início dos anos 60 o culto à Monk já era tanto que ele chegou a ser capa da famosa revista Time Magazine. Desde então, vários tributos e releituras do exótico repertório monkiano foram surgindo: no blog Monk, My Dear, inclusive, há centenas de exemplos de como Monk se tornou uma legenda muito além dos standards -- recriar Monk não é apenas interpretar uma canção como pede uma partitura de jazz, recriar Monk é se redescobrir ou descobrir algo que ainda parece estar oculto, mas que é muito precioso. Minhas releituras e tributos preferidos são estes abaixo.Visitem o blog e boa viagem!
2 comentários:
grande vagner,
faz tempo que não comento poracá...muito embora sempre acesse o farofa...
não conhecia o cd do danilo perez tocando monk...piramidal
valeô a dica
abraçsons
O Panamonk do Danilo Perez é mais um tributo do que uma releitura. Mas é um dos albuns mais primorosos do pianista e um dos maiores álbuns dos anos 90!!!
Aliás, Pituco, vc é sempre muito bem vindo e querido aqui no Farofa Moderna!
Abraços sonoros pra ti tbm!!!
Postar um comentário