BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Jazz Composers Collective: Ron Horton


No Brasil é assim mesmo: chegam-nos apenas resenhas de músicos mais conhecidos que a mídia adora expor, já que eles geralmente são clássicos conhecidos e, por consequência, mais vendáveis. Os jornais brasileiros, por exemplo, ainda estão falando do Kind of Blue e do A Love Supreme e, quando muito, reservam um pedacinho de página para indicar clássicos ou lançamentos de ícones da era do fusion tais como o próprio Miles Davis, o tecladista Chick Corea, o pianista cult Keith Jarret, o guitarrista Pat Metheny, dentre outros músicos que conseguem ser vendáveis e palatáveis ao gosto do público leigo - lembrando que o fato de serem vendáveis nem sempre significa que eles sejam inferiores ou menos artísticos que os músicos undergrounds que prezam pela arte crua e desprezam os deleites impostos pela cultura de massa.

Mas o Farofa Moderna, dentre os poucos canais brasileiros que trazem novidades a um pequenino público ávido por música criativa, segue aqui com sua missão, apresentando-vos mais um músico do jazz norte-americano totalmente desconhecido aqui em solo tupiniqim: trata-se do trompetista Ron Horton, um dos músicos e compositores que faz parte do moderno grupo nova-iorquino chamado Jazz Composers Collective, também composto pelo contrabaixista Ben Allison, pelos saxofonistas Michael Blake e Ted Nash e pelo pianista Frank Kimbrough.

Ron Horton nasceu em 1960 e desde os início dos anos 80 está ativo no cenário do jazz norte-americano. Logo após terminar seus estudos no Berklee College of Music e passar por uma fase de início com colaborações à músicos menos conhecidos, passou a ser requisitado como colaborador de músicos midiáticos tais como Lee Konitz, Jane Ira Bloom e Andrew Hill. Com Hill, o trompetista obteve grande experiência: foi membro do Andrew Hill Sextet de 1998 à 2003 (conferir sua aparição no aclamado disco Dusk, lançamento de Hill pela Palmetto Records) e também foi diretor músical e co-arranjador da big band do icônico pianista (conferir o disco A Beautiful Day, lançamento em 2002 também pela Palmetto). Com Jane Ira Bloom ele colaborou como sideman em 1992 no disco Art and Aviation, dividindo atenções com o grande trompetista Kenny Wheeler, outro grande ícone do trompete e uma de suas grandes influências, por sinal.

Download
Ron Horton, trumpet and flugelhorn
John O'Gallagher, alto sax
Tony Malaby, tenor sax
Frank Kimbrough, piano
Mike Sarin, drums
Masa Kamaguchi, bass
John Hebert, bass



Em 1999, Ron Horton inicia sua carreira como líder, lançando seu primeiro disco intitulado Genius Envy, onde participam a moderna saxopranista Jane Ira Bloom e o saxtenorista John McKenna. Desde então, Horton lançou quatro discos, todos com críticas favoráveis que enaltecem a sua criatividade ao transitar da tradição ao avant-garde com invejável fluência, praticamente não deixando arestas ou incoerências, contribuindo, assim, com a proposta do grupo de compositores Jazz Composers Collective que é, justamente, fazer uma transição entre a tradiçao do Jazz Moderno das décadas antepassadas com a mais recente pluralidade imposta a partir da década de 90. Estilisticamente, Ron Horton segue entre o sopro ao estilo do ja citado trompetista Kenny Wheeler e as multiplas abordagens de Dave Douglas, imprimindo, a partir daí, uma roupagem que, mesmo mainstream, é criativa. A proposta de Horton como músico e compositor associado ao JCC é, portanto, conduzir projetos onde a criatividade englobe estilos variados, valorizando tanto os fraseados do mainstream moderno como também as intrincações do avant-garde através de composições que unam toda essa pluralidade de técnicas e estéticas impostas desde os primórdios do jazz moderno, passando pelo post-bop, até as mais recentes misturas do Modern Creative. No disco Everything In A Dream (Fresh Sound, 2006), gravado numa formação de septeto com dois contrabaixos, Ron Horton mostra uma gama de abordagens que vai de baladas e temas líricos (como se presencia em "Lua Cheia Sobre Lisboa" e "Lamento d'Arianna") à temas que evocam o free-style (como se observa em Grovellin'). "Lamento d'Ariana", por exemplo, é dedicada ao grande trompetista Lester Bowie e seu grupo Art Ensemble of Chicago, pois é baseada num clássico chamado Les Stances A Sophie, desse mesmo grupo vanguardista liderado por Bowie na década de 70. Mas também há partes que mostram vestígios do hard bop, como na faixa "Bring It On/Phoenix". Enfim, os discos de Ron Horton, bem como de todos os músicos do Jazz Composers Collective, mostram que a estética do free jazz caminha para se tornar tão mainstream quanto o hard bop passou a ser a partir da década de 70 e, justamente por isso, Horton e seus companheiros não fazem acepção de estilos mas, ao contrário, se fazem contemporâneos e progressistas através das multiplas abordagens ou da "linguagem múltipla" característica do Modern Creative, estética que nada mais é do que uma fusão e confusão desses estilos ou, talvez, uma busca por novas linguagens através da mistura de todos os dialectos já dantes explorados. Concluindo, o Jazz sempre se estabeleceu através de fusões: algumas foram e são feitas para serem facilmente deglutidas pela massa, outras são estritamentes e naturalmente artísticas.


Nenhum comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)