BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Instrumental no CCBB - Marco Pereira e Ulisses Rocha 1997







São bem conhecidos aqueles disparates de alguns críticos: tipo denegrir a imagem ou subtrair valor de um músico em relação a outro, salientando as características técnicas que um tem e outro não tem, algo que é mesmo uma perda de tempo. Pra quem não tem a pachorra necessária pra conferir essas "análises", o assunto é encontrar a musicalidade característica de cada músico, bem como sua contribuição para o terreiro musical, no caso a Música Instrumental Brasileira. E é assim que devemos nos comportar, por exemplo, em relação aos nossos inúmeros violonistas. E é dito "inúmeros" porque, de fato, se formos enumerar apenas os que estão vivos, já são muitos.

Alguns críticos e muita gente do público costumam impor a seguinte batalha: "Raphael Rabello foi muito melhor violonista do que é hoje Yamandú Costa" ou vice-versa, sendo que esse último já é considerado por muitos o maior virtuose do violão no Brasil. Assim, enquanto se alimenta essa polarização desnecessária - visto que entre Yamandú e Raphael há mais diferênças de estilo e menos de técnica - as pessoas esquecem de dar importância em outros grandes nomes do violão como Badi Assad, Ulisses Rocha, Marco Pereira, Fábio Zanon, Paulo Bellinati, entre outros grandes, todos virtuoses e acrescentadores da arte do violão e da Música Instrumental Brasileira.

Trago-vos um disco que é de difícil acesso. Trata-se de um dos encontro de Ulisses Rocha e Marco Pereira, dois dos maiores violonistas brasileiros da atualidade e, não só isso, mas também grandes compositores. Um projeto que só se adquire pela Tom Brasil, esse disco faz parte da série de concertos e shows realizados no histórico Centro Cultural do Banco do Brasil, um dos maiores palcos, um dos maiores patrocinadores da cultura brasileira. Aqui há, além de boas e originais releituras, quatro composições de Ulisses Rocha que toca ao lado de Marco Pereira, ambos residentes em São Paulo. Para quem já conhece algumas das obras desses dois instrumentistas e compositores (no Podcast Farofa Moderna nº 2 tem uma faixa do disco Círculo das Ondas de Marco Pereira, e no Blog já foi postado o disco Caminhos Cruzados, com Ulisses Rocha e Teco Cardoso), um encontro desses não pode deixar de ser considerado menos que fantástico. Pra quem não ainda não conhece, o que resta é baixar esse disco, acessar as homepages desses dois grandes violonistas e correr atrás do atraso ! Segue a lista das faixas:

Frevo Rasgado - Egberto gismonti
Morena Boca de Ouro - Ary Barroso
Modinha - Ary Barroso
Todo Sentimento - Cristóvão Bastos / Chico Buarque
- Ary Barroso
Lamentos do Morro - Garoto
Mulher Rendeira - Zé do Norte
Nossa Gente - Olodum
Negro - Ulisses Rocha
Laranjeiras - Ulisses Rocha
Moleque - Ulisses Rocha
Volta Rapidinho - Ulisses Rocha
Ponteio - Edu Lobo
Patagônia - Ulisses Rocha



Nenhum comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)