BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

The Call - Horace Tapscott 1978

Se por um lado Nova Iorque é considerada a Big Apple pela grande concentração de bons clubes e grandes músicos do Jazz, Chicago e Los Angeles são as duas cidades onde o jazz passou por grandes transformações: Ornette Coleman, Charles Mingus, Gerry Mulligan foram alguns dos músicos que escolheram Los Angeles para desenvolver seus trabalhos. E assim também foi esse músico pouco conhecido da maioria do público: Horace Tapscott foi um dos grandes pianistas a emergir no cenário de Los Angeles na década de 60. Horace começou a aprender música no final dos anos 40 com os saxofonistas Dr. Samuel Brown e Lloyd Reese, com quem também estudou Eric Dolphy. Em 1952 ele se formou na Jefferson High School, indo logo em seguida para a Força Aérea. Ao voltar dos seus serviços militares, Horace Tapscott passou a trabalhar em Los Angeles como freelance. Formado em piano e trombone, Horace conseguiu uma vaga na grande orquestra de Lionel Hampton em 1959, o que lhe possibilitou conhecer Nova Iorque e lá conheceu músicos como Eric Dolphy e John Coltrane. Após a breve estadia em Nova Iorque, Tapscott volta a Los Angeles e passa a trabalhar como pianista: é nesse período, em 1961, que ele funda a Union of God's Musicians and Artists Ascension, que culminaria na sua distinta Pan-African People's Arkestra. Nessas alturas Tapscott já estava desenvolvendo seu trabalho em torno do Free Jazz e essa orquestra passou a ser um dos grandes celeiros de músicos jovens e criativos de Los Angeles. Mas o bebop e o hard bop sempre foram bem presentes no estilo único do pianista, pois em sua adolescência ele chegou ver apresentações de músicos como Dexter Gordon, Art Tatum, Coleman Hawkins e Charlie Parker. Além disso Buddy Collette e Gerald Wilson eram amigos da sua família.

Horace Tapscott e Randy Weston
Um dos memoráveis trabalhos de Horace Tapscott foi o The Birth of the New Cool com o grande saxofonista Sonny Criss em 1968. O seu primeiro trabalho como líder foi em 1969 com o disco The Giant Is Awakened. Nos anos seguintes, Horace trabalhou sua música em igrejas, parques e centros de recreação, já que, devido à escasses do Jazz na década de 70, ficou difícil conseguir bons trabalhos em bons clubes. Mesmo assim, Horace driblava a dificuldade, desenvolvendo sua música e tocando frequentemente com um bom número de músicos. Em 1977 ele resgata a sua Pan-Afrikan People's Arkestra e consegue chamar a atenção do produtor Tom Albach, o que resultou em suas sucessivas gravações para o selo Nimbus. A partir dessa época, Horace conseguiu firmar uma boa reputação, levando sua orquestra para tocar em vários países da Europa. Além da Pan-Afrikan Arkestra, o pianista formou alguns combos bem interessantes: tocou num quinteto que tinham o baixista Reggie Workman, o baterista Andrew Cyrille, o trompetista Marcus Belgrave e o altoísta Abraham Burton; além de ter formado um trio o baixista Ray Drummond e o baterista Billy Hart. Em 1999 Horace Tapscott morre de cancer do pulmão: só depois desse acontecimento é que o músico recebeu uma maior atenção fora das comunidades de Jazz de Lons Angeles.








Esse disco, The Call, é de 1978 e traz um estilo de composição bem peculiar com uma combinação de Hard Bop com aspectos do Free Jazz. As composições parecem formar uma suíte, sendo que a faixa "Nakati Suite" deixa mais claro esse estilo de composição. Além disso, esse é o segundo disco de Horace Tapscott com a sua Pan-Africa Pepple's Arkestra e os sidemans são todos músicos desconhecidos de Los Angeles: entre eles os músicos, os dois mais renomandos eram Red Callender que duplica no baixo e tuba e o altoísta Michael Session. No contexto o disco é bem composto, com passagens bem inusitadas e coloridas, destacando a sonoridade das cordas em passagens lentas ou de respostas e o sax e trombone em passagens mais improvisativas.

The Call
Quagmire Manor at 5 A.M.
Nakati Suite
Peyote Song



01 The Call.mp3




Download


Um comentário:

SOTISE disse...

much appreciated thank you.
best wishes

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)