BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

The House I Live In - Archie Shepp/ Lars Gullin Quintet 1963

Saiba mais sobre este disco/ English Version


Saiba mais sobre Archie Shepp
Saiba mais sobre Lars Gullin/ English and Swedish VersionsAinda dando ênfase a músicos pouco conhecidos (ou pouco apreciados), deixo aqui um exemplo fantástico de um dos encontros mais inusitados que já se resgitrou nos solos da Escandinávia: era o ano de 1963 quando Archie Shepp, músico americano adepto ao Free Jazz, estava excursionando pelos solos dos bárbaros, mais propriamente Dinamarca, e teve a oportunidade de tocar com o famoso jovem-contrabaixista Niels-Henning Ørsted Pedersen e com o baritonista sueco Lars Gullin. Sabe-se que a Dinamarca, desde o início dos anos 50 tinha se firmado como um dos maiores centros jazzístico da Europa, já que o jazz se tornara a moda do país após a Segunda Guerra. Os ínumeros clubes e a grande quantidade de bons músicos chamaram a atenção dos jazzistas americanos: Count Basie foi um dos exemplos de grandes músicos que foram atraídos pelo cenário jazzístico da Dinamarca.

Archie Shepp, seguindo a tendência, se junta nesse gélido solo e grava este disco caracterizado não só pelas diferênças de nacionalidade, mas, sobretudo, pelas diferênças de estilos entre os músicos: Lars Gullin já tinha tocado acordeon, piano e clarineta quando, influenciado pelo som do americano Gerry Mulligan, opta por tocar sax barítono no final dos anos 40 na Suécia. Mas sua paixão pelo Cool Jazz foi tão forte que ele se mudou para os EUA para ver de perto o cenário do Cool Jazz e acabou conseguindo a proeza de se consagrar tocando com vários músicos americanos. Inclusive, gravou uma notável série de 10 álbuns onde um dos grandes colaboradores era ninguém menos que Chet Baker. Já Archie Shepp era um músico vindo do cenário do Hard Bop que tinha aderido ao recém Free Jazz no início dos anos 60. Assim, quem lembrar dessas duas diferenças na hora da audição irá perceber que Shepp toca com um fraseado mais livre. Gullin, por sua vez, tenta imitar o saxtenorista algumas vezes e em outras deixa claro seu estilo mais cool.

Tete Montoliu era o pianista. Espanhol, Montoliu se destacou ainda em meados dos anos 50 por tocar com grandes músicos como Lionel Hampton, por exemplo. Mas suas colaborações como sideman são inúmeras e vão desde discos com Hampton, Kenny Dorham, Roland Kirk, até com Anthony Braxton, posteriormente. Dotado de uma considerável técnica, Montoliu não era só um dos maiores músicos europeus, mas também um dos maiores sidemans já consagrado em solo americano.


Saiba mais sobre NHOP/ English VersionNHOP, o jovem- contrabaixista, ficou famoso ao mostrar que dominava por completo o seu instrumento. Count Basie vendo-o tocar, ficou pasmo e logo o convidou para integrar sua grande orquestra. Mas NHOP tinha outros propósitos: visando adquirir experiências diversas, o jovem-adolescente rejeita a oferta de Basie, pois a Dinamarca se encontrava como um grande ponto de encontro de grandes músicos europeus e americanos. Além de ter tocado com Basie, NHOP destacou-se por colaborar no disco "My name is Albert Ayler" de Albert Ayler, um músico também adepto ao Free Jazz que morava na Suécia desde a sua estadia numa das bases do exército americano em solo europeu. Em janeiro o contrabaixista grava com Ayler e em seguida vem essa gravação The House I Live In datada de novembro com Archie Shepp pelo selo Steeple Chase.

Download



Archie Shepp - soprano & tenor saxophones
Alex Riel - drums
Lars Gullin - baritone saxophone
Neils-Henning Orsted Pedersen - bass
Tete Montoliu - piano

Nenhum comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)