Aaron Goldberg em recente turnê pela Europa: da esquerda para a direita, Josh Redman, Aaron Goldberg, Mark Turner, Eric Harland, Reuben Rogers. |
Acaba de sair do forno a gravação da fantástica apresentação que o pianista Aaron Goldberg e seu trio -- com Eric Harland na bateria e Reuben Rogers ao contrabaixo -- realizaram no legendário clube nova-iorquino Village Vanguard: a gravação realizada pela rádio WBGO, de New Jersey, foi ao ar dia 02 de fevereiro e já está disponível para audição no site da National Public Radio (NPR), que costuma ter parcerias com grandes rádios regionais afim de divulgar toda a música que inunda os EUA, do pop e hip hop ao blues, jazz e música erudita -- aliás, a ênfase que a NPR tem dado ao jazz tem sido muito enriquecedora ao gênero e aos seus fãs. Além dos membros do seu trio -- um trio "da pesada", diga-se de passagem --, Aaron Goldberg teve como convidado especial o fantástico saxofonista Mark Turner. A sequência de faixas inclui:
"The Rules"
"One Life"
"OAM's Blues"
"Lambada De Serpente" (Djavan)
"Moose The Mooche" (Parker/arr. G. Klein)
"Isn't She Lovely" (Stevie Wonder)
Aaron Goldberg, nascido em 1974, é um dos maiores pianistas ligados ao estilos contemporâneos conhecidos como "neo-bop" e "modern post-bop", embora seu nome ainda não esteja à mesma altura da fama de, por exemplo, Jason Moran ou Brad Mehldau. Seus estudos focados no jazz começaram a acontecer em 1991 quando, aos 17 anos, ele começou a estudar na New School for Jazz and Contemporary Music. Depois ele estudou na Universidade de Harvard , onde ganhou o International Association of Jazz Educators 'Clifford Brown/Stan Getz Fellowship e tornou-se membro do programa Betty Carter 's Jazz Ahead. Depois de se formar em Harvard, em 1996, atuou como sideman do saxofonista Joshua Redman durante alguns anos. Recentemente, Aaron passou a excursionar e a gravar com o jovem guitarrista Kurt Rosenwinkel (um dos "gurus" do jazz contemporâneo quando se fala em guitarra). Em 2005, Aaron Goldberg excursionou por aqui, na América Latina, com Madeleine Peyroux e passou seis meses atuando com o Wynton Marsalis Quartet, bem como com a Lincoln Center Jazz Orchestra. As colaborações de Aaron Goldbger como sideman inclui trabalhos com músicos como Guillermo Klein , Terry Gibbs e Buddy DeFranco , John Ellis , Jimmy Greene e Degibri Eli. Seu álbum de estréia como líder foi Turning Point (J Curve, 1999). Seu lançamento mais recente é Home (Sunny Side, 2010). Uma curiosidade interessante é que uma faixa do seu álbum Worlds (Sunny Side, 2006) , "OAM's Blues" , pode ser encontrada na pasta Amostra de Música (Sample Music, em inglês) do Windows Vista, uma das últimas versões do sistema operacional da Microsoft. Queridos colegas, não percam este nome de vista: Aaron Goldberg!!! Abaixo o link para a transmissão ao vivo do show no Village Vanguard e um vídeo que, certamente, poderá animá-los (rs):
Nenhum comentário:
Postar um comentário