BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

NPR - Live at The Village Vanguard: Two-Shade, o disco de estréia do pianista Gerald Clayton!


Quem acompanha o Blog Farofa Moderna ocasionalmente tem apreciado nossa faceta de apresentar novos músicos: nossa abordagem consiste em apresentar não só o jazz moderno, mas, principalmente, o contemporâneo -- já que uma das nossas metas é manter o apreciador de jazz brasileiro atualizado com as novidades que andam acontecendo no cenário norte-americano e brasileiro. É claro que há uma escolha na divulgação de músicos e de novos álbuns: pois, como não temos tempo para apresentar todos os novos albuns nem todos os novos músicos que estão se revelando no jazz americano nesses ultimos anos, temos de restringir a escolha, valorizando músicos que, ao nosso ver, estão lançando trabalhos distintos e/ou estão se destacando na mídia especializada. Apesar dessa escolha parecer arbitrária, eu reitero, contudo, que cada um dos leitores do Farofa Moderna tem o direito de dar sujestões de novos músicos, novos discos e novos assuntos a serem debatidos. E o músico que vos apresento hoje, o pianista Gerald Clayton, foi uma dica de um dos visitantes assíduos do blog.


Gerald Clayton, 25, é um dos mais novos pianistas revelados pelo cenário americano nesses ultimos anos. Filho do contrabaixista John Clayton e sobrinho do saxofonista Jeff Clayton, Gerald teve aulas na Southern of University California e na prestigiada Manhattan School of Music. Pouco tempo depois, ele foi contratado para ser o pianista do trompetista Roy Hargrove, um posto que ocupou durante alguns anos. Atualmente, além de sideman requisitadíssimo, Gerald toca na banda da familia, o Clayton Brothers.

Já enquanto líder, sua carreira acaba de se iniciar. Em 2009 ele lançou, pela gravadora Decca, o excelente álbum Two-Shade. Trata-se de um distinto trabalho em piano-trio -- mais um excelente piano-trio -- com o contrabaixista Joe Sanders e o baterista Justin Brown, também jovens na casa dos vinte anos. O album Two-Shade, apesar de ser o debut de Gerald Clayton, recebeu instantânea atenção do público e da crítica especializada, chegando a ser indicado para o prêmio Grammy na categoria Best Improvised Jazz Solo, por causa do excelente solo de Clayton na faixa "All of You", um standard de Cole Porter transformado numa versão do melhor estilo do neo-bop contemporâneo. A abordagem sonora do album, como um todo -- bem diversificada em dinâmicas rítmicas e sonoras --, segue numa linha do modern post-bop ao straight-ahead, regado a grooves contemporâneos, climas rhythm'n'blues, pegadas sutis e explosivas de funky, soul, hip hop e neo-bop e -- o mais interessante -- com improvisos carregados que mesclam instrospectividade -- através de ostinatos e diálogos interativos --, com dinâmica musical refinada, como já foi dito.









A primeira faixa do álbum, "Boogablues", é um blues funkeado que lembra remotamente a marcação do boogie-oogie antigo, onde o contrabaixo se destaca. Faixas como "All of You" e "Scrimmage" são orientadas na velocidade do neo-bop. Outras faixas, como "One Two You", por exemplo, mostra o inteligente recurso da dinâmica músical: indo do piano ao forte, do toque sereno ao em funky explosivo, onde as "batidas" da bateria também são destaques. Já em outras partes, os acordes do piano lembram os climas gospel e R'n'B dos albuns do pianista Robert Glasper: como pode se presenciar nas faixas Two Heads One Pillow -- com um funky e um backing vocal à capella que lembra elementos do hip hop -- e Peace for the Moment. Apesar das semelhanças, não seria exagero dizer que o arsenal de dinâmicas, técnicas, rítmos e elementos usados por Clayton em Two-Shade sejam mais abrangentes que nos discos de Glasper. Há, também, lampejos da dinâmica e da sutileza de um Ahmad Jamal, bem como do romantismo de um Kenny Barron, por exemplo, mas Gerald Clayton esbanja técnica, versatilidade e, principalmente, estilo próprio. A interatividade do trio, a forma como os três músicos se interagem, também é algo ímpar que deve ser reparado. Abaixo, um link para o áudio de uma gravação com o Gerald Clayton Trio ao vivo no legendário clube Village Vanguard, onde, na ocasião, Gerald Clayton apresentou o repertório do album Two-Shade. Ouçam!


The Gerald Clayton Trio - Live at The Village Vanguard



Nenhum comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)