BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Anatomy of a Groove - M-Base Collective 1991




Cool Lou
Anatomy Of A Rhythm
Nobody Told Me
Non-Fiction
Prism
Cycle Of Change
One Bright Morning
Hormones

Steve Coleman - Sax Alto
Jimmy Cozier - Sax Barítono
David Gilmore - Guitarra
Kevin Bruce Harris - Contrabaixo
Graham Haynes - Trompette
Mark Ledford - Trompette, Voz
Andy Milne - Teclados
Greg Osby - Sax Alto
Marvin "Smitty" Smith - Bateria
Reggie Washington - Contrebaixo
James Weidman - Teclados
Cassandra Wilson - Voz





Eis aqui mais um disco de uma das bandas do produtor e compositor Steve Coleman, "pai" do M-Base, movimento que reúne músicos que têm um comum interesse em criar novas sonoridades composta de características étnicas e afro-americanas, bem como abordagens que caminham entre os sons acústicos e os sons urbanos e, por fim, acaba por ser um estilo onde se encontra uma síntese e universalidade de estilos como o groove americano, o "beat" africano, o fusion, o funk, o neo-bop, o hip-hop, o free jazz e outras linguagens e rítmos. Resumindo: o M-Base é um estilo (muito embora Steve Coleman defende que se trata de uma filosofia genérica e não de um estilo cristalizado) que nasceu em meados dos anos 80 a partir das idéias desse saxofonista-alto. Na verdade, Steve foi fortemente influenciado pelo estilo Free-Funk de Ornette Coleman: é curioso notar que, Ornette, além de criador do Free Jazz no fim dos anos 50, viria a dar mais uma significativa contribuição com sua Prime Time, banda que trouxe, na década de 70, uma união, justamente, de estilos como o próprio Free Jazz, o Fusion e o Funk. Enfim, a evolução desse estilo Free Funk foi o M-Base. Mas, de acordo com a filosofia musical de seus expoentes, trata-se de um movimento do jazz contemporâneo que tem uma abordagem maior do que esse definição primária, ou seja, o objetivo principal no M-Base é trabalhar novas sonoridades prezando suas experiências e suas diversidades e a liberdade criativa: daí a tal universalidade de estilo que caminha fluentemente entre o dialecto parkeriano e a dialecto free, entre o acústico e o elétrico, entre os sons tradicionais e urbanos e etc. Esse disco, como a maioria dos discos do M-Base, é carregado de um complexo funky, groove e teclados eletrônicos, sendo que a maior novidade fica por conta a voz de Cassandra Wilson, uma das maiores cantoras do jazz contemporâneo. Ainda tem solos marcantes com notáveis improvisações do próprio Steve Coleman e Greg Osby, ambos altoístas e os maiores expoentes desse estilo e movimento. A banda aqui se chama M-Base Collective, mais uma das várias bandas, mais um dos vários projetos músicais de Steve Coleman que, aqui, expõe seu nome mais como produtor e menos como compositor e líder.

Nenhum comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)