BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Momentos Memoráveis no Festival Tudo é Jazz, de Ouro Preto


Os amantes de jazz mais antenados sabem que há anos que o veterano jornalista Luiz Orlando Carneiro mantém uma coluna primorosa sobre jazz no prestigiado jornal carioca Jornal do Brasil -- uma raridade no nosso mercado editorial brasileiro, um fato que, aliás, serve de modelo para outros jornais, revistas e canais midiáticos que segregam e desprezam o jazz e a música instrumental brasileira (alguém aqui ja viu alguma coluna permanente de música instrumental em algum dos grandes jornais ou revistas, sem considerar os míseros pingados que, muito raramente, eles os disponibilizam em 1/4 de página ou em rodapés dos editoriais de "artes e espetáculos"?). Mas nem tudo está -- ou esteve -- perdido: em sua já legendária coluna, Luiz Orlando tece resenhas sobre lançamentos de álbuns e livros, reedições de clássicos e sobre festivais de jazz e música instrumental brasileira. Até meados de 2009, a coluna de Luiz Orlando Carneiro também podia ser lida no jornal sobre economia e negócios Gazeta Mercantil, aqui em são Paulo -- já que este também pertencia ao mesmo grupo proprietário que administra o JB. Com o agravamento da crise financeira proporcionada pelo impacto da internet sobre o mercado editorial -- um fenomeno mundial sofrido até mesmo pelos maiores jornais e revistas do mundo como, por exemplo, a Newsweek e o New York Times --, a Gazeta Mercantil interrompeu sua publicação escrita em 2009 e o Jornal do Brasil acaba de deixar o papel de lado para fundar sua versão totamente virtual e on line, podendo esse ser um marco na internet brasileira. Agora -- e por enquanto -- o jornal pode pode ser lido inteiramente gratuito na versão digital ou baixado para a versão PDF: inclusive a coluna de Luiz Orlando Carneiro, publicada no Caderno B.



Pois bem, conforme postado aqui na página principal do blog -- e mantido na nossa sessão de EVENTOS --, acabou de acontecer a 9ª edição do grande festival mineiro Tudo é Jazz, de Ouro Preto. Como tem sido de praxe, a cada edição anual o Tudo é Jazz chama uma troupe grandiosa de estrelas do jazz contemporâneo para homenagear os mestres do jazz: e, claro, em alguns casos a homenagem foi mais simbólica, pois os novos músicos foram mesmo  pra apresentar suas facetas, seus estilos e características, como se esperava. Esse ano, o mestre escolhido foi o icônico trompetista Louis Armstrong. Estiveram presentes alguns dos maiores nomes do jazz moderno e contemporâneo, de todos estilos: entre eles, Claudio Roditi, Eldar Djangirov (piano), Joshua Redman (sax tenor), Regina Carter, John Faddis (trompete), Jon Hendricks (vocal), Linda Oh (contrabaixo) Anat Cohen, Avishai (trompete), Yuval Cohen (sax soprano), Aaron Goldberg (piano), Greg Hutchinson (bateria), Matt Penman (baixo), entre outros. O jornalista Luiz Orlando Carneiro, à convite da produção, esteve lá para cobrir o evento e documentar seus mehores momentos. A matéria sobre o festival saiu nas páginas 16 e 17 do JB desta segunda-feira, dia 20. Clique nas imagens para acessar a matéria em versão PDF.

Um comentário:

John Lester disse...

Prezado Pitta, foram iniciados os trabalhos do Desafio Jazzseen 2010.

Conto com sua participação.

Grande abraço, JL.

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)