BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Claude Delcloo/Arthur Jones - Africanasia (1969)



Saiba mais sobre o selo Actuel!
O baterista Claude Delcloo e o saxofonista Arthur Jones foram nomes bem presentes no cenário do free jazz no final dos anos 60, principalmente nas emblemáticas sessões da série Actuel. Mas, paradoxalmente, são nomes esquecidos e há pouquíssimas informações sobre eles, assim como pouquíssimos registros fonográficos.
Arthur Jones veio de Cleveland, tocou em bandas de rock e teve contato com a primeira fase do Free Jazz ou New Thing ( junto à músicos como Ornette, Dolphy, Coltrane e etc). Foi para Paris em 1969 e tocou com Frank Wright, Sunny Murray e Jacques Coursil, que também o receberam no festival Pan-Africano na Argélia, acontecido na mesma época. Jones também participou das gravações de Archie Shepp, Burton Greene, Clifford Thornton, Dave Burrell, entre outros. Sua sonoridade melodiosa é comparada com a de Johnny Hodges e Cannonball Adderley na habilidade de tocar baladas, além de sua evidente personalidade e força no sax alto nas composições mais livres. Segundo as notas de relançamento da série BYG/Actuel, escritas por Thurston Moore, Arthur Jones faleceu em New York em 1998, mas o fato não é confirmado oficialmente. 
Claude Delcloo é muito próximo do estilo de Sunny Murray. Se dedicou nos anos 70 na produção de música pop e funk na França. Também foi editor da "Le Jazz" que fazia parte da revista Actuel. Parece que atualmente vive no norte da França.

Na gravação Africanasia, é interessante a participação de Malachi Favours, que não toca seu instrumento convencional, o contra-baixo, mas sim o log drum. Assim como Clifford Thornton, que aqui não toca o seu trombone ou seu trompete, mas sim as congas. Participam também Joseph Jarman, Roscoe Mitchell e Kenneth Terroade: eles fazem um trio de flautas focalizando para as melodias asiáticas e rítmos africanos. Africanasia é mais um grande momento do Free Jazz. Mais um grande registro com Arthur Jones, esse que é um grande músico do Free Jazz. Mesmo com pouquíssimos registros, Arthur Jones deve ser relembrado e jamais esquecido. Download

Nenhum comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)