Esta é uma descoberta arqueológica que altera significativamente a história discográfica dos primeiros tempos do bebop: uma descoberta feita pelo dono da gravadora Uptown Records, Robert Sunnenblick, contendo quarenta minutos de pura adrenalina bebopiana, uma jóia rara intitulada "Dizzy Gillespie-Charlie Parker: Town Hall, New York City, June 22, 1945 (Uptown)". O show foi gravado em 22 de junho de 1945 em Nova York e, além dos grandes mestres Dizzy e Bird, o sexteto tem Don Byas no saxofone tenor, Al Haig no piano, Curley Russell no baixo e Sid Catlett e Max Roach dividindo a bateria. O album apresenta um som bem razoável com um chiado quase imperceptível. São seis faixas do idioma Bebop que dão vida aos enérgicos improvisos desses músicos: "Night in Tunisia", "Groovin’high" e "Salt peanuts" de Gillespie; "Hot house" de Tadd Dameron; e "52nd. Street theme" de Thelonious Monk. Se Bird e Dizzy gravaram esses temas centenas de vezes, por que, então, o registro desse concerto inédito de 22 de junho de 1945 pode ser considerado uma reliquia?. Quem pode nos dar uma resposta à altura é nada mais nada menos que Fred Kaplan, crítico de jazz do "The New York Times": "Pedra da Roseta do bebop!!!!". Sem falar na intrínseca performance desse quinteto com liderança de Parker e Gillespie (o grande tenorista Don Byas aparece também na primeira faixa e Sid Catlett substitui Max Roach em dois números). Basta lembrar também que a primeira sessão de gravação histórica do autêntico bebop ocorreu em 11 de maio de 1945. Naquela data, os "All-Stars" de Dizzy Gillespie era formado por Parker-sax.; Al Haig-piano; Curley Russell-baixo; Catlett- bateria. Esses músicos perpetuaram quatro faces de discos de 78 (r.p.m.) para o selo Guild: continha "Salt peanuts", "Shaw’nuff", "Lover man" (com vocal de Sarah Vaughan) e "Hot house". Mas as faces dos discos de dez polegadas dos anos 40 não ultrapassavam os 3m22s, ficando, assim, galfado no tempo. Só em Junho de 45 esta formação gravaria este achado com a chegada do long play 33\5, o que não puderam fazer com os discos de 78 rpm por falta de tempo.
Em apenas 35 anos de vida Parker também conhecido como "Bird" foi um dos principais responsáveis pelo surgimento do Bebop - um novo estilo de Jazz, marcado por longas e enérgicas improvisações que influencia músicos até os dias de hoje. De acordo com críticos, se Parker era a alma do Bebop, o trompetista Dizzy Gillespie era o coração sendo responsável por consolidar o novo estilo. Para muitos, Parker transformou o Bebop numa música considerada "cult", enquanto Gillespie o popularizou. Dizzy teve uma carreira bem mais longa que "Bird", começando no final da década de 30 e terminando apenas com sua morte em 1993. Charlie Parker morreu em 1955 devido a problemas de saúde relacionados com o alto consumo de drogas. download
02 - Be-Bop
03 - Groovin' High
05 - Salt Peanuts
06 - Hot House
07 - 52nd Street Theme
Dizzy Gillespie - Trompete
Charlie Parker - Sax. Alto
Don Byas - Sax. Tenor
Al Haig - Piano
Curley Russell - Baixo Acustico
Max Roach - Bateria
Sid Catlett - Bateria
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