BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Space Dimension - Noah Howard 1970



A década de 70 foi uma das mais obscuras em termos de Jazz: o Fusion, expandindo-se para o Pop e o Smooth , e o Rock, eram os estilos musicais que incharam-se no mercado fonográfico americano, sobrando pouco ou quase-nada de espaço para o Jazz acústico e menos ainda para o Free Jazz, música de tão difícil assimilação a começar por Ornette Coleman, Cecil Taylor e John Coltrane no início da década de 60. Esse último foi aquele que deu ao Free Jazz um toque de espiritualidade e essência humana, deixando uma pá de seguidores já após sua morte em 1967. E Noah Howard, saxofonista da tradicional New Orleans, é um desses saxofonistas esquecidos da década de 70 - ou pelo menos não tão lembrado quanto deveria - que começou sua carreira na era pós-Coltrane influenciado pela intensidade deixada por esse grande saxtenorista.



Em paralelo a Coltrane está Pharoah Sanders e, mais ainda, Albert Ayler, no rol de grandes influências para esses músicos que começaram a surgir no final da década de 60 e que seriam logo expurgados para os becos da inventividade como, por exemplo, o Loft Jazz, cenário conhecido e caracterizado por abrigar vários dos músicos marginalizados da segunda fase do Free Jazz americano. Os músicos desse disco são eles: "discípulos" de Ayler e Trane. Notem a falta do contrabaixo em compensação da intensidade sonora dessa banda.

Noah Howard - sax alto
Frank Wright - sax tenor
Bobby Few - piano
Art Taylor- bateria
Muhammad Ali - bateria


download

Um comentário:

Unknown disse...

Este período foi chamado de Loft-Jazz, pelo fato de não haver mais locais para os músicos de Freejazz se apresentarem, a não ser nos porões e sótãos das casas dos músicos. O mais famoso, foi o estúdio de Sam Rivers, o RivBea, onde muitos músicos se reuniram e fizeram gravações históricas, que estão registradas na série em 5 lp's, Wildflowers(Douglas recs), depois relançadas em 3 cd's pela Knitting Factory. Este disco de Noah Howard até hoje não foi relançado em cd e complementa também o disco de Frank Wright, "Church Number Nine".

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)