BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

O som único da saxofonista Jane Ira Bloom, inovadora do seu instrumento!

Jane Ira Bloom foi eleita a saxopranista do ano pela Associação dos Jornalistas de Jazz dos EUA em 2008, assim como também foi em anos anteriores como em 2001, 2003 e 2006. É impressionante como a nós do Brasil só chega a nata que a mídia adora expor: e olha que a mídia que propaga o Jazz aqui é tão pequena que se juntar todos os canais não dá um que possa realmente ser significante, tirando fora os blogs e as poucas colunas que estão expondo o Jazz de forma democrática na internet brasileira. Mas lá nos EUA Jane Ira Bloom é uma das instrumentistas femininas mais bem respeitadas pelos canais de Jazz como a sagradíssima revista Downbeat, quebrando, ela mesma, aquele tabu pelo qual as mulheres ainda têm pouco espaço no Jazz.

Jane Ira Bloom começou sua carreira ainda jovem em meados dos anos 70, depois de concluir seus estudos na Yale University e Berklee School of Music. No final dos anos 70 ela fundou seu próprio selo, o Outline Music, posteriormente gravando também pelos selos Enja, CBS, Columbia e Arabesque Records, onde gravou a maioria dos seus discos. A sua obra é caracterizada pelo flerte com a word music, o uso da eletrônica em gravações e suas performances ao vivo, bem como em interações artísticas com a dança e as artes em geral. Muito embora a sua música seja dotada de novidades e experimentos , Jane Ira Bloom não é, especificamente, uma instrumentista de vanguarda; mas é uma exploradora e pioneira do uso de efeitos eletrônicos com o sax soprano, imprimindo um som que, inicialmente baseado no mainstream, é ousado e bem elaborado sem beirar o caótico, assim como o peculiaríssimo guitarrista Bill Frisell faz na maioria de suas abordagens. Ou seja, as suas composições e abordagens ainda seguem os preceitos harmônicos e rítmicos do jazz tradicional, mas a sua singularidade é explicita nas formas, estruturas e experimentos com os quais conclui suas composições e improvisos.

Jane Ira Bloom, Geetha Ramanathan Bennett, Min Xiao-Fen
Entre os instrumentistas que já trabalharam e colaboraram com a saxofonista estão Kenny Wheeler, Charlie Haden, Ed Blackwell, Rufus Reid, Matt Wilson, Bob Brookmeyer, Julian Priester, Jerry Granelli, Matt Wilson, Jay Clayton, Mark Dresser, Bobby Previte e Fred Hersch, entre outros. Ela também lidera um grupo de world music , o "Atlântico / Pacífico Waves", que tem o virtuose chinês Min Xioa Fen-Pipa, a coreana Min Xiao-Fen e o contrabaixista Mark Dresser. Além desses projetos a sopranista ainda colabora com inúmeros outros, sendo também educadora em várias universidades e ativista em prol das artes. Jane Ira Bloom já se apresentou nos mais diversos palcos dentro e fora dos EUA: nos EUA já tocou no Carnegie Hall, Jazz at Lincoln Center, no Museum of Modern Art, Kennedy Center, Brooklyn Academy of Music, Cathedral of St. John the Divine, Smithsonian's Einstein Planetarium, JVC Festival e San Francisco Jazz Festivals, entre outros. Outro fato interessante é que através do seu interesse em astronomia e questões espaciais, ela foi a primeira artista de Jazz a ser convidade para coloborar com a Nasa Art Progam, instituição chegou nomear um asteróide com seu nome. Algumas de suas composições com temas espaciais são Most Distant Galaxy, para sax soprano, eletrônica, fita magnética preparada, baixo, bateria e eletroacústica; Fire & Imagination, para sax soprano, livre improvisação e orquestra de câmera; e Beyond the Sky para wind emsemble: todas compostas em 1989.

Nenhum comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)