Ela nasceu Mary Elfrieda Scruggs (1910), mas mudou posteriormente para Mary Lou Burley pegando o sobrenome do padrasto. Sua carreira começa ainda em sua adolescência em 1925 quando conhece o saxtenorista John Willians, com quem se acabou casando. Em 1929 ela se junta à orquestra de Andy Kirk onde seu primeiro marido, John Willians, já era membro; e é nessa época que de fato começa o seu estrelato: Mary, além de singular pianista, se torna compositora e arranjadora principal daquele grupo, alçando seu nome entre o cenário das big bands da década de 30. Apartir daí ela passa a ser uma constante colaboradora de vários músicos expoentes da época: Benny Goodman( para quem compôs "Roll 'Em"), Benny Carter, Duke Ellington, Cab Caloway entre outros.Em 1941 trabalhou como arranjadora para a orquestra e banda de Duke Ellington por seis meses. É dessa época o seu arranjo "Trumpet No End" derivado do standard "Blue Skies", o qual Duke gravaria em 1946. No ano anterior, 1945, a sua fantástica "Zodiac Suite" foi executada no Carnegie Hall pela New York Philharmonic. A essas alturas, Mary Lou Willians já era um nome incontornável da época e figura única da música americana, já que, além de negra, não existiam mulheres instrumentistas que gozavam do mesmo prestígio que ela.
E 1942 ela inicia sua carreira solo formando seu próprio grupo com seu segundo marido, o trompetista Shorty Baker. Logo ela vai a New York onde abre seu apartamento a vários músicos que tocavam no Harlem. É nessa época que ela absorve todas as inovações provenientes do nascimento do Bebop, ao mesmo tempo que se torna uma das maiores fontes de inspiração para músicos como Thelonious Monk e Dizzy Gillespie. Nessa década Mary Lou Willians faz seus melhores arranjos e compõe suas melhores obras que foram tocadas pelos maiores expoentes da época. Ela segue sua carreira na Europa em 1952 até se aposentar na música em 1954. Apartir daí ela se desliga do jazz e se converte ao catolicismo, atuando muitas vezes como ativista pelas causas humanitárias e outras vezes como educadora. Na década de 60 retoma sua carreira tocando com seus pequenos grupos em clubes de New York.
No fim de sua vida e carreira recebeu inúmeras condecorações honorárias de universidades e o reconhecimento de muitos músicos do jazz: um desses músicos que até gravou um excelente dueto com Mary Lou Willians foi Cecil Taylor. Com certeza essa mulher foi um dos maiores nomes do jazz em termos de composição e arranjos. Em 2005 a sua "Zodiac Suite" foi interpretada no Festival de Jazz do Kennedy Center,numa homenagem às mulheres do jazz,pela pianista Geri Allen. Mary Lou Willians foi inovadora por demais e uma grande entusiasta do blues, boogie-oogie e stride. Uma das únicas mulheres do jazz que está incluída na lista de maiores compositores do século. Morreu em 28 de Maio de 1981.
E 1942 ela inicia sua carreira solo formando seu próprio grupo com seu segundo marido, o trompetista Shorty Baker. Logo ela vai a New York onde abre seu apartamento a vários músicos que tocavam no Harlem. É nessa época que ela absorve todas as inovações provenientes do nascimento do Bebop, ao mesmo tempo que se torna uma das maiores fontes de inspiração para músicos como Thelonious Monk e Dizzy Gillespie. Nessa década Mary Lou Willians faz seus melhores arranjos e compõe suas melhores obras que foram tocadas pelos maiores expoentes da época. Ela segue sua carreira na Europa em 1952 até se aposentar na música em 1954. Apartir daí ela se desliga do jazz e se converte ao catolicismo, atuando muitas vezes como ativista pelas causas humanitárias e outras vezes como educadora. Na década de 60 retoma sua carreira tocando com seus pequenos grupos em clubes de New York.
No fim de sua vida e carreira recebeu inúmeras condecorações honorárias de universidades e o reconhecimento de muitos músicos do jazz: um desses músicos que até gravou um excelente dueto com Mary Lou Willians foi Cecil Taylor. Com certeza essa mulher foi um dos maiores nomes do jazz em termos de composição e arranjos. Em 2005 a sua "Zodiac Suite" foi interpretada no Festival de Jazz do Kennedy Center,numa homenagem às mulheres do jazz,pela pianista Geri Allen. Mary Lou Willians foi inovadora por demais e uma grande entusiasta do blues, boogie-oogie e stride. Uma das únicas mulheres do jazz que está incluída na lista de maiores compositores do século. Morreu em 28 de Maio de 1981.
"Mary Lou Williams is
perpetually contemporary.
Her writing and performing are
and always have been just
a little ahead throughout her career. . .
(H)er music retains a standard of
quality that is timeless.
She is like soul on soul."
Duke Ellington,Music Is My Mistress
...
Duke Ellington,Music Is My Mistress
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