BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

Carlos Malta: Pife Muderno e Coreto Urbano

Carlos Malta é um dos muitos discípulos de Hermeto Pascoal, mas com uma carreira própria e já consagrada. Neste post falo do seu riquíssimo trabalho dentro dos terreiros da Música Instrumental Brasileira através de um trabalho muito peculiar, com o qual Malta mostra interessantes releituras do cancioneiro popular, bem como mostra interessantes abordagens através do uso de elementos diversos da cultura brasileira como o pife, as marchinhas, o frevo, o maracatu, o samba, o choro e até a MPB e o brazilian jazz. Carlos Malta evidencia, enfim, formações peculiares para mostrar suas abordagens: algumas dessas formações são as suas bandas Pife Muderno (zabumba, pandeiro, pífanos, bateria e percurssões afins), que resgata o estilo dos conjuntos de pífanos de Pernambuco e a interessante Coreto Urbano (com percussão, saxofones, flautas, trombone, bombardino, trompete, tuba e instrumentos de sopro afins), essa que resgata o estilo das antigas bandinhas de coreto com suas marchas, frevos, pagodes e maracatus.


Carlos Malta começou a carreira no ínicio dos anos 80 junto ao grande mestre Hermeto Pascoal, um dos músicos e compositores mais responsáveis pela configuração da nossa Música Instrumental Brasileira desde o início da década de 70, quando ele passou a lançar discos inovadores cheio experimentalismos e misturas de jazz-fusion com o samba, com o choro e vários elementos da música popular nordestina. De 1982 a 1993, então, Carlos Malta trabalhou como flautista e saxofonista do legendário Hermeto Pascoal e Grupo, passando a investir, em 1993, na sua carreira solo a partir do lançamento do disco Raibown, em parceria com o violoncelista suiço Daniel Pezzotti. Desde então, Carlos Malta passou a lançar grandes discos onde ele expõe seu carinho especial aos instrumentos de sopro e à cultura brasileira, em especial à cultura nordestina, como ele bem mostra com seu grupo Pife Muderno. A lista de discos é excelente: a não perder estão O Escultor do Vento (1998), Carlos Malta e Pife Muderno (1999), Pimenta (2000), Paru (2006) e Tudo Coreto (com o Coreto Urbano), cinco dos títulos da discografia de Malta que, apesar de numericamente modesta, já mostra ser de grande valor para a Música Instrumental Contemporânea Brasileira.


3 comentários:

Manito Menezes disse...

nossa, que som louco! adorei!

JAZZ Drummer disse...

Carlos Malta é um gênio. É figura certa entre os Top's do Brasil juntamente a Marcelo Martins, Mauro Senize, Sérgio Galvão, Ademir Júnior e galera da Spok Frevo Orquestra!

Vagner Pitta disse...

Pô Jazz Drummers, tú tá antenadão, heim bicho!!! rs

valeu Manito...logo logo tem mais coisas da Música Instrumental Brasileira!

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)