BandCamp - Música Independente!
Bandcamp!
Site do Vagner Pitta: Acervo de jazz: discos e fotos!
Site do Pitta
Siga-nos no twitter: dicas, vídeos, links gerais sobre música!!!
Twitter/Siga-nos!
Confira todos os links que indicamos no Farofa Moderna Links!
Best Albums
Facebook do Vagner Pitta
Grupo no Facebook
Last.Fm - Playlists de Vagner Pitta
last.fm - Playlists
Confira nosso acervo de vídeos!!!
Great Videos!
contato.vagnerpitta@hotmail.com
OBS: Produtores, músicos, escritores e outros que quiserem divulgar no Blog Farofa Moderna, consultem nossas políticas na página ABOUT US e contate-nos.
Para uma melhor visualização do blog, use o navegador Google Chrome/To better view the blog, use the Google Chrome browser

Welcome to Blog Farofa Moderna! Search bellow:

Highlights: ensaios, lançamentos, curiosidades, posts mais lidos e etc

Música Erudita!
Eric Dolphy
Eletronic+Jazz!
London Improvisers
Hamilton de Holanda
Mario Pavone
Lançamentos!
Max Roach!

Views since May/ 2010

Translate

A super banda San Francisco Jazz Collective !!!

A primeira configuração do SF Jazz Collective



San Francisco Jazz Collective -- chamado abreviadamente de SF Jazz Collective -- é um coletivo de 8 músicos e compositores estelares. A banda nasceu em 2004, quando a James Irvine Foundation procurava formar uma banda - sendo um projeto sem fins lucrativos - que pudesse representar o evento anualmente: daí surgiu a idéia de recrutar oito grandes músicos de oito dos principais instrumentos do jazz, criando portanto, um octeto que pudesse levar do evento e representá-lo perante a crítica e público além do reduto de São Francisco - assim, a primeira configuraçõe do grupo teve a pianista Renee Rosnes, o trompetista Nicholas Payton, o vibrafonista Bobby Hutcherson, o saxtenorista Joshua Redman, o sax-alto Miguel Zenon, o trombonista Josh Roseman, o baterista Brian Blade e o contrabaixista Robert Hurst. O projeto deu tão certo que, o SF Jazz Collective passou a ser requisitado em outros festivais estadunidenses e europeus, dando início à uma banda que passou a ser uma legenda do jazz contemporâneo. Mas apesar do sucesso, é preciso salientar que o projeto-piloto do SF Jazz Collective se mantém como sendo sem fins lucrativos , ou seja, apenas como a banda residente do San Francisco Jazz Festival comissionada pela James Irivine Foudation - tanto que a maioria das gravações do grupo são editadas por uma etiqueta própria, a SFJAZZ Records, e as edições recebem tiragens limitadas apenas para divulgar o programa e repertório anual, onde uma das exigências é trabalhar, cada ano, com material de um compositor do jazz moderno em especial. No entanto, com o sucesso do grupo de figuras estelares, a gravavadora Nonesuch levou ao mercado duas gravações: o CD SF Jazz Collective, de 2005, e o segundo álbum SF Jazz Collective 2, de 2006.




Sobre o SF Jazz Collective, eu já falara aqui em post no Farofa Moderna, quando, na ocasião, deixei um link da NPR com uma edição do programa Jazz Set, apresentado pela cantora Dee Dee Bridgewater, onde o projeto do "coletivo" consistia em apresentar novos arranjos para as composições de Wayne Shorter (cliquem na tag SF Jazz Collective no final deste post para ouvir o programa). Em 2007, o coletivo escolhera trabalhar com as composições de Thelonious Monk: observem, por exemplo, que nesta seleção de vídeos, todos de 2007, há algumas versões dos standards de Monk como em Criss Cross e Brilliant Corners. Composto atualmente pela pianista Renee Rosnes, o trompetista Dave Douglas, o altoísta Miguel Zenon, o saxtenorista Joe Lovano, o trombonista Robin Eubanks, o vibrafonista Stefon Harris, o contrabaixista Matt Penman e o excelente baterista Eric Harland, o octeto é visto como um grupo igualitário onde cada músico participa como compositor ou arranjador, incrementando standards ou criando composições novas que predigam elementos contemporâneos como uma forma de direcionar o jazz para o futuro - ou seja, apesar de tratar-se de uma banda representante de um evento, com a sua consagração ante a crítica e público, a SF Jazz Collective tem mostrando uma grande preocupação de soar como um "coletivo de jazz contemporâneo", sem desprezar, contudo, o legado dos grandes mestres do passado: em 2004 eles trabalharam o repertório de Ornette Coleman, em 2005 fizeram arranjos em cima das composições de John Coltrane, em 2006 escolheram o repertório de Herbie Hancock, em 2007 trabalharam com temas de Thelonious Monk, em 2008 com temas de Wayne Shorter e, neste ano de 2009, o compositor escolhido foi McCoy Tyner. Dessa forma, o SF Jazz Collective vem mostrando seu pioneirismo em atualizar, com arranjos do jazz contemporâneo, composições dos principais compositores do jazz moderno pós anos 50. Além da especialização em arranjos e composições dos grandes mestres modernos, a interação perfeita e a performance enérgica da banda são seus diferenciais. Abaixo um vídeo com a configuração atual da banda!


Miguel Zenón - sax alto
Mark Turner - sax tenor
Avishai Cohen - trompete
Robin Eubanks - trombone
Stefon Harris - vibrafone
Edward Simon - Piano
Matt Penman - Baixo
Eric Harland - Bateria

Nenhum comentário:

Outros Excelentes Sites Informativos (mais sites nas páginas de mídia e links)