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O bebop melódico de Fats Navarro


Fats Navarro: um jovem afro-americano com pais de descendência cubana e chinesa. Fats era chamado apenas “Fat” ou caçoado como “Fat Girl” pelos colegas bebobbers da sua época: isso por seu tamanho e peso, em compensação dos traços "femininos" do seu rosto e sua voz alta. Trata-se, musicalmente, de um trompetista de inestimável importância para o período do Bebop, sendo um dos pioneiros junto a Dizzy Gillespie e Howard McGhee, dois dos primeiros trompetista a configurar a articulações do trompete para esse estilo que modernizou a improvisação jazzística.

A carreira musical de Fats Navarro começou, mais ou menos, em 1941, aos 18 anos de idade, quando ele saiu da casa dos pais para viajar com bandas locais da Flórida (onde nascera) e Indianópolis: uma formação chamada Sol Allbright's e a banda do pianista Snookum Russell, músico de Indianópolis, foram as primeiras bandas por onde passou o jovem trompetista. Mas o interessante é que Navarro não começou sua viajem musical aprendendo trompete, mas sim sax tenor. Aliás, quando criança, começou a ter aulas de piano e depois, já na adolescência, passou a se interessar por sax tenor, chegando a alcançar considerável fluência nesse instrumento. O aperfeiçoamento no trompete aconteceu entre a idade de 18 e 20, época em que ele era influenciado pelo trompetista Charlie Shavers (que era seu primo-terceiro) e, principalmente por Roy Eldridge, considerado por muitos o primeiro trompetista a fazer a transição da influência de Louis Armstrog – melódica e improvisativa – para os rompantes do período pré-bebop: isso entre 1941 e 1944, época na qual as big bands já apresentavam os jovens solistas de grande originalidade e virtuosismo que seriam os principais artífices do bebop, entre eles Dizzy Gillespie, Dexter Gordon, Howard Mcghee e Charlie Parker.





No final de 1943 Fats entra na banda de Andy Kirk, o principal bandleader de Kansas City que, aliás, já descobrira muitos músicos como Mary Lou Williams, Don Byas, Shorty Baker (primeiro esposo de Mary Lou) e Buddy Tate. Na compacta orquestra de Kirk, Fats Navarro passou por sua segunda fase de influências: lá ele conheceu o fantástico e original primeiro-trompete Howard McGhee, que seria, de imediato, a sua principal influência antes de conhecer Dizzy. É com essa banda de Kirk, que em 1944 passa a conhecer a cidade de Nova Iorque, onde tocou no famoso Minton's Play House e pôde ser observado por alguns dos principais músicos do cenário nova-iorquino, além de chegar a ser admirado pelo crítico Leonard Feather. O resultado desse reconhecimento foi sua admissão em 1945 na banda de Billy Eckstine para substituir Dizzy Gillespie. Já devidamente instalado em Nova Iorque, Navarro passou a colaborar com o surgimento do cenário do bebop junto à uma legião de músicos dissidentes das big bands: Charlie Parker, Max Roach, o próprio Dizzy, Tadd Dameron, Kenny Clarke, Bud Powell, Coleman Hawkins dentre muitos outros.




Download
Apesar das poucas gravações como líder, Fats Navarro não só foi o principal trompetista de Nova Iorque ao lado de Dizzy entre os anos de 1945 e 1948, como também seria considerado a principal influência para Clifford Brown alguns anos mais tarde. Fats chegou a participar de mais ou menos 100 gravações como sideman, o que explica o assédio dos maiores bandleaders para tê-lo como solista em registros com suas bandas. Mas Navarro também deixou importantes registros onde ele aparece como líder ou co-líder ao lado de Tadd Dameron: alguns desses são o Fats Navarro Memorial, Vol. 2 - Nostalgia (1946, Savoy), The Fabulous Fats Navarro (1947, Blue Note), Fats Navarro - Fat Girl (1947, Savoy) e o duplo The Complete Blue Note and Capitol Recordings of Fats Navarro and Tadd Dameron (Blue Note, 1947, 1948), sendo esse ultimo o mais famoso e acessível de todos os outros. Inclusive, o registro que deixo acima disponível para download é um bootleg lançado aqui em solo sulamericano pelo selo argentino Del Prado – gravação de caráter “caseiro” não lançada oficialmente por nenhum selo fonográfico da época e, por isso, desvinculada de direitos autorais –, onde Navarro atua na linha de frente com o sexteto do pianista Tadd Dameron: essas gravações foram resgatadas do programa de rádio do famoso radialista Symphony Sid que, nas madrugadas de sábado, transmitia ao vivo as performances das bandas que tocavam no clube noturno Royal Roost – famoso clube que, por sinal, era situado na Brodway e, por ser um dos principais clubes dos beboppers ao lado do Minton's Playhouse, era chamado de The Metropolitan Bopera House (paráfrase do famoso e histótico palco do The Metropolitan Opera House) . Essas gravações não estão em perfeitas qualidades a ponto de se ouvir com perfeição as linhas harmônicas do piano ao fundo ou a marcação da bateria com nitidez total, mas os solos de Navarro soam claros de forma que mostram bem o estilo improvisativo do jovem-mestre, estilo esse marcado por golpes-de-língua aleatórios em meio à ligaduras com notas perfeitamente nítidas e uma riqueza melódica fora de série – o que mostra, afinal, como ele conseguiu unir a influência dos legatos únicos de Howard McGhee com a articulação bem marcada e a exploração do registro agudo de Dizzy Gillespie. Depois dessas gravações de 1948, Fats Navarro foi gradativamente adoecendo de tuberculose e injetando muita heroína nas veias. Em 1950 ele morre antes de completar 27 anos, deixando esposa e filha sós. Caso queira conhecer um vestígio do talento de Fats, clique na imagem do álbum para baixá-lo!


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