Pedro Osmar e Loop B: excelentes experimentalistas brasileiros!
Por que o Blog Farofa Moderna fala muito de jazz e não tem um nome alusivo ao gênero? Resposta: porque além do jazz, que é o que mais procuramos divulgar - como meio de apresentar aos colegas brasileiros essa suma arte da improvisação - , nós também apresentamos outros gêneros de música criativa e improvisativa, pois nem só de jazz vive o bom apreciador de música, mas de toda a arte musical que emana das vozes e das mãos desse animal chamado Homem. Ou seja, aqui o espaço é livre e eclético dentro dos limites daquilo que achamos ser música criativa: falamos do jazz à música improvisada; da música popular brasileira ao blues americano; da música instrumental à world music de caracter étnico: daí o nome Farofa Moderna que prediz uma mistura de ingredientes da música universal, sem deixar de lado, claro, nossa brasilidade!
O disco Farinha Digital da dupla de experimentalistas Pedro Osmar (do grupo Jaguaribe Carne) e Loop B é mais um adendo pra quem gosta de "música universal" ou pra quem acredita que é possível criar música através qualquer material físico e palpável. Trata-se de um registro extraordinário e inusitado, que mistura a música nordestina brasileira com manipulação de objetos não convencionais e eletrônicos: o resultado impresso é um som orgânico, é uma particular música experimental feita mais pra sentir do que pra entender, já que, ao contrário de ser uma música composta sob as normas das escritas convencionais, essa é quase que totalmente performática e espontânea - tanto que, pra quem chegou a ver os shows de lançamento do disco em unidades do SESC paulistano, a audição tende a torna-se bem mais fluída sob as lembranças das inventivas e hilárias performances do duo. Os títulos das composições como Um Carinho no Piano ou Perna Tocante, apenas indicam os instrumentos usados nas performances: nessas respectivas composições, por exemplo, eles batucam sobre a madeira do piano, raspam, percurtem e dedilham sobre suas cordas e teclas ou usam uma perna oca tirada de algum manequim para produzir sons inusitados. Sob um "pano de fundo" de música eletrônica previamente programada - ou as vezes programadas em laptop no exato momento da performance - o paulistano Loop B cria uma percurssão pra lá de inusitada ao usar vários outros objetos musicalmente não convencionais como uma escada de metal, uma espada de brinquedo, um tanque de combustível ou um furadeira elétrica, enquanto o paraibano Pedro Osmar usa a voz imprimindo um "scatting experimental" e/ou improvisa em uma viola caipira tocada de forma lindamente atonal.
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